Qual foi a primeira calça?

Perguntado por: bleiria . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

As calças mais antigas do mundo datam de 3.400 anos, no oeste da China e teriam sido criadas por pastores para cavalgar, já que esse era o meio de transporte mais comum na época.

1792

A sua primeira aparição foi em 1792 em Nimes, na França, e servia como material para confecção de roupas para trabalho no campo e para as longas viagens de marinheiros. Nessa época, pouco maleável e tingido em tons de marrom, era chamado de Tecido de Nimes e logo passou a ser abreviado para denim.

O termo vem, na verdade, da República de Gênova. Lá, era fabricado um tecido de algodão já essencial para a classe trabalhadora e exportado por toda a Europa. Os franceses criaram os termos “genoese” e “genes” para se referir às calças usadas pelos marinheiros da região.

Em 1959, a marca americana DuPont, liderada por Joseph Shivers, inventou as calças elásticas de lycra e popularizou o uso das leggings no Ocidente, mas a fama da peça veio mesmo após os anos 80, com os vídeos de ginástica da atriz Jane Fonda.

O que não podia faltar nas roupas anos 70 era a calça wide leg, que estava super em alta, e que atualmente voltou com tudo, e não é pra menos, confortável e estilosa você pode fazer diversos looks, aposte usá-la com uma blusa moletinho e bota.

Estamos falando de uma peça que foi desenhada por Sonja de Lennart em 1948 e que ganhou popularidade graças a Grace Kelly, que a usou em férias na ilha de Capri – daí o nome.

Paul Poiret

Em 1909, um francês chamado Paul Poiret revolucionou o mundo da moda ao criar uma calça para o público feminino: a pantalona. Este modelo é conhecido por ter um caimento reto, que alonga as pernas, e larguinho, proporcionando conforto e liberdade.

Tendência que surgiu nos anos 90 apareceu nos desfiles masculinos de Milão e Paris. Nos anos 90 ou 2010, era bastante comum imagens de skatistas e rappers com calças arriadas, quase abaixo do glúteo e com cuecas aparecendo. A tendência polêmica já foi alvo de histórias, fake news e até proibições no passado.

As calças mais antigas do mundo datam de 3.400 anos, no oeste da China e teriam sido criadas por pastores para cavalgar, já que esse era o meio de transporte mais comum na época.

Esses marinheiros genoveses tinham o costume de chamar “genes” às suas calças de trabalho. E quando pronunciavam a palavra “genes”, com o habitual sotaque italiano vincado, a expressão acabou por se transformar, com o tempo, em “jeans” e assim se espalhou pelo mundo.

A palavra “jean” (termos em francês) nasceu em 1800, em referência a um tecido de sarja de algodão usado para fabricar calças, manufaturado na cidade francesa de Nîmes. Mas o nome do tecido logo se “confundiu” com o nome da peça para a qual ele é comumente usado: o jeans.

Originário da França e popularizado nos Estados Unidos, o jeans era inicialmente uma escolha estrangeira, trazida pelas marcas internacionais que começaram a se estabelecer no Brasil. No entanto, com o tempo, o jeans começou a ganhar espaço no guarda-roupa brasileiro.

Calças de tecido forte e resistente de algodão, originalmente azul, geralmente com pespontos visíveis ; calças de ganga .

Davis em 1871 e patenteados por Jacob W. Davis e Levi Strauss em maio 20, 1873. Antes da patente, o termo "jeans azul" era muito usado para várias roupas (incluindo calças, macacões e casacos), feitas de jeans de cor azul.

Uma legging é uma calça ajustada ao corpo e que vai até quase o pé.

A calça de cintura baixa surgiu na década de 1960 com a calça Saint Tropez, nome que faz referência ao estilo da cidade costeira da Riviera Francesa, que era conhecida pelas celebridades durante o verão.

Calça Fitness: Estampada, lisa e mais | Líquido Store.

SLOUCHY JEANS
O jeans é tão clássico que toda década tem o seu modelo hit. Nos anos 80, o flare setentinha deu lugar ao slouchy, uma calça jeans acinturada no tornozelo e cintura, e solta no quadril e nas pernas.

Denominado "Anos 90", este modelo de calça fica entre a Reta e a Wide Leg, sendo mais ampla que a reta, porém mais reta que a Wide. Com visual vintage, tem como principais características as pernas soltinhas, o gancho deslocado e a cintura alta.

A calça de cintura alta era febre entre as meninas nos anos 80, ninguém queria saber de jeans cintura baixa. Eram combinadas com camisetas coloridas e até regatas.