Qual foi a primeira marca de refrigerante do Brasil?

Perguntado por: eassis . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

O primeiro refrigerante em latas do Brasil foi o Guaraná Skol. O lançamento foi em 1975.

A história do Guaraná Jesus tem semelhanças com a da própria Coca-Cola. Assim como o refrigerante criado em Atlanta, nos Estados Unidos, em 1886, a bebida cor-de-rosa também foi inventada por um farmacêutico: Jesus Norberto Gomes.

A Pepsi, assim, como sua grande rival, a Coca-Cola, foi inventada por um farmacêutico. A fórmula é do americano Caleb Bradham e foi criada em 1898. A da Coca-Cola foi em 1886. A diferença é que o inventor da Pepsi estava procurando criar uma "bebida refrescante".

O tão conhecido sabor de Cola foi inventado apenas 30 anos depois. A chegada do refrigerante no Brasil aconteceu em 1906 e bastaram 15 anos para que os brasileiros criassem uma versão de refrigerante sabor guaraná.

Coca-Cola

Pesquisa sobre refrigerantes no Brasil: principais resultados. Sem surpreender a Coca-Cola foi a marca mais lembrada espontaneamente por 67% dos entrevistados. A marca também fica no topo das preferidas. Coca-Cola, Guaraná Antarctica e Fanta Laranja foram as marcas mais consumidas nos últimos 12 meses.

Pelo 10º ano seguido, a Coca-Cola foi a marca mais consumida do mundo, segundo o relatório Brand Footprint, da Kantar. O estudo aponta que a marca de refrigerantes foi escolhida pouco mais de 6,6 bilhões de vezes pelos consumidores no mundo todo em 2021.

Pepsi

O segundo lugar de refrigerante mais vendido no mundo fica para a Pepsi. Não é uma surpresa, já que ela está presente na maior parte dos países do mundo. São diversas versões do produto, que variam do tradicional sabor de cola, até limão, cereja e baunilha.

Do remédio ao refrigerante
Em 1820, surgiu a ideia de começar a adicionar sabores a esses líquidos gaseificados. O primeiro deles foi o gengibre, seguido pelo limão. A bebida ficou conhecida como água gasosa, e uma bomba foi instalada nas farmácias para que fosse gaseificada na hora.

Os primeiros refrigerantes da história continuavam, portanto, sendo comercializados como produtos medicinais – e foi também um farmacêutico, o americano John Pemberton, quem criou o mais famoso deles, a Coca-Cola, em 1886.

Qual o refrigerante mais brasileiro de todos? Guaraná, é claro. Na falta de um, a fruta deu origem a três refrescos típicos do país. Abaixo, contamos um pouco mais da história dos três: o Guaraná (convencional), o Guaraná Jesus e a Tubaína.

Por incrível que pareça, são cerca de 3 500 marcas, produzidas por 835 fabricantes!

Em primeiro lugar, porque não foi capaz nestes anos todos de montar uma estrutura eficiente de distribuição do que produz. A Pepsi nunca conseguiu estar presente em mais de 50% do território brasileiro. Distribuição, num negócio em que se ganha com escala, é um ponto fundamental.

Coca-Cola

A Coca-Cola ainda é a bebida mais vendida no país, com uma participação de mercado de 17,6%. Hoje, a Coca Diet corresponde a 8,5% do total, depois que as vendas caíram 6,6% em 2014. Já a Pepsi tem uma fatia de 8,8%.

A resposta é simples: Nessa briga não é a qualidade em si que está em jogo, mas a percepção da qualidade e nisso a marca assume um papel crucial. Afinal, não há de se negar que a Coca-Cola possui uma percepção de qualidade infinitamente maior do que a Pepsi.

Asa Griggs Candler

Asa Griggs Candler foi um magnata dos negócios que fez a maior parte de sua fortuna comprando a fórmula da Coca-Cola. Ele também serviu como prefeito da cidade de Atlanta, Geórgia, Estados Unidos de 1916 a 1919.

Os principais investidores da Coca-Cola incluem a empresa de Warren Buffet, Berkshire Hathaway, com 9.23% das ações, e outros fundos mútuos como The Vanguard Group, com 7.9% das ações, e BlackRock com mais de 6.45% das ações da empresa. Outros investidores individuais como Herbert A.

Pelo oitavo ano seguido, a Coca-Cola foi a marca mais consumida do mundo. Segundo o relatório Brand Footprint, da Kantar, o refrigerante foi escolhido pouco mais de seis bilhões de vezes pelos consumidores no mundo todo em 2019.

Fruki Guaraná

O grande destaque é Fruki Guaraná que se consolidou como a marca mais vendida no estado, com 30% de mercado (dentro do sabor guaraná). Outro fator que contribuiu para o crescimento na participação no segmento de refrigerantes foi o aumento do share nos mercados de tônica, citrus e uva.