Qual foi a primeira fotografia colorida no Brasil?

Perguntado por: ozaganelli . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Ela é datada de 1915 e do Grande Marc Ferrez no Rio de Janeiro. Ele não tem só esse feito suas fotos são fontes até hoje para historiadores para entender o Rio de Janeiro do final do seculo XIX, e imagens até hoje inebriantes.

  • James Clerk Maxwell
  • Louis Lumière
  • Auguste Lumière
  • Thomas Sutton

Em 1867, o físico francês Louis Ducos anunciou a fotografia colorida. Por volta de 1880, por iniciativa do norte-americano George Eastman, a fotografia começou a se popularizar.

Quando, em 1976, Szarkowski finalmente obteve os recursos para montar a primeira exposição individual de fotografias coloridas no MoMA, dedicada a Eggleston, o evento se fez acompanhar da publicação do William Eggleston's Guide, contendo 48 reproduções.

Em julho de 1928, John Logie Baird, um inventor escocês, marcou seu nome na história ao realizar a primeira transmissão da TV em cores. Ele conseguiu transmitir a cores a peça teatral 'O homem com um aflor na boca', de Pirandello.

Popularização da fotografia
A fotografia colorida foi explorada durante o século XIX, mas os experimentos iniciais não conseguiram fixar a foto ou prevenir a cor de enfraquecimento. A primeira foto colorida permanente foi tirada em 1861 pelo físico James Clerk Maxwell.

Daguerreótipos recebiam uma camada de verniz ou goma arábica sobre a qual a tinta (aquarela ou óleo) era aplicada. Também era possível a aplicação de pigmentos que, ao serem aquecidos ou eletrizados, se fundiam. O resultado podia ser transparente, ou opaco (cobrindo a imagem, como se fosse, de fato, uma pintura).

Os autocromos se tornaram bem populares entre fotógrafos e entusiastas, mas o alto custo e as dificuldades de uso e manutenção eram grandes impedimentos dessa arte de modo comercial. Mesmo assim, centenas de imagens foram produzidas através desse método e impressionam até hoje pela resolução e pela qualidade das cores.

A história da fotografia no Brasil remonta à chegada do daguerreótipo ao Rio de Janeiro, em 1839, e ao francês Hercule Florence (1804-1879).

A história da fotografia começa na Antiguidade, mas somente em 1826 o primeiro registro foi feito. A façanha foi realizada pelo francês Joseph Niépce, e na mesma época, Hercule Florence, assim como seu conterrâneo, desenvolvia um método fotográfico aqui no Brasil.

1935: cinema colorido
O que acontecia é que eram impressas sobre a mesma película três camadas de cores — uma verde, uma vermelha e uma preta — que, ao serem mescladas, conseguiam gerar uma paleta de algumas dezenas de cores.

Em 1906 começaram a ser feitas experiências com filmes coloridos, apenas como curiosidade e nenhuma delas com sucesso. Porém, em 1922 foi realizado o teste com o filme que seria um dos mais utilizados tanto para fotografias quanto para filmes, o Kodachrome.

As fotos em preto e branco são importantes porque permitem que os fotógrafos capturem a essência de uma imagem sem as distrações de cores. Sem cores, as fotos em preto e branco se concentram em luz, sombras e texturas, criando uma sensação mais nostálgica e atemporal.

Foi pioneiro da fotografia em cores no Brasil, dedicou-se ao cinema e produziu diversos filmes, entre eles, a primeira comédia cinematográfica brasileira. “Marc Ferrez foi muito mais do que um grande fotógrafo.

Isso ocorreu em 1902 e foi uma obra do britânico Edward Raymond Turner. Só que o mais interessante disso tudo é que ele gravou, porém não conseguiu reproduzir, sendo assim apenas em agosto de 2013 é que inventaram uma técnica capaz de exibir o filme.

  • Joseph Nicéphore Niépce
  • William Henry Fox Talbot
  • Louis Jacques Mandé Daguerre

A chegada da televisão colorida ao Brasil em 1972.