Qual foi a primeira igreja gótica do mundo?

Perguntado por: ocamilo8 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Saint-Denis

A primeira catedral gótica foi a de Saint-Denis, na França. A mais famosa é a catedral de Notre-Dame, em Paris. O termo gótico foi cunhado possivelmente por Giorgio Vassari (1511-1574), durante o Renascimento, como uma forma pejorativa para comparar com o estilo clássico.

Está é a maior catedral no estilo gótico no país e se localiza na cidade de York. Construída entre os anos de 1230 e 1472, é conhecida pela “Grande Janela a Oeste ... O Duomo Milan, também conhecido como Catedral de Milão, é a maior catedral gótica, cuja construção progrediu ao longo de muitos séculos.

Podemos citar como grandes expoentes da pintura gótica o italiano Giotto di Bondone (1267-1337) e o holandês Jan Van Eyck (1390-1441).

Religião e simbolismo
A subcultura gótica é laica, ou seja, é neutra à qualquer religião. É comum pessoas de fora da subcultura pensarem que os góticos estão diretamente ligados à esoterismo, anticristianismo e satanismo, sendo tal afirmação uma ideia equivocada.

Esse estilo nasceu na Europa Ocidental, no século XII (final da Idade Média) e durou até a chegada do Renascimento. O maior número de expressões da arte gótica ocorreu no norte da França, posteriormente se espalhando pelo oeste europeu.

Arquitetura Gótica no Brasil
No Brasil, as principais construções que carregam características desse estilo são: Catedral da Sé (SP) Catedral de Santos (SP) Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem (MG)

1. Relativo aos godos, povo germânico. 2. Que é relativo a ou evoca ambientes ou assuntos mórbidos, lúgubres, sombrios ou tristes (ex.: música gótica, roupas góticas).

Os góticos são pessoas atraídas pelo mórbido e que convivem com o que a psicologia transcendental chama de sombra da personalidade, que são aspectos ocultos e escuros do indivíduo. Está relacionado com a tristeza e o sadismo.

A Catedral de Sevilha, chamada oficialmente Santa, Metropolitana e Patriarcal Igreja Catedral de Santa Maria da Sede e da Assunção de Sevilha, é a maior catedral de Espanha, a segunda maior do mundo, atrás apenas da Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida, no Brasil, e a maior catedral gótica do mundo, com 126 m ...

A CCB conta com mais de 2,3 milhões de membros estimados pelo Censo 2010. Em 2019, as estatísticas da denominação sugeriram aproximadamente mais de 20 000 templos espalhados pelas cinco regiões brasileiras. Atualmente a Congregação é a 2ª maior denominação protestante no Brasil por número de membros.

A primeira diferença que notamos entre a igreja gótica e a românica é a fachada. Enquanto, de modo geral, a igreja românica apresenta um único portal, a igreja gótica tem três portais que dão acesso à três naves do interior da igreja: a nave central e as duas naves laterais.

  • 7 elementos que definem a arquitetura gótica. 29 JUN 2021. ...
  • Planta arquitetônica em formato de cruz latina. ...
  • Torres pontiagudas e esguias. ...
  • Grande iluminação interior. ...
  • Uso de vitrais. ...
  • Uso de paredes mais finas e leves. ...
  • Grande ornamentação. ...
  • Abóbodas em cruzaria.

O nome gótico foi possivelmente cunhado por Giorgio Vasari (1511-1574), um dos expoentes do Renascimento, que o considerava como um estilo artístico monstruoso e bárbaro. Gótico possivelmente deriva de godos, povo bárbaro que invadiu o Império Romano no período de sua decadência.

Influência da arquitetura gótica no Brasil
A arquitetura gótica no Brasil aconteceu no final do século XIX, inspirada na arte gótica do período medieval. Para alguns historiadores, falar em estilo gótico brasileiro é o mesmo que falar em “neogótico”, definido como uma imitação do estilo gótico oficial.

A cruz gótica simboliza o lado sombrio e obscuro da fé, dor e mistério. Ela marca o estilo gótico e é mais uma tendência da moda do que propriamente um símbolo de fé, muito utilizada em tatuagens e, de modo geral, na estética adotada por góticos e punks do fim do século XX, que usam a cruz como adereço de moda.