Qual foi a oração de Ester?

Perguntado por: oornelas9 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Ela orou ao Senhor, o Deus de Israel, dizendo: 28[11] «Ó meu Senhor, nosso Rei, tu és o único Deus. Salva-me, pois estou sozinha; tu és a minha única ajuda e estou prestes a arriscar a minha vida.

O livro de Ester traz um exemplo excelente do poder e da influência para o bem que uma pessoa pode exercer. Na condição de judia exilada na Pérsia, Ester chegou à alta posição de rainha da Pérsia e depois se viu diante da possibilidade de ser executada juntamente com o restante de seu povo.

O jejum de Ester foi um jejum de três dias que Ester e todos os judeus da cidade de Susã realizaram. Ela fez esse jejum para se preparar para salvar seu povo. Ester corria risco de vida mas, se não fizesse nada, todo seu povo iria morrer.

A oração de Ester
Ela orou ao Senhor, o Deus de Israel, dizendo: 28[11] «Ó meu Senhor, nosso Rei, tu és o único Deus. Salva-me, pois estou sozinha; tu és a minha única ajuda e estou prestes a arriscar a minha vida.

O que deveriam fazer? Mardoqueu disse que Ester deveria falar com o rei e pedir que ele salvasse a vida do povo judeu. Disse que Ester tinha uma missão especial a cumprir. Talvez ela tivesse sido escolhida como rainha a fim de salvar o povo que acreditava em Jeová.

Significa estrela. Indica uma pessoa cativante, charmosa e sensual.

Ester 8. Mardoqueu recebe honras e torna-se encarregado da casa de Hamã — Assuero emite um decreto para preservar os judeus. 1 Naquele mesmo dia deu o rei Assuero à rainha Ester a casa de Hamã, inimigo dos judeus; e Mardoqueu foi perante o rei, porque Ester tinha declarado aquem ele era.

A partir das diversas variações do nome Ester, a tradução literal é estrela, fazendo referência ao astro que ilumina os céus junto do astro mãe, a lua.

Como vimos, Ester foi escolhida porque era a mais bela de todas as mulheres do reino. Seguramente, era uma mulher ornada de joias, sempre expressando beleza para servir e dar-se ao rei, o seu esposo.

Mesmo depois de ser coroada rainha da Pérsia, Ester permaneceu fiel ao seu primo Mordecai, fiel ao seu Deus e leal às suas origens e seu povo. Embora fosse a mulher mais poderosa do reino, permaneceu obediente, honrando as pessoas que amava, sem deixar que o poder e a glória mudassem sua conduta e comportamento.

Sua atitude era amigável e ela se dava bem com outras pessoas. Havia muitas mulheres bonitas competindo pelo lugar de rainha mas foi a atitude de Ester que a destacou de todas as outras. De nada vale ser bonito por fora se você não é bonito por dentro (1 Pedro 3:3-4).

Mardoqueu, porém, novamente mandou avisar Ester do perigo que corriam. Ester, temendo pela morte de seu pai e sua gente, jejuou, rezou e pediu a Deus a graça de conseguir o favor do rei para salvar seu povo. E assim aconteceu: Ester denunciou Amã e o rei foi favorável ao povo judeu, livrando-o de um fim trágico.

Podemos fazê-lo ajoelhando-nos à mesa ao terminarmos a refeição com a qual começaremos o jejum. Essa oração deve ser algo natural—falamos com o Pai Celestial sobre o objetivo de nosso jejum e solicitamos Sua ajuda para atingirmos nossas metas. Da mesma forma, terminemos nossos jejuns com uma oração.

A oração é uma parte necessária do jejum. Nas escrituras, as referências ao jejum mencionam sempre a oração. Nosso jejum deve sempre ser acompanhado de oração sincera, e também devemos iniciar e encerrar o jejum com uma oração.

Ester, suas criadas, Mardoqueu e todos os judeus de Susã passaram três dias sem comer nem beber nada (Ester 4:15-17). O jejum de Ester foi um jejum mais radical, que só deve ser feito, no máximo, por três dias. Ficar mais tempo sem comer nem beber é muito perigoso para a saúde.

Apesar de sua formosura, Ester precisou submeter-se a um tratamento de óleo de mirra por seis meses. A mirra é uma planta medicinal, cujo óleo era usado para ungir o corpo dos mortos, portanto, simboliza morte. Nos seis meses seguintes, Ester foi tratada com especiarias, perfumes e unguentos.