Qual foi a obra mais importante do Renascimento?

Perguntado por: lsilveira . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 17 votos

Mona Lisa

1. Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Mona Lisa (La Gioconda, no original) é uma pintura feita em tinta a óleo sobre madeira, datada de 1503. Seu autor é Leonardo da Vinci (1452-1519), um dos grandes nomes do renascimento.

O humanismo foi uma das características do Renascimento de maior destaque. De maneira geral, ele representa a valorização do ser humano e a sua condição acima de tudo, logo, a teoria está relacionada com a compaixão, a generosidade, e a preocupação em valorizar os atributos humanos.

A Mona Lisa é uma das mais famosas obra de arte do mundo. Ganhou destaque mundial por ter sido criada por uma importante figura história, Leonardo da Vinci, bem como por suas características, tanto no que diz respeito às concepções estéticas como ao conteúdo.

O italiano Leonardo da Vinci (1452 – 1519) foi pintor, engenheiro, inventor e escultor desse movimento.

Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Pietá, de Michelangelo. A última ceia, de Leonardo da Vinci. O homem vitruviano, de Leonardo da Vinci.

Ainda em relação ao Cinquecento, esse foi o período em que houve um enfraquecimento do movimento renascentista no final do século XVIII, principalmente, na cidade da Itália. Isto ocorreu devido às grandes descobertas marítimas, do movimento de Contrarreforma e atuação da Inquisição.

O termo Renascimento foi registrado pela primeira vez por Giorgio Vasari no século XVI, um historiador que se empenhou em colocar Florença como a protagonista de todas as inovações mais importantes, e seus escritos exerceram uma influência decisiva sobre a crítica posterior.

O renascimento surge quando os pensadores dos séculos XV e XVI, retomam o conhecimento dos greco-romanos, que renasce na passagem da Idade Média para a Moderna, daí o nome do período que faz referência ao renascer da racionalidade, do humanismo e do antropocentrismo dos antigos.

O retrato de Mona Lisa propicia a análise de elementos históricos relativos ao Renascimento. Um elemento fundamental para a pintura é o uso de tintas mais sofisticadas como a tinta a óleo, a qual remete à época das relações comerciais entre os europeus e os povos árabes.

A pintura renascentista inovou com a descoberta da perspectiva, que permite abordar o espaço e a luz de maneira realista. Além disso, a nova técnica da pintura a óleo possibilitou novas associações e graduações da cor.

Os estudiosos da Renascença reconhecem nele talvez a figura mais significativa de seu tempo. Foi o que se pode chamar de gênio, dedicando-se aos estudos em diversos campos da arte e do conhecimento em uma época em que ocorriam intensas transformações que guiavam o mundo rumo à modernidade.

Leonardo da Vinci

Os principais artistas renascentistas italianos foram Leonardo da Vinci (1452-1519), Michelangelo Buonarroti (1475-1564) e Rafael Sanzio (1483-1520). Leonardo da Vinci não foi somente representante das artes plásticas (pintor e escultor), mas também estudou música, arquitetura, engenharia, foi inventor e filósofo.

  • Leonardo da Vinci
  • Michelangelo
  • Rafael
  • Donatello
  • Sandro Botticelli
  • Caravaggio

As características do renascimento são o humanismo, racionalismo, individualismo, antropocentrismo, cientificismo, universalismo e a arte da Antiguidade Clássica. Foi um movimento artístico e filosófico que despontou na Itália no século XV.