Qual foi a obra mais importante do modernismo no Brasil?

Perguntado por: daguiar . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Veja algumas das obras mais conhecidas do modernismo do Brasil:

  • Abaporu - Tarsila do Amaral.
  • O Homem Amarelo - Anita Malfatti.
  • Pierrete - Di Cavalcanti.
  • O Artesão - Vicente do Rego Monteiro.
  • Paisagem da Espanha - John Graz.
  • Operários - Tarsila do Amaral.
  • A Estudante - Anita Malfatti.
  • Amigos (Boêmios) - Di Cavalcanti.

Mário de Andrade

No nosso país, Mário de Andrade foi um dos autores que encabeçaram a primeira geração modernista, com obras verdadeiramente inovadoras como a antologia de contos Paulicéia Desvairada (1922). O seu livro mais famoso, Macunaíma, foi lançado em 1928 e se tornou um importante marco no cânone literário brasileiro.

Entre suas obras mais conhecidas temos A Boba, O Homem Amarelo e A Estudante Russa. Esta última faz parte do acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Poeta, escritor, musicólogo e pioneiro da poesia moderna brasileira.

Os escritores e as obras mais relevantes da primeira geração modernista, foram: Mario de Andrade (1893-1945) - Obras: Paulicéia Desvairada (1922), Amar, Verbo Intransitivo (1927) e Macunaíma (1928).

No Brasil, ele é dividido em três fases distintas, que, juntas, englobam o período de 1922 a 1978. Conta com autores como Oswald de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos, Ferreira Gullar e Clarice Lispector. Já em Portugal, o maior nome do modernismo é Fernando Pessoa.

O que Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Vinicius de Moraes, Érico Veríssimo e Guimarães Rosa têm em comum? Eles são alguns dentre os principais autores do Modernismo. Isso porque esse movimento teve três fases distintas, com suas características e obras próprias.

PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS DO PRÉ-MODERNISMO

  • EUCLIDES DA CUNHA – OS SERTÕES.
  • LIMA BARRETO – TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA.
  • MONTEIRO LOBATO – URUPÊS / CIDADES MORTAS.
  • AUGUSTO DOS ANJOS – EU.

Fernando Pessoa(1888-1935): sendo o mais influente, é também a principal personalidade do modernismo em Portugal. Escreveu "Mensagem" e criou os heterônimos Alberto Caeiro ("Pastor Amoroso", "Poemas Inconjuntos"), Ricardo Reis ("Prefiro Rosas", "Breve o Dia") e Álvaro de Campos ("Ode Marítima", "Tabacaria");

Surgido em um momento de insatisfação política, o Modernismo no Brasil foi desencadeado a partir de influências das tendências artísticas das vanguardas europeias.

A liberdade é a característica principal do movimento modernista em suas mais diferentes manifestações artísticas, tanto no Brasil, como na Europa. No continente europeu, o Modernismo foi um conjunto de tendências artísticas que excediam a liberdade criadora e o rompimento com o passado.

Abaporu (1928)
Pintado por Tarsila do Amaral em 1928, o Abaporu é atualmente a obra mais famosa e valiosa do Brasil, avaliada em cerca de R$ 30 milhões.

A Semana de Arte Moderna aconteceu entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922. Música, poesia, pintura, dança, entre outros foram apresentados durante o período. Apesar de inspirações europeias, a proposta foi explorar a brasilidade e valorizar o território nacional como berço de inspiração cultural.

8 principais pintores brasileiros (e sua obra)

  1. Anita Malfatti (1889-1964) Compartilhar. ...
  2. Cândido Portinari (1903-1962) Compartilhar. ...
  3. Tarsila do Amaral (1886-1973) Compartilhar. ...
  4. Di Cavalcanti (1897-1976) Compartilhar. ...
  5. Alfredo Volpi (1896-1988) ...
  6. Vicente do Rego Monteiro (1899-1970) ...
  7. Romero Britto (1963) ...
  8. Beatriz Milhazes (1960)

Considerada o principal marco da arte moderna no Brasil, a Semana de 22 foi a primeira a exibir em conjunto e sem pudor as obras da primeira fase do modernismo brasileiro.

Conheça os principais autores do Modernismo no Brasil
Pintura: Candido Portinari, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Lasar Segall, dentre outros. Música: Heitor Villa-Lobos, Alberto Nepomuceno, e Guiomar de Novais.

Triste fim de Policarpo Quaresma

Sua principal obra, o romance Triste fim de Policarpo Quaresma, publicado em 1915, assim como as outras obras do autor, expressa as características fundamentais do pré-modernismo, como o uso de uma linguagem mais popular e a representação de enredos centrados no cotidiano de homens comuns.

Os jovens modernistas da Semana negavam, antes de mais nada, o academicismo nas artes. A essa altura, estavam já influenciados esteticamente por tendências e movimentos como o Cubismo, o Expressionismo e diversas ramificações pós-impressionistas. Até aí, nenhuma novidade nem renovação.

os modernistas rejeitavam as tendências artísticas do século XIX, principalmente o romantismo e o parnasianismo. Cada vez mais popular após as críticas do escritor Monteiro Lobato (que destruiu seus quadros a bengaladas!), Anita Malfatti desfiará todo seu expressionismo em 22 obras. Mário de Andrade é um de seus fãs.

Alvo de muitas críticas, a Semana de Arte Moderna só ganhou sua importância com o passar dos anos, e o seu principal legado foi desprender a arte brasileira da reprodução de padrões europeus, dando início à construção de uma cultura essencialmente nacional.

Primeiro Modernismo
Oswald de Andrade (1890-1954) - obras principais: Memórias sentimentais de João Miramar, 1924 (romance); Manifesto Pau-Brasil, 1925; Poesia Pau-Brasil, 1925; Manifesto Antropófago, 1928; Serafim Ponte Grande, 1933 (romance); O rei da vela, 1937 (teatro).

Primeira fase do modernismo – geração de 22
Inicia com a semana da arte moderna, conhecida também por Fase heróica. Busca um compromisso mais sólido dos artistas com a renovação estética e tem como intuito chocar. Por este motivo, a linguagem literária cria um rompimento com a tradicional.