Qual foi a primeira marca de geladeira do mundo?

Perguntado por: uximenes . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

O primeiro refrigerador a ter sucesso mundial foi um modelo da General Eletric (Monitor-Top) de 1927. Mais de um milhão de unidades foram produzidas, muitas ainda funcionando atualmente. Essa geladeira usava dióxido de enxofre como refrigerante.

No Brasil, a primeira instalação de refrigeração de que se tem notícia é o Frigorífico Renner, fundado no município gaúcho de Montenegro por Jacob Renner, em 1912. No início do século XX surgiram as primeiras geladeiras - apenas um recipiente de madeira isolado por placas de cortiça, onde eram colocados blocos de gelo.

No Brasil, o primeiro aparelho refrigerador chegou apenas em 1950, através da marca Frigidaire, da General Motors. E foi aí que surgiu por aqui o termo popular geladeira, que vem do gelo produzido pelo aparelho e do fato de que ele gela (ou resfria) o que estiver no seu interior.

A geladeira foi criada em 1856, quando uma fábrica australiana de cerveja contratou James Herrison para criar um sistema de refrigeração para seus produtos. O aparelho foi criado a partir da compressão de vapor. Uma técnica semelhante já era utilizada em 1854 pela indústria de carnes dos Estados Unidos.

1876

Em 1876, o engenheiro francês Charles Tellier instalou um sistema de refrigeração em um navio – Le Frigorifique -, encheu a embarcação com carne e velejou até Buenos Aires.

As 8 melhores marcas de geladeira

  • Geladeira Electrolux. A geladeira Electrolux combina tecnologia inovadora, design e durabilidade em um único produto. ...
  • Geladeira Brastemp. ...
  • Geladeira Samsung. ...
  • Geladeira Consul. ...
  • Geladeira Panasonic. ...
  • Geladeira LG. ...
  • Geladeira Philco. ...
  • Geladeira Midea.

No Brasil. O primeiro aparelho produzido no Brasil, foi construído no ano de 1947, em uma pequena oficina na cidade de Brusque em Santa Catarina. De 1947 a 1950, Guilherme Holderegger e Rudolf Stutzer já tinham fabricado, na oficina de Brusque, 31 aparelhos movidos a querosene.

Porém, os primeiros refrigeradores para uso doméstico foram criados apenas na década de 1910. Arthur Miller, em sua autobiografia, relembra uma ocupação perdida no tempo – a do homem do gelo. Eles usavam “coletes de couro e um pedaço de pano de saco molhado pendurado no ombro direito”.

Florence Parpart

Florence Parpart inventou a geladeira elétrica moderna em 1914. Os primeiros refrigeradores para uso doméstico foram criados na década de 1910.

Há, pelo menos, 78 milhões de geladeiras espalhadas pelas residências brasileiras atualmente e, até 2030, outras 61 milhões serão vendidas – para troca ou para novos consumidores.

A popularização da geladeira: uma história de sucesso
Foi em 1927 que a geladeira começou a se tornar um eletrodoméstico popular, graças ao lançamento da "Monitor-Top" pela renomada empresa General Electric. Desde então, a geladeira tem se estabelecido como um item indispensável na vida de qualquer pessoa.

Em termos práticos, não existe nenhuma diferença entre geladeira e refrigerador. Esses são dois nomes de um mesmo eletrodoméstico. Porém, é comum se referir à geladeira como os modelos residenciais e, aos modelos comerciais, como refrigerador.

Coletava-se neve das montanhas ou blocos de gelo de lagos e rios congelados. Isso era estocado em câmaras isoladas com serragem ou debaixo da terra, e podia durar meses.

Os refrigeradores, compostos em sua maior parte por aço, alumínio e acrílico, contam com mais de 25 peças principais. Somente o compressor, responsável pelo funcionamento e resfriamento da geladeira, pesa cerca de 15 quilos, composto inteiramente de ferro, plástico e gás refrigerador.

Gás Freon. Gás Freon: gás usado em geladeiras - Brasil Escola.

Na Antiguidade, quando não existia energia elétrica e muito menos geladeira, as pessoas tinham o grande desafio de conservar os alimentos. Eram usadas várias técnicas, como a de defumar, salgar ou secar ao sol alguns alimentos.

Isso levou ao desenvolvimento de geladeiras elétricas, que se tornaram populares nas décadas de 1920 e 1930. No entanto, essas geladeiras ainda eram caras e acessíveis apenas para poucas pessoas. Foi somente após a Segunda Guerra Mundial que as geladeiras se tornaram mais acessíveis e populares.

Em meados de 1899 Albert Marshall inventou a primeira geladeira, que era um composto de duas caixas metálicas em cobre ou bronze, onde entre elas eram depositados cubos de gelo naturais coletados na natureza durante o inverno e em seu centro eram colocados alimentos, bebidas entre outros.