Qual foi a oração de Jó?

Perguntado por: dalvim . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

8 Tomai, pois, sete bezerros e sete carneiros, e ide ao meu servo , e oferecei holocaustos por vós, e o meu servo aorará por vós, porque deveras a ele aceitarei, para que não vos trate conforme a vossa loucura; porque vós não falastes de mim o que era reto, como o meu servo .

teve uma das maiores decepções financeira, ele dorme milionário e acorda pobre, com notícias das piores que um pai de família pode receber. Seus filhos morrem em um desastre, seu gado morre em outro. Seus pés não sabiam mais onde repousar. Os servos de Jó foram mortos ao fio da espada.

O livro também exorta os fiéis a olharem além das tribulações desta vida em direção à gloriosa Ressurreição possibilitada pelo Salvador, pois Jó testificou corajosamente: “Porque eu sei que o meu Redentor vive, e (…) em minha carne verei a Deus” (Jó 19:25–26).

A síndrome de ou hiperimunoglobulinemia E é uma rara condição de imunodeficiência, sem etiologia definida, caracterizada por infecções de repetição dos tratos respiratórios superior e inferior e da pele associadas a níveis elevados de imunoglobulina E, eosinofilia e alterações faciais peculiares.

O meu servo orará por vós; porque dele aceitarei a intercessão, para que eu não vos trate segundo a vossa loucura.” E, no entanto, ao mesmo tempo, Deus só abençoou depois que ele orou por seus amigos. Ele tinha que perdoar aqueles que o haviam acusado. tinha que lhes dar a graça que eles não quiseram lhe dar.

Jó 38. Deus pergunta a Jó onde ele estava quando foram estabelecidos os fundamentos da Terra, quando as estrelas da manhã cantavam juntas e quando todos os filhos de Deus bradavam de alegria — Os fenômenos da natureza mostram a grandiosidade de Deus e a fraqueza do homem.

Quando Jó disse que se abominava em Jó 42:6, ele estava expressando de forma poética que se arrependia de suas atitudes orgulhosas do passado. Esse remorso é parte importante do arrependimento e crescimento para que nos tornemos mais semelhantes a Deus.

Os 400 anos do Período Interbíblico caracterizam-se pela cessação da revelação bíblica, pelo silêncio profundo em que Deus permaneceu em relação ao seu povo, pois durante esse tempo nenhum profeta se levantou em nome de Deus.

A inanição de Deus, seu indiferentismo, fere a racionalidade de Jó, para não dizer da sua fé. Sua “apatia” é causadora dos tormentos de Jó.

Jó 33. Eliú diz: Maior é Deus do que o homem, Ele fala ao homem em sonhos e visões, resgata os que foram lançados na cova, salva-lhes a alma e dá-lhes vida. 1 Assim, na verdade, ó Jó, ouve as minhas razões, e dá ouvidos a todas as minhas palavras.

Deus fala de várias maneiras, porém nós não lhe damos atenção. De noite, na cama, quando dormimos um sono profundo, ele fala por meio de sonhos ou de visões. Deus fala aos nossos ouvidos, e os seus avisos nos enchem de medo.

expressão Comportamento que faz suportar com resignação os maiores sofrimentos, injúrias e injustiças; em referência ao personagem bíblico Jó, que passou por provações e sofrimentos, mantendo-se fiel à sua fé.

A Bíblia nos mostra que os gigantes da fé também ficaram deprimidos, a exemplo de Jeremias, Elias, Jó, Jonas, Paulo e o próprio Jesus. Portanto, cristãos também podem ser atingidos por essa doença. Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal.

2 E nasceram-lhe sete filhos e três filhas. 3 E era o seu gado sete mil ovelhas, e três mil camelos, e quinhentas juntas de bois, e quinhentas jumentas; era também muitíssima a gente a seu serviço, de maneira que era esse homem maior do que todos os do oriente.

O sofrimento de Jó durou alguns meses, segundo pode-se interpretar na Bíblia Sagrada. Ele ocorreu em algumas fases, sendo que durante a primeira ( 1:13-19) todos os fatos aparentam ter ocorrido no mesmo dia. Em 1:13-19 ocorre a morte de seus filhos, de animais e diversas perdas.

Jó 41. O Senhor dá mostra de Seu poder no leviatã — Todas as coisas debaixo de todo o céu são do Senhor. 1 Poderás tirar com anzol o aleviatã? ou ligarás a sua língua com a corda?

Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra.

Jó 32. Eliú, irado, responde a Jó e a seus três amigos — Eliú diz: Há um espírito no homem, e a inspiração do Todo-Poderoso os faz entender — Ele também diz que os grandes homens nem sempre são sábios. 1 Então aqueles três homens cessaram de responder a Jó; porque ele era justo aos seus próprios olhos.

Em Jó 1 vemos a descrição de um dos santos mais notáveis da Bíblia: Jó, que é descrito pelo texto sagrado como um homem sincero, reto e temente a Deus e que se desviava do mal. Além de ser um homem fiel a Deus, Jó era o homem mais rico do Oriente na época, era um magnata da agricultura e do transporte.

Ao contrário disso, Ele faz a Jó 70 perguntas: “[...] onde estavas tu quando eu lançava os fundamentos da Terra? [...]