Qual foi a primeira igreja luterana no mundo?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Igreja do Latrão

Há 500 anos, Martinho Lutero criava o protestantismo. Qual é o nome da primeira igreja evangélica do mundo? Pelo ano 320, aí foi construída uma igreja, a Igreja do Latrão, a primeira de todas as igrejas do Ocidente, por data e por dignidade.

O Luteranismo insere-se na Reforma Protestante, com a precursão do seu líder Martinho Lutero, no ano 1517, na Alemanha.

Luterana: primeira igreja protestante, fundada por Martinho Lutero no século XVI na Alemanha.

Lutero não queria uma separação dos católicos, mas o fato é que a reforma não agradou nem um pouco Roma, que acabou por exorcizar o religioso, o qual, por sua vez, criou a Reforma. O fato é que Martinho fundou o protestantismo e abriu as portas da Igreja Luterana.

Os luteranos acreditam que a salvação é alcançada mediante as atitudes das pessoas somado à paixão e morte de Cristo em expiação dos pecados dos homens. A crença luterana acredita que a Bíblia é a palavra de Deus e que a mesma deve ser lida e interpretada por todos. Os luteranos dedicam o domingo para irem à igreja.

a Bíblia Sagrada

Única no mundo, a Bíblia Sagrada com Reflexões de Lutero oferece recursos que contribuem para pregação do Evangelho e edificação da Igreja cristã.

Como citado, Lutero se incomodava com a cobrança de indulgências porque não acreditava que essa prática garantia a salvação de ninguém. Ele acreditava que apenas a fé garantia a salvação das pessoas.

A denominação "Igreja Evangélica Luterana do Brasil" foi criada em 24 de junho de 1904, após uma reunião em São Pedro do Sul, no momento em que a Igreja contava com cerca de três mil membros.

Questão 03- A doutrina luterana pode ser resumida em três princípios: a salvação pela fé, o sacerdócio universal e a infalibilidade da Bíblia.

Um monge rebelde
Martinho Lutero viveu entre os anos de 1483 a 1546. Ele foi um padre, monge e teólogo alemão, que tinha certas discordâncias com algumas tradições da igreja católica.

Hoje, 31 de outubro, comemora-se 500 anos da apresentação das teses de Martinho Lutero, na Alemanha.

A principal diferença entre os dois movimentos é que os evangélicos possuem uma posição mais bem definida sobre a Bíblia. Os protestantes em geral seguem o princípio da Sola Scriptura, que defende que somente a Bíblia é fonte da revelação suprema.

Segundo o pastor Gerson Acker, o movimento idealizado por Martinho Lutero, em 1517, foi responsável por originar várias Igrejas após uma separação do catolicismo. Há 193 anos na Serra do Rio, a comunidade conta, atualmente, com 372 integrantes.

A primeira leva de protestantes para o Brasil teria saído em 14 de Agosto de 1555 da França. Comandada por Nicolau Duran de Vilegaignom , cavaleiro da ordem de malta[31], da qual sua família já era participante.

Lutero estava insatisfeito com certas condutas da Igreja, sobretudo com as indulgências, que eram comuns na Igreja Católica da época. Nesse contexto, essa prática acontecia por meio dos dízimos feitos pelos fiéis para a Igreja em troca do perdão de seus pecados.

Estamos falando de Martinho Lutero (1483-1546), monge agostiniano germânico que acabou, meio que sem querer, promovendo o que ficou conhecido como Reforma Protestante, um movimento que abriu as portas da religião, quebrando o monopólio da Igreja Católica e permitindo que passassem a existir, no mundo ocidental, ...

Luteranismo é a doutrina protestante, vertente do Cristianismo, pregada por Martinho Lutero, que acredita que a salvação das pessoas consiste na sua fé. Reforma Protestante. O Luteranismo insere-se na Reforma Protestante, com a precursão do seu líder Martinho Lutero, no ano 1517, na Alemanha.

Lutero diz que o cristão perdoado é, ao mesmo tempo, justo e pecador. É nesse sentido que a igreja cristã é “comunhão dos santos”. Vejamos agora, a palavra “santo” empregada no sentido de santidade, que é o estado de pureza absoluta, que é não ter e nem cometer qualquer pecado. Esse estado só se atinge na vida eterna.