Qual foi a primeira cidade brasileira a ter luz elétrica?

Perguntado por: oguterres . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Rio de Janeiro

Pedro II, no Rio de Janeiro, foi o primeiro espaço a receber luz elétrica no Brasil. A eletricidade era gerada por um dínamo acionado por locomotivas, máquinas a vapor usadas para transportar cargas pesadas.

Em 1879, registra-se a primeira utilização da luz elétrica no Brasil, na estação Rio da estrada de Ferro D. Pedro II, quando foram instaladas 6 lâmpadas a arco voltaico “velas Jablochkoff”, alimentadas por dois dínamos “Gramme”.

O primeiro prédio da cidade a ter energia elétrica foi a Estação Central do Brasil, em 1879. A partir de 1905, com a abertura da Avenida Beira Mar e da Avenida Central, atual Rio Branco, gás e eletricidade passaram a compartilhar a tarefa de iluminar a cidade.

Quem adora a magia trazida pelo Natal, com certeza vai amar conhecer um dos natais mais famosos e mais iluminados do Brasil, o Natal Luz de Gramado no Rio Grande do Sul. Bengalas de açúcar, renas, luzes e imensos pinheiros compõe a decoração dessa cidade que respira natal e atrai turistas do Brasil e do mundo todo.

HISTÓRICO DA ELETRICIDADE. Foi descoberta por um filosofo grego chamado Tales de Mileto que, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar. Do âmbar (gr. élektron) surgiu o nome eletricidade.

Matriz Elétrica Mundial 2020
A matriz elétrica brasileira é ainda mais renovável do que a energética, isso porque grande parte da energia elétrica gerada no Brasil vem de usinas hidrelétricas.

No ano de 1879, o então imperador Dom Pedro II autorizou que Thomas Edison chegasse ao Brasil trazendo suas invenções para utilização da energia elétrica na iluminação de rua.

Já em 1883, D. Pedro II inaugurou em Campos dos Goytacazes, no norte do estado do Rio de Janeiro, o primeiro serviço público de iluminação pública do Brasil e da América do Sul.

O programa Luz para Todos é uma política pública federal coordenada pelo Ministério de Minas e Energia e operacionalizada com a participação das Centrais Elétricas Brasileiras S.A. – Eletrobras e de suas empresas.

No Brasil, a primeira usina hidrelétrica en- trou em operação em 1883. Ela foi construída no ribeirão do Inferno, afluente do rio Jequitinho- nha, na cidade de Diamantina (MG).

Em 1879, Thomas Edison inventou a lâmpada elétrica.

As usinas de Itutinga, Piau e Tronqueiras foram inauguradas em 1955. No ano seguinte, foi a vez de Salto Grande (oficialmente denominada Américo René Gianetti). As usinas de Cajuru e Camargos começaram a gerar energia em 1959 e 1960, respectivamente.

Manaus foi uma das primeiras cidades do Brasil a introduzir a eletricidade na iluminação pública, datada de 1895.

Pedro II (hoje Central do Brasil), no Rio de Janeiro, foi o primeiro espaço a receber luz elétrica na América do Sul. A eletricidade era gerada por um dínamo acionado por locomóveis (máquinas a vapor usadas para transportar cargas pesadas). Isso foi em 1879.

Paris

Paris não é uma das cidades mais visitadas do mundo à toa. A história, o charme e os monumentos levam turistas dos mais diferentes lugares do mundo. Um dos mistérios que deixam Paris ainda mais envolvente é o porquê de ela ser chamada “cidade luz”.