Qual foi a origem do ser humano?

Perguntado por: aagostinho . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.

Marcos evolutivos da história da humanidade:
- Há 400 mil anos: os neandertais (nossos primos evolutivos) começam a surgir e a se deslocar pela Europa e Ásia. - De 300 mil a 200 mil anos atrás: Homo sapiens (homens modernos) aparecem na África. - De 50 mil a 40 mil anos atrás: os homens modernos chegam à Europa.

Darwin via os humanos como parte do mundo natural, animais que evoluíram (descendiam) de primatas ancestrais seguindo processos e padrões semelhantes para toda a vida.

A origem da vida no Planeta Terra ocorreu primeiramente na água, em um primeiro momento surgiram seres primitivos, tais como as bactérias, algas e microrganismos, isso há cerca de 3,5 bilhões de anos.

Os homens modernos, da espécie Homo sapiens sapiens, não evoluíram dos macacos, mas compartilham de um ancestral comum com eles. "Um erro muito comum é pensar que 'viemos dos macacos'.

O homem veio do macaco? O ser humano não “veio do macaco”. Esse é um equívoco que se criou em torno de uma ideia que não era de Darwin. Na verdade, o que ele disse é que havia indícios de que homens e macacos tinham um ancestral comum que evoluiu com o tempo e se desdobrou em vários ramos diferentes.

Geneticamente, compartilhamos cerca de 90% do nosso DNA com os macacos.

De acordo com diversas pesquisas cientificas, o aparecimento dos primeiros ancestrais do homem surgiu a cerca de 3,5 – 4 milhões de anos atrás.

Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco. Homo habilis significa "pessoa habilidosa" e Australopithecus "macaco do sul". A migração dos humanos pelo planeta começou há cerca de 2 milhões de anos, quando o Homo habilis se estabeleceu no norte da África, na Europa e na Ásia.

Do gênero homo, o primeiro hominídeo seria o homo habilis, que viveu há 2,4 a 1,5 milhões de anos, fabricando instrumentos grosseiros de pedra, além de desenvolver uma linguagem rudimentar.

habilis é a espécie mais antiga do gênero Homo, viveu no leste Africano há aproximadamente 2.2 a 1.6 milhões de anos atrás. Foram descobertos só alguns restos fósseis, porém estes espécimes exibem uma tendência clara no aumento do tamanho do cérebro. Cérebros de H. habilis são aproximadamente 30% maior que os dos A.

O darwinismo baseia-se em dois pilares: a ancestralidade comum e a seleção natural. Após os conhecimentos sobre genética serem adicionados às ideias darwinistas, surgiu a teoria que chamamos de neodarwinismo.

Segundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes. Os organismos mais bem adaptados são, portanto, selecionados para aquele ambiente.

O principal nome do pensamento evolutivo foi Charles Darwin, que estabeleceu a lei da Seleção Natural. No entanto, devido ao pouco estudo no campo da genética, Darwin não conseguiu explicar como as características dos indivíduos eram passadas adiante.

Um novo estudo publicado na revista Nature determinou que carambolas-do-mar, também conhecidos como águas-vivas-de-pente ou ctenóforos, foram a primeira linhagem de seres a se ramificar na árvore da vida animal. Eles teriam vivido entre 600 milhões e 700 milhões de anos.

Na época em que surgiram os primeiros dinossauros, todos os continentes estavam unidos em um único supercontinente, Pangea, pontuados por desertos e clima árido. A metade norte era denominada Laurásia e a sul Gondwana.

Acredita-se que o primeiro ser vivo, ou seja, a primeira célula, tenha surgido há cerca de 3,5 bilhões de anos. Essas células tinham estrutura e funcionamento muito simples, sendo formadas por uma membrana plasmática delimitando um citoplasma, no qual estavam presentes as moléculas de ácidos nucleicos.

Ao contrário do que muitos dizem por aí, o homem não descendeu do macaco. Assim como todas as espécies se relacionam, em maior ou menor grau, homens e macacos possuem um ancestral mais recente em relação a um ancestral entre macaco e serpente, por exemplo.