Qual foi a primeira Igreja reformada?

Perguntado por: efarias . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 6 votos

Igreja Reformada Potiguara (1625 1692): a primeira igreja protestante do Brasil.

As correntes principais, mais difundidas no mundo e mais conhecidas são: Calvinismo. Igreja Evangélica Valdense. Igrejas Evangélicas.

Nascido há 500 anos quando Martinho Lutero questionou a autoridade do Papa, o luteranismo agrupa inúmeras Igrejas – luteranas, reformadas, evangélicas, etc. – e conta com mais de 800 milhões de fiéis em todo o mundo. Foi o ponto de partida do Movimento da Reforma.

Comumente, são mais associados com o calvinismo os membros das igrejas presbiterianas. No entanto, a teologia de Calvino está presente em diferentes denominações, espalhadas em várias igrejas batistas e pentecostais no Brasil.

Trata-se de uma igreja evangélica que nasce de uma cisma de pastores que antes eram pertencentes à Igreja Cristã Maranata. Esta congregação nasceu no meio da pandemia de Covid-19 e tem expandido templos pelo Brasil e em alguns lugares do exterior.

A Reforma Protestante foi a grande transformação religiosa da época moderna, pois rompeu a unidade do Cristianismo no Ocidente. No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero fixou na porta da igreja do Castelo as 95 teses que criticavam certas práticas da Igreja Católica.

Igreja do Latrão

Pelo ano 320, aí foi construída uma igreja, a Igreja do Latrão, a primeira de todas as igrejas do Ocidente, por data e por dignidade.

Os principais reformadores e o seu impacto na fé cristã

  • #1 Martinho Lutero (1483-1546)
  • #2 João Calvino (1509-1564)
  • #3 Ulrico Zuínglio (1484-1531)
  • #4 John Knox (1514 – 1572)
  • #5 Jan Huss (1369 – 1415)

Aqui você encontra um rico acervo para preparar suas aulas sobre as Reformas Religiosas que ocorreram na Europa Moderna, isto é, a Reforma Católica, a Reforma Protestante e a Contrarreforma (segunda fase da Reforma Católica).

As igrejas reformadas destacam-se por seus teólogos, não por seus 'santos' ou evangelistas. Nós nos orgulhamos de nossas confissões e catecismos, de nossa sólida teologia e pura doutrina. Por outro lado, os grupos carismáticos e pentecostais gabam-se das curas e das experiências de êxtase.

Por aqui, a maior igreja que segue os princípios calvinistas hoje é a Igreja Presbiteriana do Brasil. Mas há outras denominações e dissidências que, no cerne, seguem o modo de pensar desse teólogo francês.

A reforma protestante foi um movimento reformista iniciado quando Martinho Lutero escreveu um documento conhecido como 95 teses.

A Reforma Protestante foi um movimento de reforma religiosa ocorrido na Europa, no século XVI. Esse reformismo religioso foi iniciado por Martinho Lutero, um monge alemão insatisfeito com a cobrança de indulgências pela Igreja Católica.

São três as principais doutrinas da Igreja reformada: as Igrejas luterana herdadas do pensamento de Lutero, as Igrejas calvinistas (reformadas, ou presbiterianas) e a Igreja anglicana.

São já são muitas igrejas de tradição arminiana, tais como a Assembléia de Deus, igreja do Nazareno, igrejas Metodistas, Batistas gerais, e muitas outras, especialmente aquelas de confissão pentecostal.

Entre 1533 e 1534, converteu-se ao protestantismo e teve que fugir de sua terra natal por causa da perseguição contra os fiéis que aderiram às novas religiões protestantes. Calvino se refugiu na Suíça, nação europeia onde a liberdade religiosa e a de pensamento predominavam.

Em primeiro lugar, ser reformado é ser crente (fide) em Cristo (Christus), salvo pela graça (gratia), amante das Escrituras (Scriptura) e viver de maneira que agrade a Deus (Deo Gloria). 2.

Os primeiros reformadores
Um dos questionamentos era sobre à leitura biblica, isso porque a Instituição religiosa apresentava uma interpretação oficial das escrituras, mas não permitia a leitura das mesmas. Por isso, John Wycliffe e Jan Huss podem ser considerados os “primeiros reformadores”.

Significado de Reformado
Que sofreu reparos, consertos, modificações: mora numa casa reformada. Religião reformada, a religião protestante e, mais particularmente, a calvinista.

Martinho Lutero

As origens dos protestantes. A corrente religiosa conhecida no Brasil como evangélica deriva de um movimento que começou oficialmente em 1517. Naquele ano do século 16, o monge católico e teólogo alemão Martinho Lutero pregou na porta de uma igreja em Wittenberg (Alemanha) suas "95 Teses".