Qual foi a máquina que se tornou um marco da Revolução Industrial?

Perguntado por: ribrahim . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

máquina a vapor

O início da Revolução Industrial ocorreu pelo desenvolvimento da máquina a vapor, que aproveita o vapor da água aquecida pelo carvão para produzir energia e revertê-la em força para mover as máquinas.

Na Inglaterra, a primeira indústria a utilizar máquinas – ou seja, a se mecanizar – foi a de tecidos de algodão.

a máquina a vapor, cujo uso na indústria de tecido, nas usinas de carvão mineral, na industrialização do ferro, nas embarcações (navios a vapor), nas estradas de ferro (locomotiva a vapor), entre outras, representou uma revolução no transporte de passageiros e cargas.

O desenvolvimento da máquina a vapor é considerado como o ponto de partida da Revolução Industrial. Causou profundas transformações no modo de produção e também nas relações entre patrão e trabalhador.

Bastilha, o marco inicial da Revolução Francesa!

O estopim que espalhou o ímpeto revolucionário pela França foi a Queda da Bastilha, que aconteceu em 14 de julho de 1789. Ao longo da revolução, a França viveu as seguintes fases: Assembleia Nacional Constituinte, Assembleia Legislativa, Convenção Nacional e Diretório.

carvão mineral

O carvão mineral é a principal fonte de energia associada à Primeira Revolução Industrial.

Primeira Revolução Industrial (1750 a 1850): as principais invenções foram a máquina de fiar, o tear mecânico e a máquina a vapor.

A máquina a vapor foi o primeiro equipamento capaz de aproveitar de forma eficiente, a energia acumulada nos combustíveis para gerar movimento. Ela foi considerada revolução, por não depender de outras forças ou condições climáticas, como moinhos de vento para gerar energia de trabalho.

Em 1698, mais de mil anos após a máquina de Heron, surgiu a primeira máquina a vapor de interesse industrial, elaborada por Thomas Savery, um engenheiro militar inglês. Essa máquina tinha por objetivo retirar água dos poços de minas de carvão, porém poderia explodir devido à utilização de vapor a alta pressão.

Invenções da Segunda Revolução Industrial
invenção da lâmpada incandescente; surgimento e avanço dos meios de transporte (ampliação das ferrovias seguida das invenções do automóvel e do avião); invenção dos meios de comunicação (telégrafo, telefone, televisão e cinema);

A invenção e constante aperfeiçoamento da máquina a vapor permitiu também o aumento da produtividade e custos reduzidos. A velocidade de rotação da máquina a vapor e o baixo custo da energia transformaram esta máquina num engenho de alta rendibilidade, a qual se tornou no símbolo da Revolução Industrial.

Sua principal consequência da Revolução Industrial foi a transição do sistema feudal para o sistema capitalista e a criação do sistema fabril mecanizado. A partir dos avanços tecnológicos da época, fábricas passaram a ter uma complexa substituição do trabalho manual por máquinas.

carvão mineral

Durante a Primeira Revolução Industrial, o carvão mineral e também o carvão vegetal foram a principal fonte de energia para as indústrias. Em 1888, por exemplo, cerca de 97% de toda a energia mundial era proveniente desse combustível.

Características da Segunda Revolução Industrial
Aumento da necessidade de mão de obra mais especializada e qualificada; Fortalecimento da indústria automobilística; e. Surgimento de um método de produção chamado de fordismo.

queda da Bastilha

Um grande marco da Revolução Francesa, a queda da Bastilha aconteceu em 14 de julho de 1789 e representou, também, a queda da monarquia francesa. Na Bastilha ficavam presos aqueles que iam contra os ideais da monarquia, entre eles diversos intelectuais e revolucionários.

A Bastilha era uma prisão localizada em Paris onde ficavam os presos políticos, aqueles considerados inimigos do rei francês. Em 14 de julho de 1789, a Bastilha foi tomada pela população parisiense insatisfeita com a crise socioeconômica que a França atravessava no final do século XIX.