Qual foi a primeira cidade a ser asfaltada no Brasil?

Perguntado por: asilva . Última atualização: 18 de maio de 2023
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A primeira rodovia pavimentada ligava o Rio de Janeiro a Petrópolis e foi inaugurada em 1928, quando Washington Luís já era presidente. Esse trecho hoje faz parte da BR 040, que liga o Rio de Janeiro a Belo Horizonte. Mas a explosão do desenvolvimento rodoviário aconteceu somente nas décadas de 40 e 50.

A primeira estrada a ser pavimentada com asfalto foi na Babilônia entre 625 e 604 A.C. Os romanos construíram um impressionante sistema de estradas na Grã-Bretanha durante os quatro primeiros séculos da nossa era.

Os primeiros registros são de 3000 a.C., quando ele era usado para conter vazamentos de água em reservatórios. Pouco depois o asfalto já pavimentava estradas no Oriente Médio. Na época ele era feito com piche retirado de “lagos pastosos”. Hoje, ele é extraído do petróleo.

Asfalto só chegou a vias da capital em 1909; material trazido da Alemanha foi usado na Paulista. Em 8 de dezembro de 1891 foi inaugurada a Avenida Paulista, a primeira via asfaltada da cidade. A Paulista nasceu da iniciativa do engenheiro uruguaio Joaquim Eugênio de Lima.

Entre 1925 e 1926, como continuidade do plano viário desenvolvido em seu governo, o trecho da serra da São Paulo – Santos recebeu pavimentação em concreto de cimento, tornando-se a primeira estrada pavimentada com concreto da América do Sul.

Pedras fragmentadas, pedaços de ferro aglomerados com cal, areia, argila e cinza vulcânica, cerca de 25 a 30 centímetros; Pedras miúdas que funcionavam para impermeabilizar o pavimento, em torno de 30 a 50 centímetros; Rochas basálticas justapostas.

Para compor o asfalto, são necessárias 5 camadas: reforço do subleito, sub-base, base, camada de regularização e revestimento.

O asfalto é o material mais utilizado na pavimentação de vias de tráfego, principalmente devido às suas características de flexibilidade e facilidade de execução. Neste tipo de pavimento, diferentemente do pavimento rígido, as cargas são distribuídas nas camadas subjacentes e são suportadas pela fundação.

Rua Chile

A Rua Chile, que ao longo dos anos já recebeu vários nomes, é considerada a primeira rua do Brasil. Ela foi construída por Tomé de Souza, o primeiro governador do Brasil, em 1549.

“Qual é a rua mais antiga do Brasil?” A rua Chile, em Salvador, é tida como a primeira do país. A via foi fundada em 1549 pelo governador-geral Thomé de Souza como Rua Direita dos Mercadores.

1909

A avenida Paulista foi a primeira via pública asfaltada de São Paulo, em 1909, com material importado da Alemanha, uma novidade até na Europa e nos Estados Unidos.

As ruas da atual Fazenda Carioba, localizada no município de Americanas, no interior de São Paulo (SP), foram as primeiras a receberem pavimentação asfáltica, com material oriundo da Alemanha.

No país, a Petróleo Brasileiro S/A – PETROBRAS é a principal responsável pelo fornecimento dos asfaltos básicos, conhecidos como Cimento Asfáltico de Petróleo – CAP e Asfalto Diluído de Petróleo – ADP.

A primeira estrada “pavimentada” do mundo foi construída no Egito, cerca de 2500 AC, para as obras das Grandes Pirâmides. Entre os anos 300 AC e 200 DC os romanos “aprimoraram-se” na construção de estradas com finalidades militares e comerciais por toda Europa e Bretanha.

Na primeira metade do século XX esse fenômeno foi intensificado no Brasil com o êxodo rural e com o processo migratório, impulsionado pelo crescimento industrial (Brasil, 2009. (2009). Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Rua: Aprendendo a contar: Pesquisa Nacional sobre População em Situação de Rua.

Até a virada do século XX, a maior parte do asfalto natural utilizado nos Estados Unidos era oriundo da Venezuela. O material refinado do petróleo, como conhecemos hoje em dia, começou a ser usado a partir de 1907.

A denominação de logradouros (espaços públicos como ruas, avenidas, praças, passeios públicos) é uma das atribuições dos vereadores.

Nesse sentido, Juscelino Kubitschek trouxe para o país a indústria automobilística, construiu a capital Brasília no interior do espaço brasileiro e promoveu a construção de várias rodovias importantes, essas ocupando praticamente todo o orçamento então destinado a transportes terrestres.

Mariano Procópio Ferreira Lage

Ela conta ainda que a estrada foi também a primeira “concessionada” no Brasil. A construção ficou a cargo de Mariano Procópio Ferreira Lage, que havia recebido a concessão para explorar a futura rodovia. “A concessão foi dada por dom Pedro II.