Qual foi a primeira cidade do estado do Amazonas?

Perguntado por: raragao . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 8 votos

A cidade de Barcelos teve origem em uma aldeia dos índios Manau, chamada Mariuá, localizada no médio Rio Negro. Em 1758 a aldeia foi elevada à categoria de vila com o nome de Barcelos e se transformou na primeira capital da capitania de São José do Rio Negro, atual Amazonas.

O povoado foi chamado inicialmente de São José da Barra do Rio Negro. Passou à categoria de vila em 1832, com o nome de Nossa Senhora da Conceição da Barra do Rio Negro, ou Vila da Barra. A elevação para cidade ocorreu em 1848, quando a localidade passou a se chamar Cidade da Barra do Rio Negro.

Mariuá

A capital foi situada em Mariuá (entre 1755-1791 e 1799-1808), e em São José da Barra do Rio Negro (1791-1799 e 1808-1821).

A área média de seus 62 municípios é de 25.147,73 km², e o maior deles é Barcelos, com 122.476,12 km² e o menor é Iranduba, com 2.214,25 km².

Ratanabá

A cidade seria um verdadeiro império que foi submerso pela lama e tomado pela floresta. Ratanabá teria sido fundada pelos Muril, primeira civilização da Terra e teria hoje monumentos bem preservados, alguns em formato piramidal, além de galerias subterrâneas ligando a outros países.

Foi o capitão espanhol Francisco Orelhana quem batizou a região após descer o Rio Amazonas em 1541.

Em 1850, D. Pedro II criou a província do Amazonas. No início do século XX, a exploração da borracha levou grande riqueza para a região mas veio a decadência econômica por conta da exploração do produto na Malásia pelas colônias inglesas e holandesas.

Os primórdios: Os portugueses descobrem a Amazônia
Durante muitos anos, grande parte do que se conhece hoje pela Amazônia pertencia aos espanhóis – graças ao Tratado de Tordesilhas, assinado com Portugal em 1494. Mas as primeiras expedições à região foram acontecer apenas anos depois, a partir de 1540.

São Vicente

São Vicente, em São Paulo
Fundada em 1531, a cidade de São Vicente, vizinha a Santos, é considerada a primeira de todas e, portanto, responde à pergunta de qual é a cidade mais antiga do Brasil.

A idade exata do surgimento do Amazonas é outro ponto de discórdia. Um novo estudo de pesquisadores holandeses e brasileiros estima que o rio se formou entre 9,4 e 9 milhões de anos atrás, e não há 3 milhões de anos, como alguns trabalhos recentes defendem (Global and Planetary Change, 20 de março).

Começamos pelo nome do Estado que concentra a maior parte da região no Brasil, o Amazonas, cujo nome remete às cavaleiras amazonas da mitologia, porém com foco na tribo das "Ycamiabas", índias descritas pelo espanhol Francisco Orellana, em 1542.

Manaus é a capital do estado e o município mais populoso. Itacoatiara é o segundo município mais populoso do estado. Manacapuru é o terceiro município mais populoso do estado. Parintins é o quarto município mais populoso do estado.

Manaus

Na atualidade, Manaus é a maior cidade em população do Amazonas e o principal centro urbano do Norte do Brasil.

Tefé é única no Amazonas em ranking nacional de boa infraestrutura.

As unidades federativas com maior área territorial são o Amazonas, com 1 559 167,889 km², e o Pará, com 1 245 870,798 km², ambas na Região Norte, ocupando quase 1/3 do território nacional, seguido por Mato Grosso, no Centro-Oeste (903 207,019 km²).

Ratanabá, na Amazônia, seria uma cidade futurista, muito desenvolvida e escondida que guardaria a “capital do mundo”. Ela estaria relacionada com as origens da humanidade. Ela teria existido há 450 milhões de anos e hoje estaria enterrada entre três pirâmides na região entre o Amazonas, Pará e Mato Grosso.

Segundo o site Dakila Pesquisas, Ratanabá é uma cidade perdida no meio da Amazônia brasileira. No dia primeiro de junho, o site em questão publicou uma matéria falando que pesquisadores teriam sobrevoado a cidade. A publicação diz que duas aeronaves foram utilizadas para captar imagens precisas da floresta.

Ratanabá, o nome da cidade localizada na Amazônia, é vindo do idioma Irdin, língua usada pela civilização Muril responsável pela criação da cidade e tem o significado de: “dos reinos para o mundo”.