Qual foi a maldade de Er?

Perguntado por: emenezes5 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Er (Tiago Marques) terá um fim trágico em Gênesis. O vilão será castigado por Deus (Flávio Galvão) por causa das agressões contra Tamar (Juliana Xavier) e morrerá sufocado na novela bíblica da Record.

Er ou Her, é um personagem do Antigo Testamento, mencionado no livro de Gênesis como filho mais velho de Judá com sua esposa cananeia. Tamar casou-se com Er, mas Deus fez com que Er morresse por causa de sua iniquidade, deixando Tamar viúva e sem filhos.

Na narrativa Bíblica Tamar casou-se com Er, primeiro filho de Judá, mas Deus fez com que seu marido morresse devido ao seu próprio mal proceder, deixando Tamar viúva.

Er, o primogénito de Judá, segundo a Bíblia, era mau e teria sido executado por Deus por um motivo não mencionado. Como Er não tinha deixado descêndencia, Judá mandou que Onã, seu segundo filho, realizasse o casamento de cunhado (também chamado de casamento levirato) com Tamar, viúva de Er (Gênesis 38,6-8).

Deus é o responsável pela criação de tudo que existe no mundo; apesar disso, não poderia ser Ele, que é sumamente bom, o responsável pela criação do mal.

Ela concebeu, deu à luz um filho, e o pai o chamou de Er. O SENHOR Deus reprovou severamente as contínuas atitudes perversas que Er, o filho mais velho de Judá, praticava e, por esse motivo, o fez morrer. O SENHOR ficou irado com a atitude desobediente e egoísta de Onã e o matou também.

Diante de Amat, Nadi finge não se importar com o fato de que Terá se deitou com Danina e a engravidou.

A história de Tamar é um relato claro de um ato premeditado de violência sexual que ocorre na casa de Davi. O agressor, um meio-irmão cheio de luxúria em relação à sua meia-irmã, Tamar, admite a sua paixão por ela e é aconselhado a inventar uma história que facilitaria seu acesso a Tamar.

243) diz: “a tradição rabínica descreve a natureza da conduta perversa de Er como 'coito contrário à natureza' (…) cujo objetivo era impedir que sua mulher engravidasse.”

1 Melhor é a boa fama do que o melhor unguento; e o dia da morte, do que o dia do nascimento de alguém. 2 Melhor é ir à casa do luto do que ir à casa do banquete, porque esse é o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração.

Segundo a antiga tradição, a São Simão foi morto serrado ao meio, e São Judas Tadeu tendo a cabeça cortada com um machado, por isso São Simão é pintado com uma serra e São Judas Tadeu com um machado na mão.

É bem possível que ela tenha sido taxada de amaldiçoada perante a comunidade por Judá por ter enviuvado dos seus dois filhos. Tornar a pessoa oprimida vulnerável emocionalmente é uma das primeiras estratégias do opressor.

Por que Tamar cometeu o ato? Como visto na novela, a personagem vivida por Juliana Xavier foi expulsa da casa de Judá por Muriel (Rhaisa Batista). A mulher fez isso por acreditar que a nora tinha sido a responsável pelas mortes de Er e Onã.

No decorrer dos capítulos, a jovem fica viúva e é obrigada a se casar com o cunhado, Onã (Caio Veagati), pela chamada "Lei do Veriato", por ter perdido o marido antes de conhecer a maternidade. E a tragédia volta a assombrar Tamar e ela novamente conhece a viuvez.