Qual foi a primeira mídia social?

Perguntado por: lcavalcante . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

SixDegrees

SixDegrees. Criada em 1997 nos Estados Unidos por Andrew Weinreich, o SixDegrees é considerado a primeira rede social da história.

A primeira rede social surgiu em 1995 nos Estados Unidos e Canadá, chamada Classmates, com o objetivo de conectar estudantes da faculdade. A partir de então as redes sociais se popularizaram até os dias de hoje, com o surgimento das redes de música como Last.FM, fotos como o Flickr e vídeo como o Vimeo.

Anos 1700 e 1800 – A criação da primeira rede social
Anos mais tarde outro tipo de mídia social surgiu mediante a criação de Samuel Finley Breese Morse em 1791.

Ele tem origem no latim (de “medium”), mas se popularizou no inglês, por volta do século XIX, já depois da invenção da imprensa. Naquele momento, a existência do telégrafo e do telefone dava força para a criação e para o uso do termo. No Brasil, a nossa tradução ficou como “mídia” e foi adaptada ao longo do tempo.

Orkut. Entre ICQ, MSN, Fotolog e MySpace, nenhuma rede social foi tão popular entre os brasileiros como o Orkut. A estimativa é que mais de 1 bilhão de mensagens foram trocadas no Orkut, em 120 milhões de tópicos de discussão que fizeram parte de pelo menos 51 milhões de comunidades, somente no Brasil.

O Orkut foi fundado 24 de janeiro 2004, pelo criador Orkut Büyükkökten, mas após 10 anos, no dia 24 de setembro de 2014, após o avanço da internet e das plataformas de comunicações, a primeira rede social do Brasil foi desativada.

Também conhecidas como redes sociais, as mídias sociais mais populares atualmente são Facebook, Youtube, Instagram e WhatsApp. Por também permitirem a comunicação entre empresas e seu público, são importantes canais para uma estratégia de Marketing Digital.

Em 2002, surgiram duas redes importantes: o Fotolog, com compartilhamento de fotos, e o Friendster, o primeiro site a receber status de rede social. Em 3 meses, elas já tinham cerca de 3 milhões de usuários. Em 2003, foi lançado o LinkedIn, rede direcionada a contatos profissionais, e o MySpace.

A princípio as verbas eram divididas entre os jornais, revistas e emissoras de rádios, que eram captadoras de grande audiência popular, mérito obtido em razão de diversos espetáculos musicais, novelas entre outros, até então a televisão representa apenas um lazer para a elite.

A mídia conseguiu, através de todo o espetáculo criado em torno dos programas para prender a atenção dos telespectadores, criar um modelo de idéia ou até mesmo um ponto de vista padronizado, de modo que todos passem a compartilhar de um mesmo interesse, de um mesmo pensamento.

Confira abaixo as redes sociais mais usadas em 2022, segundo o Statista: Facebook: 2,9 bilhões de usuários.

As redes sociais se multiplicaram e evoluíram muito nos últimos dez anos, com o avanço de apps e das soluções de comunicação à distância. Algumas plataformas, como Facebook, LinkedIn, WhatsApp e Twitter, cresceram exponencialmente com a incorporação de novos recursos.

Em termos de tecnologia, as primeiras redes sociais emergiram na década de 1990. A Six Degrees, lançada em 1997, foi uma das pioneiras, permitindo a criação de perfis pessoais, troca de mensagens entre usuários e publicação de postagens.

O fato é que Mídias Sociais são espaços para a distribuição de conteúdo, gratuito ou não, e divulgação de marcas. Já as Redes Sociais são canais de relacionamento entre pessoas. É onde você faz e cultiva amigos.

Continuar lendo O que é CPP na mídia?