Qual foi a oração ensinada por Jesus?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Jesus disse que precisamos orar com sinceridade pelas coisas de que necessitamos. O Salvador fez uma oração para mostrar aos discípulos como deveriam orar. Ele começou dizendo: “Pai nosso, que estás no céu…” Jesus louvou o Pai Celestial e pediu-Lhe ajuda. No final da oração, disse “amém”.

A pedido de Seus discípulos, Jesus ensina a oração do Pai-Nosso.

O Senhor nos aconselhou e mesmo ordenou: “Portanto, vós orareis assim:” (Mt. 6:9). Prestem atenção, em sua mente e em seu coração, na maneira pela qual Ele deu início à notável oração: “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso que estás nos céus ( … )”.

Jesus ensinou que, se possível, devemos orar num local onde possamos ficar sozinhos. Disse também que algumas pessoas repetem várias vezes as mesmas palavras quando oram. Elas não prestam atenção no que estão dizendo. Jesus disse que precisamos orar com sinceridade pelas coisas de que necessitamos.

Fale com o coração e compartilhe suas esperanças e desejos, bem como suas preocupações e problemas. Você pode pedir-Lhe ajuda, orientação, perdão ou cura. Confie a Ele tudo o que está em sua mente, reconhecendo que a sabedoria e o tempo Dele são maiores do que os seus. Você pode perguntar o que Ele quer que você faça.

Jesus instigava uma resposta do interior das pessoas para a retidão e obediência ao Pai, fazendo uso de impressão e expressão (Mt 4,19-20; 7,20). Jesus usou a si mesmo para impressionar e motivar seus seguidores a agir e obedecer. Ele era o primário e completo exemplo.

O Salvador ensinou as verdades do evangelho, ressaltando os primeiros princípios e ordenanças: fé, arrependimento, batismo e dom do Espírito Santo. Ele ensinou-nos a amar e a servir uns aos outros. Ensinou sobre o sacerdócio, os convênios, as ordenanças e tudo o que precisamos fazer e ser para achegarmo-nos a Ele.

Orar é fazer uma oração de maneira espontânea, improvisando as falas. Rezar é fazer uma oração já existente, repetindo uma prece pronta. Importante: existe a oração do Pai Nosso, mas a pessoa reza o Pai Nosso.

Existem diversas versões e traduções do Pai-Nosso.
Na Igreja Católica, usa-se a segunda pessoa do plural (vós) e a expressão "perdoai nossas ofensas". Já no protestantismo, reza-se utilizando a segunda pessoa do singular (tu) e a expressão "perdoai nossas dívidas".

A princípio, Gounod nomeou a obra de Meditação e dedicou à sua namorada. Para ser mais justo, o correto é dizer que a primeira versão de Ave Maria foi criada por Gounod e Bach.

"Meu Senhor, quero te louvar e agradecer pela vida dos meus filhos. Eles representam para mim a manifestação do teu amor em nosso lar. É uma grande responsabilidade prepará-los para a vida, por isso, dá-me recursos e sabedoria para fazer o melhor. Que eu possa amá-los, compreendê-los, ensinar-lhes o caminho certo.

Como a Bíblia teve muitas traduções, há divergências sobre qual a melhor forma da oração. Portanto, o Pai Nosso não é universal, ao menos como prece, nem dentro do cristianismo. A Bíblia é dividida em dois grandes conjuntos de livros: o Antigo e o Novo Testamento.

A oração é uma conversa com Deus onde colocamos todas as nossas preocupações, desejos e agradecimentos diante dele. Não importa se juntamos as mãos ou as erguemos aos céus, se de olhos fechados ou abertos: somos convidados a orar a Deus. Mas será que Deus sempre ouve? Sim, podemos afirmar com certeza!

O próprio Apostolo Paulo nos alertou em 1Tessalonicenses: 5:17, quanto o viver no espirito de oração, quando ele diz nesse versículo: Orai sem cessar. Ou seja, estarmos orando constantemente, diariamente vivendo no espirito de oração.

Comece a orar
Antes de começar, encontre um lugar tranquilo onde se sinta confortável. Uma boa maneira de começar é dirigir-se a Deus chamando-o pelo seu nome. Pode dizer “Amado Deus”, “Amado Pai Celestial”, “Nosso Pai que estás nos céus”, ou simplesmente “Deus”.

A oração também tem como objetivo o exercício da fé, pois reconhecemos sua glória e poder. Quando dizemos seja feita tua vontade estamos negando nossas paixões e reconhecendo que o Senhor tem poder sobre nossas vidas.

Devemos Orar Quando Jejuamos
A oração é uma parte necessária do jejum. Nas escrituras, as referências ao jejum mencionam sempre a oração. Nosso jejum deve sempre ser acompanhado de oração sincera, e também devemos iniciar e encerrar o jejum com uma oração.