Qual foi a primeira forma de comunicação do ser humano?

Perguntado por: ymaia . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

As primeiras formas de comunicação aconteceram por meio de sinais, gestos e sons. A escrita surgiu a partir dos primeiros registros de desenhos (pinturas rupestres) em cavernas, datados de 15.000 a.C., na África. Outros registros de escrita foram encontrados em outras partes do mundo, como os hieroglifos, no Egito.

Os autores acreditavam que, em ordem, as seguintes eras expressariam a evolução da humanidade: era dos Símbolos e Sinais, da Fala e da Linguagem, da Escrita, da Imprensa, da Comunicação de Massa e dos Computadores.

A comunicação humana, ou antropossemiótica, é o campo dedicado a entender como os humanos se comunicam. A comunicação humana está fundamentada em intenções cooperativas e compartilhadas.

As primeiras formas de linguagem ou protolinguagem – eminentemente gestuais, mas já pontuadas pela vocalização – teriam aparecido há cerca de 2 milhões de anos, talvez já com o Homo rudolfensis, o primeiro membro do gênero humano.

A língua acádia é conhecida como o idioma mais antigo do mundo — seu registro data de 14 a.C.

Pesquisas apontam que a televisão ainda é o meio de comunicação mais utilizado pelo homem e, em segundo lugar está a internet, que cada vez mais se expande pelo mundo no campo das comunicações instantâneas.

Antes do surgimento da internet — criada em 1969, nos Estados Unidos, e trazida ao Brasil em 1988 —, o telefone, a carta e o telegrama eram os métodos utilizados para entrar em contato com amigos e familiares.

Comunicação oral
Esse sistema é comum para todo o processo de comunicação, mas cada sentença apresenta suas particularidades. No caso da expressão oral, a linguagem utilizada será sempre verbal e direta, frente a frente ou à distância por meio de um veículo (TV, rádio, internet, entre outros).

As primeiras formas de comunicação aconteceram por meio de sinais, gestos e sons. A escrita surgiu a partir dos primeiros registros de desenhos (pinturas rupestres) em cavernas, datados de 15.000 a.C., na África. Outros registros de escrita foram encontrados em outras partes do mundo, como os hieroglifos, no Egito.

Jornais e cartas foram os principais veículos de comunicação desde o surgimento da escrita. Depois, apareceu o telégrafo, capaz de enviar mensagens a longas distâncias. Após o telégrafo, foi inventado o telefone. Passamos dos meios de comunicação escritos para aqueles que enviavam sinais sonoros a distância.

Finalmente, emerge a Era da Comunicação de Massa, que de certa forma se iniciou no começo do século XIX, com o advento de jornais e mídia elétrica como o telégrafo e o telefone. Essa Era teve realmente seu começo com a adoção e invenção ampla do filme, do rádio e da televisão para populações grandes.

Os fósseis dos nossos ancestrais dão algumas pistas de quando começamos a conversar. "O discurso, de certa forma, é uma respiração elaborada", diz Foley. "Estamos respirando, com enorme controle, para produzir os sons." Para conseguir fazer isso, precisamos ter controle muscular preciso sobre nosso corpo.

Conforme o homem foi inventando signos surgiu a necessidade de que houvesse um processo de organização para combiná-los entre si, uma vez que, se usados de forma desordenada, a comunicação se tornaria difícil. Segundo Bordenare, essa combinação foi que deu origem à linguagem.

A comunicação na Idade Média era, para os padrões atuais, lenta, precária e difícil. Não existia, no Ocidente, mecanismos de imprensa, de modo que os livros eram copiados manualmente e não existia jornais. Além disto, a maioria das pessoas não sabia ler, de modo que a comunicação era, na maioria das vezes, oral.