Qual foi a oração de Raquel?

Perguntado por: eapolinario . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 4 votos

Confiante, a jovem suplicará por uma criança em seu útero: “Se o Senhor pode realmente me ouvir, me permite ter um filho”, disparará a jararaca na novela bíblica da Record.

Deus permitiu a trapaça de Labão assim como a trapaça de primogenitura de Jacó. Deus permitiu porque era Lia que Ele tinha escolhido, não Raquel. - A que chamou atenção de Deus: Deus viu o desprezo que Lia passava e abriu a sua madre (Gn 29:31). Enquanto não fez o mesmo por Raquel que também era estéril.

Raquel (Thaís Melchior) se desesperará com um problema de fertilidade em Gênesis. A segunda mulher de Jacó (Miguel Coelho) conversará com Bila (Allana Lopes) sobre sua frustração por não dar um filho ao amado. "Por que não consigo engravidar?", lamentará a megera na novela bíblica da Record.

Jacó deu de beber aos rebanhos da prima, beijou-a e então chorou. Por que ele chorou depois de beijá-la? Parece que uma coisa não tem a ver com a outra. O mais lógico seria ficar alegre.

Raquel era persistente
Essa qualidade de Raquel em ser persistente, fez ela continuar acreditando em um milagre. Raquel teve seus momentos, assim como Sara, tentando achar uma solução para sua esterilidade, dando sua serva Bila como esposa ao seu esposo, para que através daquela relação, fosse lhe concebido um filho.

Sonhadora, imaginativa e intuitiva. Sensível, por isso frágil e independente. Tendência para se acomodar. Muito ligada às recordações de infância.

Cassiane é primeira pastora da Assembléia de Deus.

Concluindo, o choro de Raquel representa as lágrimas das mães judias que choram pelos filhos que não existem mais, seja no tempo de Jeremias que no tempo da vinda de Cristo.

A história de Lia ensina que Deus sempre vê nossas aflições e nos ajuda a passar por cada uma delas, honrando, dando alegria e força. Lia não desistiu. Ela enfrentou tudo aquilo porque amava seu marido. Raquel morre antes dela (Gênesis 35:19) e Deus lhe dá mais essa vantagem: viver mais tempo ao lado de seu amado.

Jacó concordou com a proposta de Labão e, passando a semana de festejos decorrentes do casamento com Lia, Jacó teve Raquel por esposa, e continuou servindo Labão por mais sete anos (Gn 29:27-30).

20 Então Jacó trabalhou sete anos por Raquel, mas lhe pareceram poucos dias, pelo tanto que a amava. 21 Então disse Jacó a Labão: "Entregue-me a minha mulher. Cumpri o prazo previsto e quero deitar-me com ela".

Gênesis 29:18-30 ARA
Jacó amava a Raquel e disse: Sete anos te servirei por tua filha mais moça, Raquel. Respondeu Labão: Melhor é que eu ta dê, em vez de dá-la a outro homem; fica, pois, comigo. Assim, por amor a Raquel, serviu Jacó sete anos; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava.

Orou e orou, por 20 longos anos, até que sua esposa concebeu. Ele viu o Deus que provê, agir.

Os Terafins ¹, ou ídolos do lar eram imagens de ídolos que eram carregados como amuletos para cura e prosperidade. Este ídolo acompanhava as famílias por gerações e representava as terras da família como um protetor espiritual. Quem detivesse o ídolo da família teria direito à maior parte da herança.