Qual foi a primeira garrafa de Coca-Cola?

Perguntado por: adantas2 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

A primeira garrafa onde foi vendida a Coca-Cola, o de 1899, tinha 285 ml, o formato mais arredondado e não possuía rótulo, apenas informações em alto-relevo. A de 1900 é um pouco parecida como as garrafas de refrigerante disponíveis no mercado atualmente.

No dia 8 de maio de 1886, o farmacêutico americano John Pemberton preparou um xarope de extrato e folhas de coca, cafeína e água. O que era para ser remédio, virou a bebida mais popular do mundo.

O produto era um xarope com água carbonada, servidos em copos de vidro e misturados na hora de servir. No dia 29 de maio, Pemberton anuncia a bebida pela primeira vez no "Atlanta Journal".

Coca-Cola

Pelo 10º ano seguido, a Coca-Cola foi a marca mais consumida do mundo, segundo o relatório Brand Footprint, da Kantar. O estudo aponta que a marca de refrigerantes foi escolhida pouco mais de 6,6 bilhões de vezes pelos consumidores no mundo todo em 2021.

A primeira garrafa onde foi vendida a Coca-Cola, o de 1899, tinha 285 ml, o formato mais arredondado e não possuía rótulo, apenas informações em alto-relevo. A de 1900 é um pouco parecida como as garrafas de refrigerante disponíveis no mercado atualmente.

Inventada, sob encomenda específica da Coca-Cola, pelo engenheiro sueco Alexander Samuelson, da companhia de vidros Chapman Root de Terre Haute, Indiana, esta garrafa teve como fonte de inspiração a semente de "coca", que se pensava que tinha uma forma semelhante a um amendoim.

Mas porque algumas pessoas sentem que a digestão fica melhor com a Coca-Cola? Bem, a presença de ácido fosfórico na dosagem de 0,06gr a 0,09gr a cada 100ml da bebida deixa o refrigerante com pH igual a 3,0, bem próximo do pH esperado para o funcionamento fisiológico do estômago, que é 2,5.

O seu nome foi feito a partir de dois dos seus ingredientes, a COCA (sim, da cocaína, que ela continha em pequena quantidade no início, no séc. 19 – parou de conter há muito tempo) e da COLA, que era retirada da NOZ DE COLA, uma árvore africana da família das esterculiáceas.

1772 – O químico inglês Joseph Priestley criou uma forma de gaseificar a água, injetando gás carbônico na água mineral. 1871 – Surge a indústria do refrigerante propriamente dita, nos Estados Unidos, com o lançamento do primeiro refrigerante com marca registrada, a Lemon's Superior Sparkling Ginger Ale.

Você Sabia?- A Coca-Cola era originalmente verde. A empresa diz que a Coca-Cola é verde. A informação divulgada pela internet que argumenta que, como a bebida é feita a base de folhas de ervas, a cor original do refrigerante é verde – atingindo a cor marrom/preta após o uso de corantes.

“Coca-Cola sempre foi marrom, desde sua invenção em 1886”, diz o site da empresa.

O criador da Coca-Cola foi o farmacêutico John S. Permberton, que tinha a intenção, na verdade, de formular uma espécie de xarope, que, além de ajudar as pessoas a resolverem problemas de digestão, também proporcionasse a elas energia.

Conforme a pesquisa, a Coca é a 16ª empresa mais valiosa do mundo, avaliada em US$ 87,604 bilhões, enquanto a Pepsi vale US$ 13,742 bilhões.

Asa Griggs Candler

Asa Griggs Candler foi um magnata dos negócios que fez a maior parte de sua fortuna comprando a fórmula da Coca-Cola. Ele também serviu como prefeito da cidade de Atlanta, Geórgia, Estados Unidos de 1916 a 1919.

Nos Estados Unidos, a Pepsi-Cola é uma potência. Disputa garrafa a garrafa o maior mercado de refrigerantes do mundo: tem 32% contra 34% da Coca.

Coca-Cola

A Coca-Cola ainda é a bebida mais vendida no país, com uma participação de mercado de 17,6%.

Coca-Cola é uma das marcas mais valiosas do mundo e também a mais consumida. Segundo o relatório Brand Footprint, da Kantar, a Coca-Cola foi a marca mais consumida pelo 9º ano seguido. O refrigerante foi escolhido pouco mais de 6,5 bilhões de vezes pelos consumidores do mundo todo em 2020.

Seus 237 mililitros eram, à época, o maior volume de Coca-Cola que poderia ser comprado de uma única vez —daí o apelido de KS, uma abreviação de "king size".