Qual foi a oração que Neemias fez?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

11 Ah, Senhor, estejam pois atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que desejam atemer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. Então era eu copeiro do rei.

Neemias pede permissão ao Rei para ir à Jerusalém reconstruir os muros da cidade. Certamente, foi pela graça de Deus, que o Rei o permite ir. Ele vai, e reconstrói os muros, trazendo alento e nova esperança aos Israelitas.

Um intercessor ora e age. Neemias orou, jejuou, lamentou e chorou por 120 dias. Ele colocou essa causa diante de Deus, mas também colocou a mesma causa diante do rei.

Neemias nos ensina a lutar pelo evangelho
Ao pensarmos em como aplicar Neemias aos nossos dias, devemos nos lembrar que fortalecer Jerusalém – com o Templo e o povo de Deus dentro – estabeleceu o testemunho de Deus em meio a um deserto de adoração pagã. E assim, Neemias nos ensina a lutar pelo evangelho.

Leia mais em=A História de Neemias – Lições de um Reavivamento Bíblico ! "Uma das palavras-chave desse encontro de reavivamento é entender, que aparece seis vezes (8:2, 3, 7, 8, 9, 12) ao longo do capítulo. Homens e mulheres, jovens e idosos entenderam que sua vida não estava em harmonia com a Palavra de Deus.

O livro de Neemias registra um período importante na história judaica, que incluiu a reconstrução da cidade de Jerusalém e a reedificação da vida espiritual dos judeus que tinham voltado do cativeiro. Quando os israelitas voltaram para Jerusalém após a longa escravidão na Babilônia, encontraram sua cidade em ruínas.

Temos que aprender com Neemias a levantar nossa vida das ruínas, principalmente pagando um preço por meio da oração e do jejum. Como Neemias, precisamos focar nossos pensamentos na grandeza de Deus, reconhecendo sua soberania e majestade.

Em Neemias 1, somos lembrados da importância de nos preocuparmos com as necessidades dos outros e de buscarmos a Deus em oração diante das dificuldades que enfrentamos. Neemias foi um exemplo de liderança cristã que se preocupava com o bem-estar do povo judeu e com a cidade de Jerusalém.

Ao estudarmos Neemias 2, somos levados a refletir sobre a importância de se ter um coração comprometido com Deus e de se buscar Sua orientação em todos os momentos de nossas vidas. A atitude de Neemias em orar antes de falar com o rei e em reconhecer que a mão de Deus estava sobre ele é um exemplo para todos nós.

Edificar um muro espiritual significa cercar a casa com a bênção de Deus por todos os lados, desde as portas até o lugar mais interno do lar, em cada detalhe de nossa intimidade e vida pessoal (Deuteronômio 6.6-12).

1:3-20 Depois fez jejum das delícias, sem “nada desejável, nem carne, nem vinho”, durante 3 semanas (Dn 10:2,3). Neemias jejuou por alguns dias, orando e lamentando pelo sofrimento do povo (Ne 1:4).

Qual foi a resposta do rei Artaxerxes ao pedido de Neemias? (Ver Neemias 2:6–8. O rei concedeu permissão para que Neemias fosse, forneceu-lhe guardas e uma escolta para sua segurança, além de autorizálo a usar a madeira das florestas para reconstruir os muros da cidade.)

Ao lermos Neemias 3, podemos ver a importância da organização e cooperação para alcançar objetivos comuns. O povo de Jerusalém trabalhou juntos, cada um com sua função específica, para reconstruir o muro da cidade. Eles colocaram suas diferenças de lado e se uniram para proteger sua cidade e preservar sua cultura.

Neemias se importou com essa situação, como um bom líder. Líderes são sensíveis à situação que os rodeia. Sendo assim, Deus se importa e por isso busca pessoas que também tenham essa capacidade de se preocupar com os problemas dos outros. A Deus lhe preocupava a situação de seu povo.

A reconstrução dos muros de Jerusalém foi um milagre
Então não raramente, quando uma cidade era conquistada tão logo seus portões eram retirados, e seus muros, derrubados. Isso significa que a reconstrução dos muros de Jerusalém podia ser interpretada como uma ameaça ao domínio central da Pérsia.

As muralhas de Jerusalém, que foram originalmente construídas para proteger a cidade contra a entrada de inimigos, servem hoje como atração turística pois perderam a capacidade defensiva.

Neemias: Significa “aquele que Deus consola”, “confortado por Deus”. Tem origem no hebraico Nehemmiah, a partir da união da raiz n-h-m, que quer dizer “ele consolou, ele confortou”, mais o elemento Yah “Deus, Jeová, Senhor”.

17 Então eu lhes disse: Vejam a situação terrível em que estamos: Jerusalém está em ruínas, e suas portas foram destruídas pelo fogo. Venham, vamos reconstruir os muros de Jerusalém, para que não fiquemos mais nesta situação humilhante.