Qual foi a primeira cidade conquistada por Josué?

Perguntado por: anobrega . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

Jericó

Jericó é considerada a cidade constantemente habitada, mais antiga do mundo. Possui mais de 10 mil anos. Foi a primeira cidade conquistada por Josué, sucessor de Moisés, logo após ter cruzado o Rio Jordão conduzindo o povo de Israel que voltava da escravidão do Egito em busca da Terra Prometida.

A narrativa bíblica deixa claro que Josué foi um dos maiores estrategistas da História da Humanidade, tendo liderado o povo de Israel num conflito com cerca de trinta cidades da terra de Canaã, durante a campanha militar de invasão do seu povo.

Deu a Israel uma terra como herança (versículo 4). Expulsará as outras nações da terra (versículo 5). Cumpriu e continuará a cumprir Suas promessas a Israel (versículos 5 e 10). Esforçar-se (versículo 6).

cidade de Ai

Josué não consulta a Deus e perde batalha contra cidade de Ai- A Bíblia - RecordTV - R7 A Bíblia.

cidade de Jericó

Josué 6:26 NTLH
Nessa ocasião Josué amaldiçoou a cidade em nome de Deus, dizendo: — Quem tentar construir de novo esta cidade de Jericó será amaldiçoado pelo SENHOR! Quem puser os alicerces perderá o filho mais velho!

Depois de muitos milagres ao longo de um ano de uma jornada difícil pelo deserto, os israelitas finalmente chegaram às fronteiras dessa terra prometida. Números 13–14 conta a história de doze homens, um de cada tribo, que foram enviados para ver como era a terra e quem vivia ali.

Na Bíblia, no Antigo Testamento, no livro de Josué 5:13-6:27, é relatado que após os israelitas atravessarem o rio Jordão, cercaram a cidade por 7 dias, e as muralhas desmoronaram com o poder divino e então a cidade foi invadida e totalmente destruída, sob a liderança de Josué.

Grupo Calebe Universal
Josué e Calebe, foram as duas únicas pessoas que saíram do Egito junto com Moisés, e o povo de Israel e entraram na Terra Prometida.

Josué

Após a queda das muralhas, Josué autoriza o exército hebreu a invadir e atacar Jericó.

De acordo com o texto bíblico, Josué comandou uma campanha militar impecável: tomou cidades, ocupou as montanhas da Judeia e conquistou toda a região norte – praticamente sem deixar sobreviventes. Dotado de visão estratégica e experiência como soldado, Josué driblava com astúcia as limitações de seu exército.

Os primeiros habitantes de Jericó, que levantaram as primeiras construções e plantaram os primeiros cultivos, foram os cananeus há mais de 10 mil anos. Os sítios arqueológicos de Jericó revelaram que a cidade foi habitada por vários povos ao longo da sua história: romanos, bizantinos, muçulmanos e otomanos.

Segundo o estudo sobre a cidade de Jericó, a região foi devastada porque, quando Moisés morreu, coube a Josué dar continuidade na missão de conquistar Canaã e estabelecer assentados israelitas naquela região que, inclusive, era uma ordem divina.

Deus contará a Josué que o motivo da derrota foi o guerreiro malvado estar no meio dos hebreus. “Deus vai cobrar uma providência de Josué, que vai decretar a pena de morte para Acã e seus filhos, por apedrejamento.

Raabe

Após a vitória da batalha em Ai, Eleazar dá início ao casamento duplo de Josué e Aruna e de Salmon e Raabe.

Josué enviou espiões para checarem a cidade e teve um retorno positivo, continuando o plano. Assim procedeu o povo e na madrugada do sétimo dia se levantaram, tocaram os sacerdotes as buzinas, e o povo gritou. As muralhas caíram.

Após dar sete voltas ao redor da invencível fortaleza, o líder Josué ordenou que os sacerdotes tocassem as trombetas e que o povo bradasse em alta voz. Foi assim que aquela multidão presenciou mais um milagre de Deus e deu mais um passo em direção à terra prometida.

O nome Jericó significa "perfumado" e deriva da palavra cananeia, que tem o mesmo significado. Acredita-se que Jericó seja uma das mais antigas cidades continuamente habitadas do mundo, por isso, é uma importante fonte de informações sobre as antigas habitações humanas no Oriente.

Em termos de extensão territorial, seria do Rio do Egito ao Rio Eufrates (na região do mar Morto e do mar de Quínerete), o que hoje compreenderia aos atuais territórios do Estado de Israel, Palestina, Cisjordânia, Jordânia Ocidental, sul da Síria e sul do Líbano.

O profeta Josué liderou o exército israelita. Ele enviou dois espias a Jericó, mas os espias foram vistos e o rei de Jericó enviou soldados para prendê-los. Os espias foram à casa de Raabe. Raabe concordou em ajudar os espias, então ela os escondeu em seu telhado.

Na época dos acontecimentos de Josué 9, a fama dos israelitas estava espalhando-se por toda a terra. Um grupo de pessoas, os gibeonitas, decidiram enganar os israelitas para que fizessem um tratado de paz com eles. Sem pedir a aprovação do Senhor, os israelitas fizeram o tratado.