Qual foi a primeira célula a ser descoberta?

Perguntado por: lramos . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

O microscopista holandês Antoni van Leeuwenhoek foi o primeiro a registrar células livres. Em 1674, relatou a descoberta do protozoário. Em 1677, do espermatozoide humano e em 1683, da bactéria. Com o aprimoramento da microscopia, Roberto Brown descobriu o núcleo da célula, em 1833.

Até 1665, as pessoas não sabiam o que eram células e, tampouco, a função que elas desempenhavam. A descoberta foi feita por Robert Hooke após analisar cortes de cortiça no microscópio.

A descoberta da célula ocorreu após a invenção do microscópio por: Hans e Zacarias Jensen (1590). Robert Hooke, 1665, apresentou à Real Sociedade de Londres resultados de suas pesquisas sobre a estrutura da cortiça observada ao microscópio em finos cortes.

O zigoto é a primeira célula que se forma na união entre os gametas masculino e feminino, portanto representa o estágio mais inicial do desenvolvimento do embrião.

Quanto à organização, acredita-se que os primeiros seres vivos eram unicelulares, procariontes, anaeróbios e dotados de uma estrutura bastante simples. A hipótese mais aceita para o surgimento de células eucariontes, mais complexas, é a da endossimbiose.

A Teoria Celular foi criada por Mathias Scheiden e Theodor Schwann e afirma que todos os seres vivos são formados por células. O estabelecimento da Teoria Celular foi possível graças ao desenvolvimento da microscopia. Atualmente, é uma das generalizações mais importantes da Biologia.

Essas células são divididas em três grandes grupos: células eucarióticas, procariontes e vírus. As células eucarióticas são as mais complexas e incluem as células do sangue, da pele, do tecido nervoso e dos órgãos. As procariontes são as menos complexas e incluem as bacterias.

A gema de um ovo é uma única célula quando não fertilizada. A gema do ovo de um avestruz é, portanto, a maior célula do mundo em volume!

os vírus surgiram antes das bactérias porque eles apresentam poucas estruturas celulares.

Ao examinar uma amostra de cortiça ao microscópio, em 1665, o pesquisador inglês Robert Hook (1635-1703) visualizou as paredes celulares e as denominou células (pequenas celas), conforme descreveu em suas Micrographies. Essas células foram observadas por Malpighi, por Leeuwenhook e por outros microbiologistas.

Quais são os tipos de célula? Apesar de suas características gerais serem semelhantes, podem ser definidos dois principais tipos de células: as células procariontes e as células eucariontes.

A descoberta
Ao observar finas fatias de cortiça, Hooke viu diversos buraquinhos que lembravam favos de mel. A cada um desses pequenos compartimentos ele deu o nome de célula - que significa "pequena cela". A cortiça é uma árvore, material de origem vegetal.

As células podem ser definidas como as unidades estruturais e funcionais de todos os seres vivos. Essas estruturas são vivas, carregam a informação genética de um determinado organismo e são capazes de transmitir essa informação no momento da divisão celular.

Sabemos que o nível fundamental da matéria são os átomos. Esses átomos agrupam-se, interagem entre eles e formam as moléculas. As moléculas, por sua vez, podem organizar-se e formar compostos. As moléculas em conjunto com os compostos formam as organelas, que, em conjunto, formam as células.

O corpo humano contém, em média, cerca de 37 trilhões de células — e estamos em meio a uma jornada revolucionária para entender o que faz cada uma delas.

espermatozóide

Há células pequenas e grandes. A menor celula do corpo humano por exemplo, é o espermatozóide, ja a maior é o óvulo.

óvulo

A maior célula humana é o óvulo, gameta sexual feminino. As mulheres já nascem com todos os seus óvulos, que começam a amadurecer na época da puberdade, cujo sinal é a primeira menstruação.

Sabemos hoje que o primeiro ser vivo foi provavelmente muito semelhante aos micro-organismos procariontes modernos, classificados como bactérias e arqueias.

As primeiras evidências de vida de que se tem conhecimento datam de 3,5 bilhões de anos e são provenientes de estromatólitos fossilizados. Os estromatólitos são estruturas rochosas produzidas por micro-organismos que formam filmes microbianos que aprisionam lama.

A hipótese mais aceita, atualmente, sobre a origem da vida é a hipótese de Oparin e Haldane. Segundo essa ideia, a Terra primitiva seria constituída por amônia, hidrogênio, metano e vapor d'água, os quais são expelidos constantemente pelas atividades vulcânicas.

Os três princípios da teoria celular são descritos abaixo: Todos os organismos vivos são compostos de uma ou mais células; A célula é a unidade básica de estrutura e organização nos organismos; As células surgem de células pré-existentes.