Qual foi a primeira atividade econômica desenvolvida pelos portugueses?

Perguntado por: valves9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

A primeira atividade econômica desenvolvida no país foi, ainda no Brasil colônia, a extração e comercialização de paú-brasil, árvore utilizada para fabricação de móveis, extração de tinta, etc. Com o tempo, as atividade econômicas ampliaram e se complexificaram no país.

Atividades como a pesca, extração mineral, metalurgia, indústria de alimentos, vestuários, construção e armamentos eram lucrativas e conseguiram manter economicamente bem um grande número de pessoas.

A economia colonial consistia na exploração de riquezas para atender aos interesses do mercado externo por meio da mão de obra escravizada. A partir de 1808, com a chegada da família real portuguesa ao Brasil, deu-se início ao processo de independência, rompendo-se os laços políticos entre colônia e metrópole.

O pau-brasil é muito conhecido, porque sua exploração foi a primeira atividade econômica exercida pelos portugueses na América Portuguesa durante o século XVI.

A pecuária e a exploração do ouro foram atividades importantes para a colonização efetiva das áreas do interior do território.

Pau-brasil - Extrativismo foi a primeira atividade econômica da colônia.

Tráfico negreiro. O tráfico negreiro foi também uma atividade marcante na economia colonial, entre os séculos XV e XIX. Na África, nativos eram capturados e trazidos para o Brasil em navios superlotados e em más condições, também conhecido como navio tumbeiro.

O tráfico negreiro trazia forçadamente africanos para serem escravizados no Brasil e, ao longo de 300 anos dessa prática, quase cinco milhões de africanos desembarcaram aqui. Os escravos eram obtidos na África por meio dos traficantes que compravam prisioneiros de guerra ou sequestravam africanos.

Uma atividade econômica é qualquer tipo de atividade em que bens e serviços são produzidos ou trocados , com o objetivo de satisfazer as necessidades de uma população .

agricultura

A agricultura era uma das atividades mais importantes em todas as sociedades na Antiguidade. Na Mesopotâmia e no Egito, a presença de rios determinava essa atividade econômica. Além da agricultura, as pessoas se dedicavam à criação de gado e ao pequeno artesanato.

Dessa forma, os colonizadores dedicavam-se às atividades comerciais, administrativas e religiosas, cabendo aos colonos as atividades ligadas à produção. Nos primeiros tempos, a colonização pôde se efetivar através da lavoura açucareira.

letra b: A atividade econômica que motivou a expansão foi a lavoura cafeeira, que cresceu durante o século XX, tornando-se por muitas décadas a principal fonte de riqueza do Brasil.

O primeiro ciclo econômico brasileiro foi o ciclo do Pau-Brasil. Ele teve duração de 1500 a 1530. Iniciou-se com a chegada dos portugueses ao território e se encerrou com a iniciativa colonizadora, que contou com o desenvolvimento agrícola, principalmente da cana-de-açúcar.

Duas atividades econômicas destacaram-se durante o período colonial brasileiro: a açucareira e a mineração.