Qual foi a origem da literatura portuguesa?

Perguntado por: oibrahim . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Com origens no século XII, a Literatura Portuguesa teve seus primeiros registros em galego-português, haja vista a integração cultural e linguística entre Portugal e Galícia, região na península Ibérica que hoje pertence ao território espanhol.

A Literatura no Brasil nasceu a partir dos primeiros escritos de viajantes e missionários europeus que documentavam informações sobre a terra recém-colonizada.

Certos tempos primários podem ser considerados como os primeiros passos da literatura. Exemplos muitos antigos são Epopeia de Gilgamexe, datada de aproximadamente 2 000 a.C., e o Livro dos mortos, escrito em Papiro aproximadamente no ano 1600 a.C., mais provavelmente na data do século XVII a.C..

A literatura portuguesa abrange oito séculos de produção. Os primeiros registros datam do século XII, quando ocorre a expulsão dos árabes da Península Ibérica e com a formação do Estado Português. Primeiramente, os relatos foram escritos em "Galego-Português".

Paio Soares de Taveirós e João Soares de Paiva são considerados os primeiros poetas da literatura portuguesa, surgida após a fundação de Portugal em 1140. Seguiram a eles muitos outros, os chamados “trovadores”.

A Literatura é uma arte produzida com palavras. Sua definição específica depende de questões diversas, tais quais de ordem social, histórica, cultural etc.

A literatura portuguesa influenciou sobremaneira a construção de nossa identidade literária, visto que as primeiras manifestações da literatura nacional ocorreram durante o período colonial. Portanto, conhecer as origens da literatura portuguesa é fundamental para compreender a nossa própria literatura.

A Era Medieval da literatura portuguesa abrange duas grandes correntes literárias: o trovadorismo, também chamado de “primeira época”, e o humanismo, que é conhecido por “segunda época” da era medieval.

A Literatura escrita surgiu na Antiguidade. Literatura é uma modalidade artística que tem como matéria-prima a palavra, usada na construção de histórias ou na expressão de emoções e ideias.

A Literatura deriva do latim “littera” e significa letra. Existem muitas definições para o termo e seria impossível atribuir a arte da palavra em um conceito. Uma dessas acepções muito conhecidas é a do filósofo grego Aristóteles: “arte literária é mimese (imitação); é a arte que imita pela palavra”.

A história da literatura brasileira tem início em 1500 com a chegada dos portugueses no Brasil. Isso porque as sociedades que aqui estavam eram ágrafas, ou seja, não possuíam uma representação escrita.

Literatura é uma palavra com origem no termo em latim littera, que significa letra. A literatura remete para um conjunto de habilidades de ler e escrever de forma correta. Existem diversas definições e tipos de literatura, pode ser uma arte, uma profissão, um conjunto de produções, e etc.

A arte literária pode ser considerada a partir da leitura e da análise de textos verbais, orais ou escritos. Sejam eles ficcionais, sejam verídicos, os textos têm o poder de provocar diferentes efeitos de sentido nos leitores/ouvintes: alegria, tristeza, diversão, emoção etc.

Esses diferentes objetivos são chamados de funções da literatura. Os estudiosos da área costumam dividir as funções em cinco grupos — catártica, estética, cognitiva, político-social e lúdica.

É importante destacar que o tema mais comum utilizado para produzir uma obra classicista era o antropocentrismo, ou seja, a colocação do homem no centro do universo. O pensamento filosófico e as reflexões eram voltados para a valorização do homem e do seu objetivo no mundo, seu lugar no universo.

O ano de 1189 (ou 1198) é considerado o marco inicial da literatura portuguesa e do movimento do trovadorismo. Essa é a data provável da primeira composição literária conhecida “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga de Guarvaia”. Ela foi escrita pelo trovador Paio Soares da Taveirós e dedicada a dona Maria Pais Ribeiro.