Qual foi a maldição de Rebeca?

Perguntado por: azaganelli . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.2 / 5 3 votos

Rebeca tem 'útero seco' e sofre para dar filho a Isaque em Gênesis.

Rebeca provou que era a pessoa ideal ao oferecer água não só a Eliézer (o servo de Abraão que recebeu a missão de encontrar uma moça em Harã para Isaque), como também aos seus camelos. Afinal, se ela foi gentil e bondosa com quem não conhecia, imagina com quem ama?; veja agora 7 fatos sobre Rebeca!

Aos 40 anos, Isaque se casou com Rebeca, uma mulher escolhida por Deus para ser a sua esposa. Porém, ela era estéril. Seu marido orou com insistência durante 20 anos e recebeu a bênção. Não importa o tempo que temos de orar por algo, a recompensa virá!

O nome Rebeca significa ''mulher que prende os homens com sua grande beleza.'' Isso nos mostra que ela tinha uma aparência única, que chamava a atenção e por isso, se destacava dentre as outras mulheres, mas não somente por fora. Sua beleza interior também era atraente.

Significado Biblico e Cristão do uso do véu :
Segundo a bíblia, o véu significa a honra e a dignidade das mulheres (Cant 4:1), sendo, também, considerado sinal da subordinação da mulher ao marido.

Gênesis 24:60–67—Rebeca é abençoada para ser a mãe de milhões de pessoas. Ela casa-se com Isaque.

Significado: Vem do hebraico Rivqah, que significa laço. Por extensão, “aquela que une”. No Antigo Testamento, é como se chama a esposa de Isaac, mãe do gêmeos Esaú e Jacó.

7. Virtudes de Rebeca. Quando solteira: virgem, disposta, eficiente, bela, hospitaleira, firme, de atitude e corajosa.

Por 20 longos anos Isaque orou por sua amada Rebeca. Ele tinha 40 anos quando se casou e tinha 60 anos quando Rebeca lhe deu filhos gêmeos: Esaú e Jacó.

Lendo a literatura paralela que narram este fato, encontramos a citação que os estudiosos colocam para a idade de Rebeca na época de seu casamento que Rebeca tivesse entre 14 a 16 anos.

Quando Rebeca viu Isaque, desmontou de seu camelo e perguntou ao servo quem era aquele homem. Ele lhe explicou que era Isaque. Então ela tomou seu véu e se cobriu (Gênesis 24:64,65). Conforme o costume da época, a noiva cobria seu rosto do marido até o momento da consumação do casamento.

Após um clipe em que são mostrados momentos felizes de pai e filho, Isaque morre nos braços do herdeiro. "E foram os dias de Isaque cento e oitenta anos. Ele expirou, e morreu, velho e farto de dias e Esaú e Jacó, seus filhos, o sepultaram", ouve-se a voz de Deus.

Em Gênesis, Jacó vira escravo de Labão para se casar com Raquel: 'Sete anos'

Rebeca busca água no poço e segue conforme Eliézer havia mencionado a Deus, confirmando que se trata de quem procura: a futura esposa de Isaque, neta de Naor e Milca! Ele agradece a Deus por tê-lo ajudado, enquanto os homens pedem um abrigo para passar a noite em Harã e, mais uma vez, ela se mostra uma pessoa gentil.

Jacó era o filho favorito de Rebeca
Algumas pessoas sugerem que Rebeca gostava mais de Jacó do que de Esaú, porque Jacó talvez fosse uma pessoa mais pacata e apegada à vida em família; diferentemente de Esaú que talvez fosse uma pessoa mais independente.

Era uma joia suspensa por uma corrente ou grilhão. Na época do ouro, bronze e metal era uma tradição do povo Árabe a noiva usar uma argola no nariz e a pulseira.

A Bíblia não diz que cortar o cabelo, ou deixá-lo comprido seja pecado. Paulo orientou a igreja em Coríntios, que as mulheres tivessem cabelos compridos (1 Coríntios 11:14-15). Caso uma mulher tivesse o cabelo curto, era aconselhável que cobrisse a cabeça (1 Coríntios 11:4-6).