Qual foi a maldição de Canaã?

Perguntado por: ecastro7 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 11 votos

Seguindo a tradição de proferir bênçãos ou maldições aos filhos e descendentes, Noé, irritado com a afronta, amaldiçoou a geração de seu filho a ser serva de seus irmãos. O castigo de Canaan, filho de Cam, foi carregar a marca de um delito que ele não cometeu. Esse tom de denúncia é marcante.

humilhar Noé a ele e seus descendentes!

Antiga região entre o mar Mediterrâneo e o mar Morto, designada na Bíblia como a Terra Prometida dos judeus. Foi ocupada no terceiro milénio a.

Abrão vai receber o chamado de Deus
A terra conhecida como Canaã estava situada no território que hoje abrange Israel, Cisjordânia e Gaza, Jordânia e o sul da Síria e do Líbano.

Canaã foi o nome de onde é hoje o Estado de Israel, o Líbano e parte da região junto ao Mar Mediterrâneo. A primeira referência com este nome está citado na bíblia.

Conforme instruído pelo Senhor, Moisés enviou 12 espias para explorar a terra de Canaã e relatar o que encontraram. Depois que dez dos espias “infamaram” a terra (Números 13:32), os israelitas temeram que o povo fosse forte demais para ser conquistado e não tiveram fé suficiente para entrar na terra prometida.

Cam é amaldiçoado após desrespeitar e humilhar Noé - A Bíblia.

Num vale em Senaar, decidiram construir uma torre que alcançasse o céu, para que se tornassem célebres e não se dispersassem. Frente a tamanha soberba, Deus decidiu lhes confundir a linguagem para que não compreendessem uns aos outros, e os dispersou pela superfície da Terra.

Noé, segundo o Antigo Testamento, foi o primeiro filho de Lamec e neto de Matusalém. Quando Noé completou quinhentos anos gerou Sem, Cam e Jafé (Gn 5,25-32). Noé pertencia a nona geração depois de Adão.

Cananeus ou canaanitas eram um povo que dominava parte do Oriente Médio e vivia em Canaã, em regiões que correspondem hoje ao Líbano, Israel, Jordânia e Síria. O termo "cananeus" incluía jebuseus, amorreus, heveus e girgaseus.

Significa “quente”. Trata-se de um nome bíblico. É o filho mais novo de Noé. Conforme consta na Escritura Sagrada, Noé amaldiçoou o filho de Cam após este ter visto o seu pai embriagado e nu e, em vez de ajudá-lo a se recompor, apenas foi contar o que tinha visto a seus irmãos Sem e Jafé.

Comparada aos desertos circundantes, a terra de Canaã era uma terra de fartura, onde havia uvas e outras frutas, azeitonas e mel, daí ter sido vista por Abraão - originário da região do actual Iraque - como a "terra prometida", "onde corre leite e mel".

Mesmo pelo “caminho do deserto”, Israel poderia ter chegado a Canaã em dois anos. Contudo, suas jornadas do Egito a Canaã levaram quarenta anos!

Baal

Através de uma cuidadosa leitura dos textos encontrados em Ugarit28 é possível perceber que Baal era considerado a divindade heroica da religião cananeia. Era conhecido como o deus da tempestade que enviava a chuva e fazia o grão crescer.

Depois de muitos milagres ao longo de um ano de uma jornada difícil pelo deserto, os israelitas finalmente chegaram às fronteiras dessa terra prometida. Números 13–14 conta a história de doze homens, um de cada tribo, que foram enviados para ver como era a terra e quem vivia ali.

Quando os hebreus chegaram a Canaã, encontraram a terra povoada pelos cananeus (povos originários da região) e filisteus. A narrativa bíblica conta que a região teria sido conquistada em uma campanha militar feita sob a liderança de Josué.

Embora a designação “Terra Prometida” não seja usada como tal no Antigo Testamento, o motivo teológico da terra prometida por Deus a Israel é, sem dúvida, um dos principais temas que conectam a maioria dos livros do Antigo Testamento.