Qual foi a primeira linha de trem de São Paulo?

Perguntado por: amorais . Última atualização: 24 de maio de 2023
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Inaugurado em 16 de fevereiro de 1867, o Complexo da Estação Ferroviária de Jundiaí foi construído para ser o terminal da antiga São Paulo Railway, posteriormente denominada Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. Foi a primeira linha ferroviária em território paulista que conectou o planalto ao litoral.

de Guia de Pacobaíba

A estação de trem de Guia de Pacobaíba, a primeira construída no Brasil, em 1854, e que fez parte da histórica Estrada de Ferro Mauá, foi fundamental para o progresso do país.

Maior linha ferroviária da malha de passageiros de São Paulo em extensão, a Linha 7-Rubi possui mais de 60 km e liga a cidade de Jundiaí com a estação Brás.

A Linha 7-Rubi da CPTM compreende o trecho definido entre as estações Jundiaí e Rio Grande da Serra. Foi construída pela extinta São Paulo Railway, sendo inaugurada em 16 de fevereiro de 1867.

O primeiro trem do Metrô de São Paulo comemora 35 anos nesta terça-feira, dia 28. Nessa data, em agosto de 1972, chegaram os dois primeiros carros (de um conjunto de seis) do primeiro trem metroviário brasileiro.

A linha da CPTM que liga Eng. Goulart, no bairro de Cangaíba, zona leste de São Paulo, ao município de Guarulhos e ao mais importante aeroporto brasileiro, foi a primeira projetada, construída e operada inteiramente pela companhia.

No dia 13 de fevereiro de 1804, foi realizada a viagem inaugural do "cavalo mecânico", a primeira locomotiva. A máquina a vapor sobre trilhos destinava-se ao transporte mais rápido e eficiente de matérias-primas.

A segunda ferrovia brasileira foi inaugurada em 1858 e previa a ligação da cidade de Recife até o rio São Francisco, mas o seu objetivo não foi atingido. Contudo, essa ferrovia ajudou a trazer desenvolvimento as cidades por onde passavam.

Inglaterra foi o país natal da locomotiva a vapor, que é essencialmente uma máquina a vapor usada para impulsionar um veículo sobre os trilhos. A primeira locomotiva a vapor foi construída em 1804 por Richard Trevithick para a Penydarrem Iron Works em Wales.

Historicamente, o sucateamento das ferrovias brasileiras teve início na década de 1950, com o plano de crescimento econômico rápido do presidente Juscelino Kubitschek, que decidiu priorizar o sistema rodoviário.

Ainda no ano de 1889, o governo imperial concedeu ao engenheiro João Teixeira Soares, através do Decreto 10.432, o privilégio para a construção e uso de da ferrovia que ligaria o Rio Grande do Sul à São Paulo.

Trem do Corcovado

Trem do Corcovado (RJ)
O Trem do Corcovado, como é chamado, transporta todos os anos mais de 600 mil passageiros pela centenária Estrada de Ferro do Corcovado, subindo a uma altura de 710 metros.

O sistema de trem metropolitano de São Paulo possui 74,3km de linhas ferroviárias distribuídas em cinco linhas, ligadas por 64 estações (58 operadas pelo Metrô e 6 pela ViaQuatro). São 7 estações de integração com a CPTM e 3 estações de transferência.

Atualmente, conta com mais de 190 Km de linhas ferroviárias, 57 estações em operação e atende 18 municípios do Estado.

Às 19h desta segunda-feira, 19 de setembro de 2022, a circulação dos trens da Linha 7-Rubi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) passou a ser realizada com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas estações. Pouco tempo depois, o trecho entre Brás e Barra Funda teve de ser paralisado.

A modernização da Linha 7-Rubi, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), é o objeto da frente parlamentar lançada nesta sexta-feira (16), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, pelo deputado estadual Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos).

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é uma sociedade de economia mista operadora de transporte ferroviário vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo.

Capacidade de transporte: 48.000 passageiros por hora por sentido (pphpd). Velocidade média superior a 35 km/h e velocidade operacional máxima = 80 km/h.

Os trens normalmente são operados a 300 km/h, contudo, no caso de viagens em atraso, podem ter um acréscimo de 30 km/h em sua velocidade. Em alguns testes, chegou ao limite de 368 km/h.

A linha 11-coral registrou outra falha a interromper circulação de trens em abril deste ano. Na ocasião, passageiros também tiveram que desembarcar nos trilhos, e o ramal ficou inoperante por mais de duas horas.