Qual foi a oração de Elias?

Perguntado por: rsantos . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, fique, hoje, sabido que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo e que, segundo a tua palavra, fiz todas estas coisas” (1 Reis 18.36).

Elias foi um dos grandes profetas de Deus. A Bíblia registra no livro de 1Reis que Elias orou pedindo que não chovesse e, por três anos e meio, não choveu. A fé e a confiança de Elias em Deus era tanta, que ele sabia que Deus o ouviria e traria a seca para ensinar ao povo a vontade dele.

Firme na fé, Elias pediu ao ajudante que retornasse ao topo do Monte e ficasse observando. A chuva haveria de descer. O moço fez isso por sete vezes.

Então disse Elias: Volta lá sete vezes.

Elias falou com o Senhor e houve um vento, um grande vento, mas o Senhor não estava no vento. Houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto. Houve um fogo, mas o Senhor não estava no fogo. E depois do fogo, uma voz mansa e delicada, que descrevo como os sussurros do Espírito”.

Elias se retira para orar (1Rs 18.42) Dois detalhes nos chamam a atenção na oração do profeta do Senhor. Enquanto o rei Acabe comeu e expressou a sua alegria, Elias subiu para o topo do monte Carmelo (1 Rs 18.42).

Ele possuía as chaves do poder selador do sacerdócio pelas quais as ordenanças de salvação se tornam válidas na Terra e no céu. Elias desempenhou um papel determinante na restauração das chaves do sacerdócio nos tempos do Novo Testamento e em nossa dispensação dos últimos dias.

Sentado embaixo de uma árvore, Elias orou a Deus dizendo: “'Já basta, Senhor', disse ele. 'Tira minha vida, pois não sou melhor que meus antepassados que já morreram'” (1 Rs 19.4). Mais importante do que o medo, aqui, é a frustração que Elias sentiu.

(I Crônicas 4.9-10) Jabes foi o homem mais respeitado de sua família. Sua mãe lhe deu o nome de Jabes, dizendo: "Com muitas dores o dei à luz". Jabes orou ao Deus de Israel: "Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras.

13 E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Não está isto escrito no livro de Jasar? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro.

Deus disse a Elias que procurasse uma mulher na cidade e que ela lhe daria alimento. Elias encontrou a mulher pegando madeira para fazer uma fogueira. Elias pediu a ela algo para comer. A mulher respondeu que tinha só um pouco de farinha e azeite para alimentar a si mesma e o filho.

Elias contou com o Anjo enviado por Deus para ser seu ouvido, dando o que ele precisava naquele momento: água e alimento.

O que podemos aprender com isso:
Nós não podemos ter a arrogância de querer ditar para Deus como é que Ele vai fazer a Obra na nossa vida. Não é sempre do jeito que a gente quer. Mas Deus sabe de tudo, de todas as coisas. Então, você não pode ficar pensando só em você (…)

Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal. Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.

Ele orou fervorosamente, rogando para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio. 18Então, fez outra oração, e os céus derramaram suas chuvas e a terra produziu seus frutos.

A Bíblia apresenta alguns exemplos de jejum por 40 dias (Moisés em Êxodo 34:28, Elias em 1 Reis 19:8 e Jesus em Lucas 4:2).