Qual foi a primeira cidade brasileira a receber energia elétrica?

Perguntado por: emello . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

A primeira cidade a receber luz elétrica nas ruas foi Campos dos Goytacazes, maior município do interior do Rio de Janeiro, em 1883. Isso ocorreu pelo fato da cidade ter recebido uma usina termelétrica. Aliás, foi a primeira cidade a inaugurar a iluminação pública em toda a América latina.

1879

Em 1879, registra-se a primeira utilização da luz elétrica no Brasil, na estação Rio da estrada de Ferro D. Pedro II, quando foram instaladas 6 lâmpadas a arco voltaico “velas Jablochkoff”, alimentadas por dois dínamos “Gramme”.

A História da eletricidade tem seu início no século VI a.C., na Grécia Antiga, quando o filósofo Thales de Mileto, após descobrir uma resina vegetal fóssil petrificada chamada âmbar (elektron em grego), esfregou-a com pele e lã de animais e pôde então observar seu poder de atrair objetos leves como palhas, fragmentos ...

Quem adora a magia trazida pelo Natal, com certeza vai amar conhecer um dos natais mais famosos e mais iluminados do Brasil, o Natal Luz de Gramado no Rio Grande do Sul. Bengalas de açúcar, renas, luzes e imensos pinheiros compõe a decoração dessa cidade que respira natal e atrai turistas do Brasil e do mundo todo.

A matriz elétrica brasileira é ainda mais renovável do que a energética, isso porque grande parte da energia elétrica gerada no Brasil vem de usinas hidrelétricas.

A maior parte é produzida em usinas hidrelétricas, mas nos últimos anos, a geração de energia eólica, produzida pelo vento, e a solar vem ganhando destaques.

No ano de 1879, o então imperador Dom Pedro II autorizou que Thomas Edison chegasse ao Brasil trazendo suas invenções para utilização da energia elétrica na iluminação de rua.

No Brasil, quase toda a produção vem de hidrelétricas, que usam a força da água para movimentar um gerador. Depois de produzida, a energia vai para as cidades por meio das linhas e torres de transmissão de alta tensão.

1879

A primeira instalação permanente de iluminação, com lâmpada elétrica, ocorreu na Central do Brasil, na capital fluminense, em 1879.

Pindaré-Mirim

Construído em 1880, no local eram refinadas toneladas de açúcar que garantiram por anos riquezas à região. Ainda por conta do engenho, Pindaré-Mirim foi a primeira cidade no Brasil a ter luz elétrica e a primeira no estado a receber a linha de trem.

Quem descobriu a energia elétrica? No século 18, o físico americano Benjamin Franklin observou o céu em noites de tempestades e descobriu que os raios eram descargas elétricas que vinham das nuvens. Muito antes dele, o grego Tales de Mileto tinha descoberto que ao esfregar âmbar na lã gerava eletricidade.

Nikola Tesla

Nikola Tesla: o pioneiro da energia elétrica que tornou nossa vida mais fácil.

Quem foi Thomas Édison? Em 1847 nasceu o cientista norte-americano que deu vida a lâmpada elétrica. Não se pode negar que houveram contribuições e tentativas de diversos cientistas para viabilizar o processo, mas foi com o trabalho de Thomas Alva Edison que isso se tornou possível.

Paris

Paris não é uma das cidades mais visitadas do mundo à toa. A história, o charme e os monumentos levam turistas dos mais diferentes lugares do mundo. Um dos mistérios que deixam Paris ainda mais envolvente é o porquê de ela ser chamada “cidade luz”.

Paris

Na verdade Paris é chamada de Cidade Luz pois durante séculos as mentes mais iluminadas nas diversas vertentes das artes eram atraídas para Paris.