Qual foi a primeira atividade de exploração econômica no Brasil?

Perguntado por: nrocha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

O comércio dessa mercadoria tornou-se um empreendimento lucrativo, que deu início à atividade econômica dos europeus no Brasil, bem como à efetiva ocupação da terra.

As primeiras iniciativas de exploração do território brasileiro foram entregues por Portugal para Fernão de Noronha, no período entre 1503 e 1505. Durante essas explorações, iniciou-se a principal atividade econômica do Brasil da fase pré-colonial: a exploração do pau-brasil.

A atividade extrativista no Brasil remonta ao período de exploração pela coroa portuguesa. Inicialmente, o extrativismo vegetal foi marcado pela retirada de pau-brasil, além de sementes e ervas medicinais. Esta foi a primeira atividade econômica da colonização portuguesa.

O Brasil foi responsável pelo fornecimento de matérias-primas em diferentes períodos: pau-brasil, cana-de-açúcar, mineração, café.

Esses ciclos se referem às atividades econômicas de destaque em períodos distintos, como ciclo do pau-brasil, da cana-de-açúcar, do ouro, do algodão, do café e da borracha.

A exploração do pau-brasil foi a primeira prática comercial propriamente dita no Brasil e desempenhou uma importância capital no século XVI.

A exploração econômica do território
No século XVI começou a ganhar importância a produção da cana-de-açúcar no nordeste do território. Neste período a ocupação colonial se concentrava no litoral. A partir do século XVII, a exploração econômica continuou com a cana-de-açúcar e a pecuária avançou para o interior.

Os portugueses chegaram ao Brasil por meio da expedição de Pedro Álvares Cabral, em abril de 1500. A colonização do Brasil teve três importantes ciclos econômicos: pau-brasil, açúcar e ouro. A escravização foi introduzida por volta de 1530, sendo que os escravizados eram indígenas e africanos.

22 de abril de 1500

Cronologicamente, considera-se que a colonização do Brasil foi iniciada em 1500, quando a expedição de Pedro Álvares Cabral avistou o Monte Cabral. A expedição chegou ao Brasil no dia 22 de abril de 1500 e foi consequência das grandes navegações, as explorações oceânicas realizadas por Portugal ao longo do século XV.

Quais as principais características do Período Pré-Colonial? A primeira e principal atividade econômica desenvolvida no Brasil durante o Período Pré-Colonial foi a extração do pau-brasil, madeira avermelhada que servia para a fabricação de tintas e móveis.

O Brasil, por exemplo, que foi colônia de exploração da Coroa Portuguesa, atualmente, é uma nação em desenvolvimento cuja economia é fortemente influenciada pelo capital estrangeiro.

Já no século XIX, a atividade econômica predominante era a plantação e produção de café. Essa planta asiática foi a locomotiva da economia brasileira nos tempos imperiais, sendo fundamental para o surgimento do setor econômico que se desenvolveria no século passado: o industrial.

O Ciclo do Pau-Brasil aconteceu no decorrer da fase pré-colonial do Brasil, entre os anos de 1500 e 1530, na mesma época em que houve o Descobrimento do Brasil. A madeira de Pau-Brasil foi a primeira matéria prima a ser explorada pelos portugueses durante o período da colonização do país.

pesca

Além da retirada da madeira propriamente dita, e segundo dados do IBGE, o extrativismo vegetal brasileiro se destaca na obtenção de açaí, erva-mate, carnaúba, castanha-do-pará, babaçu, pequi, pinhão e palmito. Por sua vez, a pesca é a principal atividade do extrativismo animal desempenhada no Brasil.

Ciclo do Algodão
A Revolução Industrial, em especial na Inglaterra, cria uma enorme demanda por matéria prima para suprir a indústria têxtil. Nesse contexto, o algodão passa a ser considerado o ouro branco e se torna o produto principal de mais um dos ciclos econômicos do Brasil.

letra b: A atividade econômica que motivou a expansão foi a lavoura cafeeira, que cresceu durante o século XX, tornando-se por muitas décadas a principal fonte de riqueza do Brasil.

A divisão se dá entre os setores:

  • primário, que diz respeito à agricultura, à pecuária e ao extrativismo;
  • secundário, que corresponde à indústria;
  • terciário, que agrega os serviços, formais ou informais, prestados nas mais diversas áreas, e também as atividades comerciais.