Qual foi a morte de Garrincha?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

Após uma série de problemas financeiros e conjugais, Garrincha faleceu aos 49 anos em 20 de janeiro de 1983, vítima de cirrose hepática, em coma alcoólico no Rio de Janeiro. Ele havia sido hospitalizado oito vezes no ano anterior e, na época de sua morte, ele estava arruinado, física e mentalmente.

Mané Garrincha tinha o joelho direito valgo, mas devido a questões ligadas à saúde pública do Brasil de sua época, e não ao futebol. Ele nasceu com uma má formação congênita, em uma família humilde, quando não havia um sistema público de saúde universal como é o SUS hoje em dia.

LANCE! Morreu nesta quinta-feira a cantora Elza Soares, aos 91 anos. A artista construiu uma respeitável trajetória na cultura brasileira e foi casada com o craque Garrincha, que morreu também em um dia 20 de janeiro, no ano de 1983, há exatos 39 anos.

Garrincha teve 14 filhos com seis mulheres diferentes. Maria Cecília é filha do primeiro casamento, com Nair Marques, namorada de adolescência dos tempos de Pau Grande, distrito de Magé, na região metropolitana do Rio.

Mais uma vítima da Covid, o cantor Agnaldo Timóteo pagou o velório de Garrincha em 1983.

Botafoguense roxo, Agnaldo Timóteo pagou enterro de Garrincha e ajudou base.

Origem do velório
Acima de tudo, isso era feito para garantir que o suposto morto não acordaria durante o período de pelo menos 24h nem fosse enterrado vivo. Além disso, como na época não existia eletricidade, as pessoas utilizavam velas para iluminar o ambiente e continuar vigiando o corpo.

Santos Futebol Clube

Local de nasc. Pelé começou a jogar pelo Santos Futebol Clube aos quinze anos de idade, e pela Seleção Brasileira aos dezesseis. Durante sua carreira na Amarelinha, sagrou-se campeão de três edições da Copa do Mundo FIFA: 1958, 1962 e 1970, sendo o único a fazê-lo como jogador.

O pentacampeão mundial aproveitou o momento para falar sobre a ausência de ex-jogadores no enterro de Pelé, morto no dia 29 de dezembro de 2022. Diversos craques do futebol brasileiro, como Kaka, Rivaldo, Ronaldo e Marcos, não foram ao velório do Rei, que teve duração de 24 horas na Vila Belmiro.

"O Anjo de Pernas Tortas". Assim era reconhecido Manoel Francisco dos Santos, ou, como chamado mundialmente, Mané Garrincha. Este apelido foi dado por conta de um desequilíbrio de seis centímetros de diferença de comprimento entre as pernas.

49 anos (1933–1983)

  • Manuel Garrincha dos Santos Júnior
  • João Carlos Soares

A relação entre a cantora e o jogador, porém, não foi um conto de fadas. Pelo contrário. Quando se conheceram, durante a Copa do Mundo no Chile, em 1962, quando Elza se apresentou representando o Brasil, Garrincha ainda era casado.

Aos 63 anos, Rosângela dos Santos é a filha de Garrincha que leva uma vida mais próxima dos holofotes. Mas ela nunca chegou a conhecer o pai — o parentesco foi reconhecido de maneira póstuma, através de um exame de DNA. Desde 2017, ela é ativa na busca dos restos mortais do pai.

Destes, Garrinchinha e Gilson morreram. O primeiro, fruto de seu casamento com o ex-jogador Manoel Garrincha, morreu aos 9 anos, em 1986, em um acidente de carro. Gilson morreu aos 59 anos, em 2015.

No futebol de clubes, o Santos do Rei e o Botafogo do Anjo das Pernas Tortas travaram duelos épicos, mas foi o desempenho de Garrincha na Copa do Mundo de 1962, conduzindo um Brasil sem um lesionado Pelé rumo ao bicampeonato, que motivou as comparações sobre quem era o maior.

De acordo com ela, seu ex-marido Garrincha, com quem foi casada durante 16 anos, era torcedor do Flamengo. Segundo Elza Soares, Garrincha torcia para o Rubro-Negro.

Em 1963, Garrincha começou a declinar na carreira. Uma lesão mal curada no joelho e os problemas com o álcool começaram a interferir diretamente nas suas performances. Em 1966, deixou o Botafogo e nunca mais jogou em alto nível. Passou por Corinthians, Flamengo e Vasco, mas sem nenhum protagonismo, longe disso.

Ruy escreveu biografias como a de Nelson Rodrigues, Carmen Miranda e Garrincha. O jornalista vai ocupar a vaga número 13, que era de Sérgio Paulo Rouanet. O ESCRITOR E JORNALISTA RUY CASTRO FOI ELEITO PARA A ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS.

Na história do Ballon d'Or, seis brasileiros foram premiados: Pelé (1959-1964 e 1970), Garrincha (1962 - após revisão da revista), Romário (1994 - após revisão da revista), Ronaldo (1997 e 2002), Rivaldo (1999), Ronaldinho (2005) e Kaká (2007).

Mané Garrincha completaria 89 anos nesta terça-feira caso estivesse vivo.