Qual foi a primeira atividade econômica do Brasil Colônia?

Perguntado por: lgaspar . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

A primeira atividade econômica desenvolvida no país foi, ainda no Brasil colônia, a extração e comercialização de paú-brasil, árvore utilizada para fabricação de móveis, extração de tinta, etc. Com o tempo, as atividade econômicas ampliaram e se complexificaram no país.

A primeira e principal atividade econômica desenvolvida no Brasil durante o Período Pré-Colonial foi a extração do pau-brasil, madeira avermelhada que servia para a fabricação de tintas e móveis.

Setor Terciário: Este setor é o mais representativo da economia brasileira em termos de participação no PIB.

A agricultura constitui, ao lado da criação de animais, a primeira atividade econômica da humanidade. Teve início durante o período Mesolítico (de 10000 a 5000 a.C.).

A pecuária e a exploração do ouro foram atividades importantes para a colonização efetiva das áreas do interior do território. Elas serviram à fixação definitiva da administração portuguesa no sertão.

Atividades como a pesca, extração mineral, metalurgia, indústria de alimentos, vestuários, construção e armamentos eram lucrativas e conseguiram manter economicamente bem um grande número de pessoas.

Vamos conhecer melhor cada um desses setores, suas principais atividades econômicas, e entender como contribuem para o desenvolvimento do país.

  • Setor primário. ...
  • Setor secundário. ...
  • Setor terciário. ...
  • Agricultura. ...
  • Pecuária. ...
  • Mineração. ...
  • Serviços. ...
  • Indústrias.

Dessa forma, os colonizadores dedicavam-se às atividades comerciais, administrativas e religiosas, cabendo aos colonos as atividades ligadas à produção. Nos primeiros tempos, a colonização pôde se efetivar através da lavoura açucareira.

O açúcar foi a primeira grande riqueza produzida em terras brasileiras. Durante meados do século XVI e XVII, tornou-se a principal fonte de riqueza da colônia.

A atividade extrativista no Brasil remonta ao período de exploração pela coroa portuguesa. Inicialmente, o extrativismo vegetal foi marcado pela retirada de pau-brasil, além de sementes e ervas medicinais. Esta foi a primeira atividade econômica da colonização portuguesa.

O pau-brasil é muito conhecido, porque sua exploração foi a primeira atividade econômica exercida pelos portugueses na América Portuguesa durante o século XVI.

O ciclo do café foi o responsável pelo impulso à economia brasileira do início do século XIX. Esse período foi marcado pelo intenso desenvolvimento do país, com a expansão de estradas de ferro, a industrialização e a atração de imigrantes europeus.

Setor terciário
Responsável por mais da metade do PIB do Brasil e pela geração de 75% de empregos, o setor terciário é composto por venda de produtos e prestação de serviços.

Durante o período colonial, pecuária e povoamento do sertão estiveram intimamente ligados. A partir dos engenhos de cana-de-açúcar, que se localizavam principalmente no litoral nordestino, foi possível aos colonos que aqui habitavam conquistar o sertão da colônia e iniciar o povoamento dessa região.