Qual foi a primeira atividade econômica do Brasil?

Perguntado por: amota . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

A primeira atividade econômica desenvolvida no país foi, ainda no Brasil colônia, a extração e comercialização de paú-brasil, árvore utilizada para fabricação de móveis, extração de tinta, etc. Com o tempo, as atividade econômicas ampliaram e se complexificaram no país.

agricultura

A agricultura constitui, ao lado da criação de animais, a primeira atividade econômica da humanidade. Teve início durante o período Mesolítico (de 10000 a 5000 a.C.).

Desse modo, a economia passou a ser baseada em novas produções agrícolas como a cana-de-açúcar, o algodão, o tabaco e a mineração. A produção açucareira foi o principal produto da economia até meados do século XVIII. O cultivo da cana-de-açúcar tinha como finalidade abastecer também o mercado europeu.

O ciclo do café foi o responsável pelo impulso à economia brasileira do início do século XIX. Esse período foi marcado pelo intenso desenvolvimento do país, com a expansão de estradas de ferro, a industrialização e a atração de imigrantes europeus.

Além do Norte agrário, com a produção de gêneros de exportação: açúcar e algodão, mas também o fumo e o cacau, outras áreas desenvolveram no século XIX atividades mais voltadas para o consumo interno, como é o caso de Minas Gerais, com a pecuária, a produção de panos de algodão, café e tabaco; as províncias do Sul (Rio ...

Vamos conhecer melhor cada um desses setores, suas principais atividades econômicas, e entender como contribuem para o desenvolvimento do país.

  • Setor primário. ...
  • Setor secundário. ...
  • Setor terciário. ...
  • Agricultura. ...
  • Pecuária. ...
  • Mineração. ...
  • Serviços. ...
  • Indústrias.

Setor terciário
Responsável por mais da metade do PIB do Brasil e pela geração de 75% de empregos, o setor terciário é composto por venda de produtos e prestação de serviços.

agricultura

A agricultura era uma das atividades mais importantes em todas as sociedades na Antiguidade. Na Mesopotâmia e no Egito, a presença de rios determinava essa atividade econômica. Além da agricultura, as pessoas se dedicavam à criação de gado e ao pequeno artesanato.

A pecuária foi inicialmente a primeira atividade econômica que proporcionou o desbravamento do interior do Brasil.

O açúcar foi a primeira grande riqueza produzida em terras brasileiras. Durante meados do século XVI e XVII, tornou-se a principal fonte de riqueza da colônia.

Essa árvore era utilizada pelos índios nativos da nova terra, como tintura para os corpos. A tinta da árvore do Pau-Brasil tem a coloração vermelha e a madeira era facilmente encontrada nas regiões costeiras do país, isso acabou facilitando a exploração da riqueza natural.

O segundo dos principais ciclos econômicos do país foi o da cana-de-açúcar, que se desenvolveu no período conhecido como Brasil colonial. O açúcar, assim como o pau-brasil, também tinha grande valor no mercado europeu.

Atividades como a pesca, extração mineral, metalurgia, indústria de alimentos, vestuários, construção e armamentos eram lucrativas e conseguiram manter economicamente bem um grande número de pessoas.

O pau-brasil é uma árvore nativa do Brasil e sua exploração foi a primeira atividade econômica realizada pelos portugueses, quando chegaram aqui, no século XVI.

Durante a década de 1970, ocorreu o “milagre econômico brasileiro”, que elevou o país à posição de 8ª economia mundial no ano de 1973, com taxas anuais de crescimento em torno de 10%.

Até o período de 1930 algumas atividades econômicas principais desenvolvidas no Brasil estavam ligadas à cana, minérios e café. Essas atividades eram destinadas ao mercado de exportação.

O país viveu uma excepcional fase do crescimento, no período que vai de 1968 a 1973, conhecido como "milagre econômico", Na época, estava a frente da economia brasileira o ministro Antonio Delfim Netto, da extinta ARENA, e hoje deputado federal pelo PMDB de São Paulo.