Qual foi a pior queda de avião?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Veja lista dos acidentes aéreos com mais fatalidades:

  • Desastre de Tenerife: 583 mortes.
  • Voo 123 da Japan Air Lines: 520 mortes.
  • Colisão aérea de Charkhi Dadri: 349 mortes.
  • Voo 981 da Turkish Airlines: 346 mortes.
  • Voo 182 da Air India: 329 mortes.
  • Voo Saudia 163: 301 mortes.

Para responder à pergunta inicial sobre quantos aviões da Azul já caíram, a resposta é simples: nenhum.

O que sentiram os passageiros do voo 1907? Uma morte sem dor, como se a pessoa estivesse em sono profundo e, de repente, acometida por uma parada cardíaca fulminante. Na opinião de especialistas, esTa é a descrição mais provável para os últimos instantes dos 154 passageiros do vôo 1907 da Gol.

Há 30 anos, a probabilidade de ocorrer um acidente era uma para cada 140 milhões de milhas voadas; hoje, a cada 1,4 bilhão. O fator segurança está dez vezes melhor em três décadas. Voar é seguro?

Além do seu corpo se movimentar e bater em tudo o que está à frente, o mesmo ocorre com seus órgãos. Há uma desaceleração muito intensa e esses órgãos acabam colidindo com a parede abdominal ou, no caso do cérebro, com o crânio, que é o tipo [de lesão] mais comum", explica o especialista.

Como a física do avião funciona
O avião sai do chão e permanece no ar, sem cair, por dois fatores: resistência do ar e peso da aeronave. Ao decolar, o vento bate de baixo e “suga” as asas para cima. Isso gera a força necessária para tirá-lo do chão.

O salário médio de um Piloto de avião no Brasil é de R$ 8.163,59. Os estados onde a profissão de Piloto de avião têm os melhores salários são Distrito Federal, Ceará e São Paulo. As especialidades com os melhores salários são Instrutor de Voo, Piloto de Aeronaves e Piloto de Ensaios em Voo.

Um site voltado ao medo de voar, o AirSafe, decidiu criar um índice de acidentes por milhão de voos, ou seja, quantos infortúnios ocorrem a cada milhão de decolagens. O modelo de avião mais seguro, com nenhum acidente fatal é o Airbus A340.

Latam

Qatar Airways ficou em 1º lugar, seguida por Singapore Airlines e Emirates. Duas brasileiras aparecem entre as 50 melhores: Azul (47º) e Latam (49º). De acordo com a pesquisa, a melhor companhia aérea brasileira no ranking mundial é a Latam, que ainda possui a 49ª posição entre as melhores companhias do mundo.

Entre 2018 e 2023, os números se mantiveram similares: foram 46 acidentes em 2019; 40 em 2020; 46 em 2021; e 40 novamente em 2022. O ano com maior número de acidentes no primeiro trimestre do ano na última década foi 2014, com 59 registros.

Os corpos de alguns passageiros foram encontrados flutuando no oceano pouco depois do acidente, mas a maioria das vítimas nunca havia sido localizada. No último sábado foi resgatado o segundo corpo, que estava preso nos destroços da aeronave, encontrados no fundo do mar.

A rápida perda de oxigênio provocada por esse fenômeno pode causar hipóxia naqueles a bordo. Privados de oxigênio, tanto os passageiros quanto o piloto podem ter desmaiado, o que explicaria o fato do avião não responder aos chamados das autoridades de tráfego aéreo.

A despressurização ocorre quando existe mais ar saindo do que entrando na aeronave. Essa situação pode ocorrer devido ao mau funcionamento do sistema de ventilação ou por vazamentos na fuselagem. Dependendo do caso, a perda de pressão pode ser lenta ou rápida.

199

Há exatos 15 anos, um Airbus A320 da TAM saído de Porto Alegre não conseguiu pousar no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e se chocou contra um prédio da própria companhia, deixando 199 mortos (sendo 187 no avião e 12 em solo). O acidente se tornou o maior da aviação comercial regular brasileira.

Por Marcelo Moreira, Rede Amazônica 29/09/2021 13h26 Atualizado há um ano Acidente com voo da Gol completa 15 anos O acidente com o avião da Gol que matou 154 pessoas faz 15 anos nesta quarta-feira (29). O voo 1907, que partiu de Manaus para o Rio de Janeiro, com escala em Brasília, foi atingido por outro jato e caiu.

Em um dia normal, mais de 200 mil voos decolam e pousam em todo o mundo.

Viajar de avião é seguro
Em 2019, quase 70 milhões de voos decolaram em todo o mundo, com apenas 287 mortes. De acordo com a análise dos dados do censo do Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos, as chances de morrer em um avião são de cerca de 1 em 205.552, em comparação com 1 em 102 em um carro.

Portanto, em função da maleabilidade das asas, a turbulência não é capaz de derrubar uma aeronave, mantendo-a segura no ar até que chegue ao seu destino final. Apesar de não haver riscos de o avião cair, uma turbulência pode provocar acidentes internos caso os tripulantes não sigam as devidas regras de segurança.

O meio de transporte mais seguro do mundo é o elevador, segundo o ranking da revista americana Condé Nast Traveler. Para completar o pódio, temos o avião e o trem.