Qual foi a primeira canção escrita para o bloco de carnaval?

Perguntado por: oaragao . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

"Ó Abre Alas" é uma marcha-rancho carnavalesca composta em 1899 pela musicista brasileira Chiquinha Gonzaga. A compositora Chiquinha Gonzaga, aos 18 anos de idade. Foi a primeira marchinha de carnaval da história.

Então, vamos lá? A primeira marcha feita especialmente para carnaval foi “Ó Abre Alas”, uma marcha-rancho de Chiquinha Gonzaga, encomendada pelos foliões do Cordão Rosa de Ouro, em 1899.

Abre Alas

Abre Alas
Essa foi a primeira marchinha de Carnaval registrada na história do carnaval brasileiro, em 1899.

As marchinhas de Carnaval tiveram seu auge entre as décadas de 1920 e 1960, mas ainda são um elemento característico dessa festa no Brasil. As marchinhas fazem parte da história do Carnaval brasileiro. Ouça o texto abaixo em aúdio!

O hit "Zona de Perigo", interpretado por Léo Santana, foi a música escolhida pelo público na votação do Troféu Bahia Folia, da Rede Bahia. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (22).

Os historiadores afirmam que a festividade estabeleceu-se no país entre os séculos XVI e XVII e teve como primeira prática o entrudo. Essa brincadeira fixou-se primeiramente no Rio de Janeiro e era realizada dias antes do início da Quaresma.

Na Babilônia, duas festas possivelmente originaram o que conhecemos como Carnaval. As Sacéias eram uma celebração em que um prisioneiro assumia, durante alguns dias, a figura do rei, vestindo-se como ele, alimentando-se da mesma forma e dormindo com suas esposas.

O carnaval pode ter origem ainda mais antiga
Já na Itália, mais especificamente, a origem das celebrações também podem estar ligadas aos festivais pagãos Saturnalia e Lupercália. O primeiro era realizado em honra ao deus Saturno e ocorria no solstício de inverno, em dezembro.

1840

O primeiro baile carnavalesco no Brasil ocorreu em 1840 e, desde então, começaram a se formar os blocos e cordões. Em 1846, surgiu, no Rio de Janeiro, o grupo Zé Pereira. Até então, as festividades aconteciam ao som de músicas europeias.

No século XIX havia carnaval, mas a música dançada nos bailes carnavalescos eram polcas, maxixes. Não havia letra a ser cantada. O carnaval de rua era animado por instrumentos de percussão e algumas músicas que não ultrapassavam os limites dos cordões e ranchos onde eram cantados, isto é, poucas pessoas conheciam.

O Carnaval foi trazido ao Brasil pelos colonizadores portugueses entre os séculos XVI e XVII, manifestando-se inicialmente por meio do entrudo, uma brincadeira popular. Com o passar do tempo, o Carnaval foi adquirindo outras formas de se manifestar, como o baile de máscaras.

O carnaval no Brasil tem suas raízes históricas no período colonial, tornando-se uma lucrativa atividade comercial no século XX. O entrudo era praticada pelos escravos. Estes saíam pelas ruas com seus rostos pintados, jogando farinha e bolinhas de água de cheiro nas pessoas. Tais bolinhas nem sempre eram cheirosas.

Música virou febre entre as celebridades e está dominando as paradas. O Carnaval de 2023 já tem uma música candidata a hit. Zona de Perigo, de Léo Santana, virou febre entre as celebridades, está no primeiro lugar do Top 50 Brasil no Spotify e já figurou no Top 30 global da plataforma.

O Carnaval é a maior festa popular de nosso país e arrasta milhões de pessoas para as ruas. A data é também um momento muito importante para a economia, uma vez que movimenta bilhões de reais todos os anos. As maiores festas de rua do Brasil ocorrem nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador.

Carnaval do Rio de Janeiro

O maior carnaval do mundo é o Carnaval do Rio de Janeiro, no Brasil. Ele atrai milhões de turistas todos os anos e é conhecido por suas escolas de samba, desfiles de carros alegóricos, fantasias elaboradas e festas animadas.

1. Ó Abre Alas. Para abrir alas para as melhores marchinhas de Carnaval, não poderia deixar de fora a primeira marchinha da história, de Chiquinha Gonzaga. Com essa composição, o cordão Rosa de Ouro foi o vencedor do desfile do Carnaval daquele ano no Rio de Janeiro.

Canção chegou ao primeiro lugar do Spotify no Brasil
A música de Léo Santana, composta por Lukinhas, Adriel Max, Fella Brown, Pierrot Junior, Rafa Chagas e Yvees Santana, venceu com 42,20%. Já Carol, de Escandurras, ficou em segundo lugar com 28,81%.

De acordo com o historiador Voltaire Schilling, o carnaval é a festa profana mais antiga que se tem registro, já que existe há mais de 3 mil anos. A origem do carnaval remonta à Grécia Antiga, no culto ao deus Dionísio, que mais tarde foi celebrado em Roma como Baco, espalhando-se para os países de cultura neolatina.

frevo

O frevo é uma dança folclórica típica do carnaval de rua do Brasil. É uma das principais danças tradicionais brasileiras e uma das manifestações culturais mais conhecidas na região nordeste do país.

Salvador, mais de 204.800 publicações
Com mais de 204.000 menções, a capital do estado da Bahia lidera a classificação, e não é de se surpreender, pois essa festa entrou para o Livro dos Records do Guinness como o maior carnaval da rua do mundo.