Qual foi a primeira árvore do mundo?

Perguntado por: lpacheco4 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Os espécimes encontrados forneceram uma nova visão sobre as primeiras árvores e ecossistemas florestais da Terra, e deram origem ao gênero Wattieza, parentes antigos das samambaias, que fizeram a proeza de se elevar da terra para buscar a primazia na captação de luz a cerca de 385 milhões de anos atrás.

Ainda a história das árvores não tinha começado, quando, há cerca de 2260 milhões de anos, houve um acontecimento decisivo para o planeta e para vida: umas pequenas bactérias – as cianobactérias ou bactérias azuis esverdeadas – evoluíram e começaram a produzir uma substância até aí inexistente e tóxica, o oxigénio.

Matusalém

Matusalém, nos Estados Unidos
Por muito tempo, essa foi considerada a árvore viva mais antiga do mundo, somando 4853 anos. O segredo para sua longevidade está na capacidade de prosperar em um habitat implacável, com temperaturas congelantes e solos áridos.

Tratava-se de uma madeira corante chamada ibirapitanga – árvore vermelha – pelos tupis, que com ela coloriam suas fibras de algodão.

Crinodendron brasiliense

Crinodendron brasiliense ou cinzeiro-pataguá é uma árvore considerada “super rara”, encontrada durante um estudo de campo numa pequena área localizada nas regiões montanhosas do Planalto Serrano Catarinense.

A história do “Bisavô”
Este exemplar de um cipreste-da-patagônia (Fitzroya cupressoides) localiza-se numa floresta do sul do Chile, na região de Los Ríos, cerca de 800 km a sul da capital do país, Santiago. As medições mais recentes indicam que esta árvore tem cerca de 4 metros de diâmetro e 28 metros de altura.

Há um ano, ela se tornou sócia de João Leal, 36, administrador e fundador da Árvore.

Localizada na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo, a jequitibá-rosa Também conhecida como “Patriarca da Floresta” com idade estimada de 600 anos, é considerada a árvore mais antiga do brasil.

Há 398 milhões de anos, na primeira fase do Devoniano, a flora sofreu uma revolução que teria fortes implicações para o futuro do planeta. As primeiras plantas começaram a ganhar corpo ( virar árvores).

As 3 árvores mais citadas na Bíblia são a oliveira, a videira e a figueira.

A data comemorativa foi escolhida por anteceder o início da primavera no Hemisfério Sul que, dependendo do ano, pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro. Um importante símbolo para a comemoração é o ipê-amarelo – árvore escolhida junto com o pau-brasil para representar a nação brasileira.

1 – Buloke Australiano : Uma árvore de pau-ferro que é nativa da Austrália, esta madeira vem de uma espécie de árvore está presente na maior parte do leste e sul da Austrália. Conhecida como a madeira mais dura do mundo, esse tipo específico tem uma dureza Janka de 2.295 Kg.

Árvores mais bonitas do mundo

  • Glicínia. Considerada a árvore mais bonita do mundo, a glicínia (também conhecida pelo seu nome em inglês, wistéria) de 144 anos torna o céu do parque japonês Ashikaga Flower Park em uma mistura de rosa e púrpura. ...
  • Baobá ...
  • Dragon Blood. ...
  • Cerejeira.

Análises detalhadas de mais de mil fósseis de vegetais sugerem que a Montsechia vidalii, uma espécie de água doce identificada há mais de 100 anos na Espanha, seja a mais antiga planta com flor do mundo, arrebatando o título das mãos de outra planta antiga, a Archaefructus sinensis, descoberta a partir de fósseis de ...

No século 20 ele chegou a ser considerado extinto. Até ser redescoberto por populações nativas em Pernambuco, em 1928”, relata Rocha.

A árvore Pau-Brasil é uma árvore nativa das florestas tropicais brasileiras, presente no bioma da Mata Atlântica.

Assim, deve pertencer a um gênero distinto. Devido à importância da espécie, os cientistas batizaram esse novo gênero de Paubrasilia , versão latina do próprio nome da planta. Antes, o pau-brasil pertencia ao gênero Caesalpinia , que engloba as outras 200 espécies tropicais envolvidas no estudo comparativo.

Jacarandá

O Jacarandá, que teve sua exploração de forma muito abrangente no período colonial do Brasil, é hoje uma das árvores mais difíceis de se encontrar e é considerada rara, sendo assim uma das madeiras mais caras disponíveis no mercado, sendo assim pode ser considerada uma das mais importantes madeiras nobres brasileiras.