Qual foi a primeira Lei do trabalho?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

No Brasil, a primeira legislação trabalhista foi criada em 1934, no governo de Getúlio Vargas, garantindo aos trabalhadores direitos básicos, como salário mínimo, jornada de trabalho como conhecemos hoje, de 8 horas diárias, férias e liberdade sindical.

Neste ano, é realizada a Constituição de 1937, que consolidou a política social e trabalhista que seria levada a diante durante o Estado Novo, confirmando certos direitos que já haviam sido contemplados na Constituição de 1934: salário mínimo, férias anuais, descanso semanal, além da Justiça do Trabalho, responsável ...

A CLT foi criada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e sancionada pelo presidente Getúlio Vargas, durante o período do Estado Novo.

Além disso, a nova reforma trabalhista foi criada com o objetivo de gerar mais empregos e estimular a economia do país. Desse modo, as novas leis vigoraram a partir de 11 de novembro de 2017, sancionada pelo então presidente Michel Temer.

A CLT (Decreto-Lei 5.452) foi um dos primeiros instrumentos de inclusão social do Brasil. Por essa razão, costuma ser qualificada como patrimônio do trabalhador e passaporte da cidadania. A norma foi assinada por Getúlio Vargas em 1º de maio de 1943.

Um dos marcos no esforço de regulamentar as férias no Brasil ocorreu no dia 24 de dezembro de 1925, quando o presidente Arthur Bernardes sancionou o Decreto nº 4.982, concedendo 15 dias de férias anuais “a empregados e operários de estabelecimentos comerciais, industriais e bancários e de instituições de caridade e ...

De acordo com Martins (2007), a escravidão foi à primeira forma de trabalho, onde o escravo era considerado apenas “uma coisa” e não tinha direitos assegurados, pois seu único direito era de trabalhar até morrer ou deixar de ter essa condição.

Salário. O pagamento de salário é um dos direitos trabalhistas mais conhecidos, mas nem todos sabem como funcionam as regras para o seu pagamento. A legislação determina que o salário dos trabalhadores deve ser pago até o quinto dia útil de cada mês.

Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foi criada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 para regular as relações de trabalho no Brasil.

CLT é a sigla para Consolidação das Leis do Trabalho. Significa, então, que a CLT é a legislação trabalhista que apresenta as regras para uma relação de vínculo empregatício. Em seu texto, estão descritos não apenas os direitos, mas também os deveres de empregadores e funcionários.

Apontada como a primeira lei trabalhista, o Moral and Health Act foi promulgado na Inglaterra por iniciativa do então primeiro-ministro, de Robert Peel, em 1802. Ele fixou medidas importantes, mas inadmissíveis hoje em dia: duração máxima da jornada de trabalho infantil em 12 horas, além de proibir o trabalho noturno.

Inspirado no modelo fascista italiano, Vargas procurou controlar a massa de trabalhadores urbanos, sobretudo aqueles ligados à então crescente industrialização do país, por meio da legislação trabalhista, como a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho – ou das Leis Trabalhistas), decretada em 1º de maio de 1943.

Em 2017 a Lei 13467/2017, que entrou em vigor no mesmo ano, trouxe a Reforma Trabalhista. As novas previsões alteravam as normas dispostas ainda em 1943, época da criação da Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT.

O salário mínimo foi criado e adotado inicialmente no século XIX, na Austrália e na Nova Zelândia. No Brasil, surgiu no século XX, na década de 30. Foi criado pela Lei nº 185, de janeiro de 1936, e regulamentado pelo Decreto Lei nº 399, de abril de 1938.

Antes da CLT era assim, não se reconhecia o direito dos trabalhadores a se associar, não havia jurisdição que os apoiasse, os trabalhadores não eram cidadãos, não eram sujeitos de direitos, eram apenas um fator produtivo, manejado pelos empresários como melhor lhes convinha.