Qual foi a primeira cidade brasileira a ser planejada?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 22 de maio de 2023
4 / 5 15 votos

Salvador

1. Salvador. Fundada em 1549, Salvador foi a primeira cidade planejada do Brasil. Foi projetada pelo arquiteto Luís Dias para ser a capital do País, porém a administração do Estado se transferiu para o Rio de Janeiro.

No Brasil são consideradas cidades planejadas, Salvador, fundada em 1549; Teresina; Aracaju; Belo Horizonte; Goiânia; Brasília; Palmas e Curitiba, que embora não tenha sido planejada, passou por um processo de reestruturação que se tornou referência mundial.

Palmas é a capital de um novo estado criado no interior do Brasil para fomentar o desenvolvimento regional. Esta nova cidade foi planejada em 1989, durante o processo de redemocratização do país, em meio à crítica ao urbanismo modernista e às crescentes preocupações ambientais.

TERESINA – 1852
A capital do Estado do Piauí foi a segunda cidade planejada no Brasil. Isso se deu durante o Império, visto que Teresina foi fundada em 1852. Assim como Salvador, a função primária de Teresina era a administrativa e servir de capital provinciana à época.

1 – Amsterdã, Holanda
Para ser funcional, a cidade foi toda planejada com seus blocos habitacionais bem divididos e posicionados, além de ciclovias entre eles. Outro fator importante do seu planejamento: a cidade conta com grandes barreiras para o mar, além de um sistema hidroviário espetacular.

Quais são as cidades planejadas do Brasil?

  1. Belo Horizonte. Projetada por Aarão Reis que se baseou nas cidades europeias (principalmente Paris). ...
  2. Goiânia. Inaugurada em 1933, é a primeira cidade planejada brasileira do século XX. ...
  3. Maringá ...
  4. Brasília. ...
  5. Palmas.

A cidade foi inteiramente projetada através do Plano Piloto feito por Lúcio Costa e teve orientação arquitetural de Oscar Niemeyer, famoso por suas obras da arquitetura contemporânea. Além disso, o engenheiro Joaquim Cardozo realizou os projetos estruturais dos edifícios mais complexos, como os palácios e a catedral.

Brasília

#01 Brasília. Quando se fala em cidade planejada no Brasil, é quase impossível não se lembrar de Brasília. O Distrito Federal é um grande exemplo da técnica, tendo sido inaugurado em 1960 por Juscelino Kubitschek em projeto de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

Tapiola, na Finlândia, foi planejada como uma cidade-jardim sustentável com muitas áreas verdes e paisagens cativantes, mantendo o seu foco mesmo após algumas alterações no projeto.

22 de janeiro de 1532

Em 22 de janeiro de 1532, foi fundada a primeira vila portuguesa em terras brasileiras: A famosa São Vicente! Localizada no litoral sul, apenas a 60 quilômetros da cidade de São Paulo, é só descer a serra para conhecer a cidade mais antiga do País.

Jericó

1. Jericó Localizada na Cisjordânia, é considerada a cidade mais antiga do mundo, habitada há 11 mil anos, desde 9 mil a.C. Estima-se que mais de 20 civilizações se estabeleceram na região, citada diversas vezes na Bíblia e denominada como “Cidade das Palmeiras”.

BELO HORIZONTE: A CIDADE PLANEJADA
Através do Decreto n.º 680, de 14 de fevereiro de 1894, foi criada a Comissão Construtora da Nova Capital – CCNC. Este decreto também definia que a Comissão Construtora teria um prazo de quatro anos para conclusão das obras. Aarão Reis, foi o engenheiro escolhido para chefiar a CCNC.

Inaugurada em 1897, Belo Horizonte foi a primeira cidade brasileira moderna a ser planejada. A cidade foi planejada pelo engenheiro e urbanista Aarão Reis. O objetivo era fazer com que a nova capital de Minas Gerais se tornasse uma "cidade do futuro".

Ao todo, o Brasil possui 5.565 municípios, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Destes, 73% desses municípios tem entre 10 e 20 mil habitantes.

Em 21 de abril de 1960, Brasília nascia para o mundo e para a sua gente. Com os projetos urbanístico de Lúcio Costa e o arquitetônico de Oscar Niemeyer, surgia uma cidade sob formas inovadoras, diferente de tudo já feito até então.

Em 1859, o arquiteto Adolfo Herbster fez a primeira planta detalhada e precisa de Fortaleza. Na planta de 1875, ele esboçou a continuação de ruas e avenidas para a expansão da cidade.

O desenvolvimento da arquitetura e do urbanismo brasileiro começou em 1530 com o impulso das capitanias hereditárias, que estabeleceu um grande número de cidades pelo território brasileiro.

São Paulo, a maior cidade do Brasil, é um grande exemplo de cidade espontânea. Fundada em 1554, passou a crescer exponencialmente durante o desenvolvimento econômico, recebendo migrantes de diferentes locais do País em busca de trabalho e melhores condições de moradia.