Qual foi a primeira pregação de Pedro?

Perguntado por: darruda3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Então Pedro, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja- vos isto notório, e escutai as minhas palavras. Pois estes homens não estão embriagados, como vós pensais, visto que é apenas a terceira hora do dia.

Depois de os discípulos receberem a promessa do Espírito Santo (Atos dos Apóstolos 1:8), Pedro foi fortalecido e pregou o Evangelho de Cristo com poder ousadia (Atos dos Apóstolos 4:13). No seu primeiro discurso, no dia de Pentecostes, deu testemunho e advertiu ao arrependimento a todos os ouvintes.

Todo o capítulo de 1 Pedro fala de provações ou sofrimento, e Pedro ensina que perseverar pacientemente durante as provações é “mais [precioso] do que o ouro” e que os crentes obterão “a salvação das [suas] almas” (1 Pedro 1:7, 9).

Pedro proclamou que Jesus é o “Senhor e Cristo” (Atos 2:36) e convidou as pessoas a se arrepender, ser batizadas e receber o dom do Espírito Santo. Cerca de 3 mil pessoas foram convertidas e batizadas naquele dia e continuaram fiéis na Igreja.

Na estadia de Pedro em Jope, Deus revelou-lhe que tudo é puro, tirando assim as proibições alimentares e da distinção entre as pessoas. Após este acontecimento, Pedro subiu para Jerusalém e reuniu a Igreja para explicar o acontecido e abrindo assim a Boa Nova para todas as nações.

Pedro incentivou os santos a estarem sempre prontos para testificar de Jesus Cristo e a viverem em retidão para que conseguissem eliminar as falsas acusações feitas contra eles. Ele ensinou que Jesus Cristo pregou o evangelho no mundo espiritual após Sua morte.

Pedro defende as propostas de Paulo no Concílio de Jerusalém (Cf. At 15,7-12) e advoga, em consonância com os apóstolos Paulo e Barnabé, a superação da circuncisão, a maior barreira e fardo pesadíssimo que os “falsos irmãos” insistiam em impor também sobre as comunidades da Galácia, de Antioquia etc..

Segundo a tradição, mais tarde Pedro foi para Antioquia, onde permaneceu sete anos na direção da Igreja, e de lá seguiu para Roma, onde permaneceu até a morte, quando foi crucificado de cabeça para baixo por não se achar digno de morrer como o seu Mestre.

Pedro, discípulo de Cristo e apóstolo, era uma pessoa comunicativa, falante, impulsiva e intensa. Conseguimos perceber essas características em diversas passagens ao longo dos evangelhos e no livro de Atos dos Apóstolos.

Jesus lhe disse: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”.

Ele trabalhava como pescador e se chamava Simão, mas abandonou o ofício depois de receber o chamado de Jesus e adotou o nome de Pedro, concedido pelo próprio Cristo. O apóstolo começou a seguir os ensinamentos de Jesus depois de um encontro com ele.

Em 1 Pedro 1:1–2, Pedro elogiou os santos nas províncias romanas da Ásia Menor (Turquia da era moderna) e os relembrou que eram um povo eleito. Leia 1 Pedro 1:3–5 e identifique as bênçãos futuras que foram prometidas aos santos.

Uma das melhores maneiras de santificar o Dia do Senhor é dedicar tempo à adoração a Deus. Nos outros seis dias da semana, é fácil ficar envolvido em todas as nossas responsabilidades. Aos domingos, você pode reservar um tempo para voltar seus pensamentos e seu coração a Deus. Podemos frequentar as reuniões da Igreja.

Qual o Significado das Epístolas na Bíblia? Uma epístola é uma correspondência escrita a um ou mais destinatários, seja em caráter público ou privado. Em outras palavras, basicamente uma epístola é uma carta. Na Bíblia, a maior parte do conteúdo do Novo Testamento é formada por epístolas.

3- Qual foi o tema da pregação de Pedro após o milagre do coxo? R. Logo depois, o apóstolo Pedro aproveitou a ocasião do milagre para pregar a respeito da morte e da ressurreição de Cristo, enfatizando que o enfermo recebeu “perfeita saúde” em nome de Jesus (At 3.16).

Estar disposto a tomar sobre si o nome de Cristo. Ter o firme propósito de servir a Cristo até o fim. Manifestar por suas obras que recebeu o Espírito de Cristo para a remissão de seus pecados.

Assim, Pentecostes também é uma celebração religiosa cristã que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, cinquenta dias após a Páscoa. É uma das datas mais importantes do Calendário Litúrgico Cristão, juntamente com Páscoa e Natal.

Celina Martins Albuquerque foi uma das primeiras pessoas a crer no batismo no Espírito Santo ensinado na Igreja Batista de Belém por Gunnar Vingren e Daniel Berg. Ela passou a buscar a promessa de Deus, vindo a receber no dia 8 de junho de 1911.