Qual foi a primeira igreja evangélica que veio para o Brasil?

Perguntado por: eguterres6 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Consagrada pelo Papa Silvestre, no dia 09 de novembro de 324, com o nome de Basílica do Santo Salvador, ela foi a primeira igreja que de fato foi publicamente consagrada. No decorrer do século XII, por causa do seu batistério, que é o mais antigo de Roma, foi dedicada a São João Batista.

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana desembarcou no Brasil em 1824 para acompanhar os imigrantes alemães. Na segunda metade do século XIX, quem chegou foram os missionários americanos da Igreja Evangélica Luterana.

Há 500 anos, Martinho Lutero criava o protestantismo.

Igreja de São Cosme e São Damião

Com origem no século XVI, em 1535, a Igreja de São Cosme e São Damião, em Igarassu (PE), é considerada a mais antiga existente no Brasil.

Alderi Souza de Matos – Aqui, no Brasil, o movimento começou em 1910, com a Igreja Congregação Cristã no Brasil, através de um pregador chamado Luigi Francescon , o pioneiro pentecostal no Brasil. No ano seguinte, em 1911, chegou o segundo grupo, Assembleia de Deus.

Tudo começou com a vinda de dois missionários suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren, que atenderam a chamada missionária ao receberem uma revelação de Deus acerca do Pará.

A Companhia de Jesus estava em Portugal desde 1540 e em 1549 chegaram ao Brasil, com o primeiro governador Tomé de Sousa. A missão da Companhia de Jesus tinha por objetivo a evangelização dos indígenas e combater a influência dos protestantes.

O primeiro templo do catolicismo no Brasil também foi erguido pelos frades. A igreja foi erigida onde hoje é Porto Seguro e recebeu o nome de Igreja de São Francisco de Assis do Outeiro da Glória, construída no ano de 1503.

Reforma protestante iniciou-se por meio de Martinho Lutero, um monge alemão que não concordava com as práticas da Igreja Católica no começo do século XVI. A reforma protestante foi um movimento reformista iniciado quando Martinho Lutero escreveu um documento conhecido como 95 teses.

“O Brasil para Cristo foi um movimento muito importante no país na década de 50. Em 1954, o missionário Manoel de Melo fundou a primeira igreja no Brasil. Era um movimento de grandes concentrações, os cultos aconteciam em tendas, depois se institucionalizou e, em 1956 virou uma igreja.

O nome “protestante” provém dos protestos dos cristãos do século XVI contra as práticas da Igreja Católica. Em alguns países, especialmente no Brasil, o termo “protestante” foi substituído por “evangélico”, retirando a conotação polêmica da palavra e dando uma característica mais positiva e universal.

No dia 10 de março de 1577, numa pequena ilha do Rio de Janeiro, no interior da Baía de Guanabara, conhecida atualmente como Ilha de Villegaignon, aconteceu o primeiro culto protestante na história do Brasil e das Américas, organizado por um grupo de pastores e missionários franceses.

Basílica e Catedral de Roma, a primeira de todas as igrejas do mundo, ela é o primeiro sinal exterior e sensível da vitória da fé cristã sobre o paganismo ocidental.

A Igreja de Nossa Senhora da Vitória, situada na praça Rodrigues Lima, largo da Vitória, em Salvador, teve o tombamento aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Construída no ano de 1561 pelos portugueses, a igreja é a segunda mais antiga do país.

Sessão solene realizada nesta segunda-feira, 12/9, celebrou os 140 anos de organização da primeira Igreja Batista em solo brasileiro.

O que é Igreja Batista:
Esta Igreja tem essa denominação graças a João Batista, que batizou Jesus Cristo. A Igreja Batista surgiu com o movimento Anabatista e é anterior ao movimento da Reforma Protestante.