Qual foi a primeira ave do mundo?

Perguntado por: aparis . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Archaeopteryx

A ave mais primitiva que se tem registro é o Archaeopteryx, que foi extinto há aproximadamente 150 milhões de anos, no final do Jurássico. Esse gênero possuía um arranjo de penas bem semelhante ao das aves atuais adaptadas para o voo.

As aves descendem dos répteis arcossáurios e correspondem ao grupo mais derivado entre os Diapsida viventes. Há mais ou menos 150 milhões de anos, os terópodes com penas evoluíram, dando origem às aves. O fóssil mais antigo do grupo, o Archaeopteryx lithographica, foi descoberto em 1861 na Alemanha.

As aves, como as galinhas, vieram dos dinossauros, que já colocavam ovos por aí há centenas de milhões de anos.

Archaeopteryx

Foi o Archaeopteryx, que viveu no final do Período Jurássico, entre 159 milhões e 144 milhões de anos atrás.

Com nome científico de Otidiphaps insularis, a espécie nativa do país localizado na Oceania não era documentada desde 1882. Ela foi observada pela primeira e única vez naquele longínquo ano do século XIX e, desde então, nunca mais foi encontrada, levando os pesquisadores a considerá-la extinta.

Assim: a galinha veio primeiro!
Os ovos foram postos pelos distantes ancestrais dinossauros da galinha milhões de anos antes da chegada das primeiras galinhas.

Algumas das caraterísticas ou motivos que reforçam a teoria de que as aves são dinossauros: As aves têm um osso peitoral chamado fúrcula que também estava presente nos dinossauros, inclusive os que guardam um menor parentesco com os pássaros. Há múltiplos fósseis de dinossauros com penas.

As galinhas domésticas como as conhecemos hoje possuem o nome científico Gallus gallus domesticus. Sua suposta domesticação iniciou-se na Ásia, há vários séculos, região originária do Gallus gallus, seu ancestral.

Ainda hoje convivemos com animais que evoluíram a partir de um grupo de dinossauros com penas que sobreviveu ao impacto de um asteroide há 66 milhões de anos. Todas as aves são parentes próximos de um grupo de dinossauros com penas dos quais evoluíram ao longo do tempo: os terópodes.

A origem do pato remonta a América do Sul, onde ainda pode ser encontrado em estado selvagem. Esta ave disseminou-se pelo mundo, por volta de 1150, por meio dos colonizadores, e hoje pode ser encontrado em todos os lugares do mundo.

Archaeopteryx

A mais antiga ave voadora conhecida, do gênero Archaeopteryx, viveu há cerca de 150 milhões de anos. Réptil marinho Fóssil de 'monstro' de 150 milhões de anos é encontrado no Ártico.

Qual foi o primeiro animal descoberto no mundo? esponjas As esponjas podem ser a forma de vida animal mais antiga do planeta, segundo cientistas do Canadá. Eles descobriram, no noroeste do país, fósseis desses animais que teriam vivido nos oceanos há 890 milhões de anos.

O que acontece é que a vida no planeta surgiu há cerca de três bilhões e meio de anos atrás, e os dinos vieram muito antes de Adão, Eva ou seus filhos e netos pensarem em nascer. “Os dinossauros viveram e se extinguiram bem antes de a espécie humana surgir”, diz o professor.

Um novo estudo publicado na revista Nature determinou que carambolas-do-mar, também conhecidos como águas-vivas-de-pente ou ctenóforos, foram a primeira linhagem de seres a se ramificar na árvore da vida animal. Eles teriam vivido entre 600 milhões e 700 milhões de anos.

Qual é a ave que vive mais? Duas espécies de pássaro dividem o troféu de ave mais duradoura do planeta: o albatroz-real (Diomedea epomophora) e o albatroz-viajeiro ou errante (Diomedea exulans), que sobrevivem por mais de 40 anos livres na natureza.

1. Tartaruga gigante de Galápagos (Chelonoidis niger) O último exemplar da tartaruga gigante de Galápagos morreu no ano de 2012, onde vivia em cativeiro. Na natureza, a espécie já era considerada extinta há mais de 150 anos.

A mais famosa das extinções em massa é a mais recente: a do fim do período Cretáceo (5 da fig. 1), quando os dinossauros se extinguiram (com exceção, tal como muitos cientistas sugerem, alguns dinossauros que evoluíram em pássaros). A extinção do Cretáceo, mais do que qualquer outra, tem gerado uma grande controvérsia.

ararinha-azul

Normalmente, a ararinha-azul é uma espécie que tem cerca de 57 centímetros, vive na região norte do estado da Bahia, se alimenta de flores, frutos, polpa, seiva e principalmente de sementes. Qual é o pássaro mais caro do Brasil? Essa linda ave, nativa do Brasil, é o animal mais raro de todo o planeta.