Qual foi a maior tragédia aérea brasileira?

Perguntado por: rcamacho . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

O desastre com o Airbus-A320 da TAM ocorreu em 17 de julho de 2007 e matou ao menos 199 pessoas, em São Paulo, SP. Desastre Aéreo do Airbus-A320 da TAM: local do acidente com avião da TAM, em São Paulo (SP).

A tragédia do vôo TAM 3054 aconteceu no dia 17 de julho de 2007, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O episódio acabou matando mais de 100 pessoas, tornando-se um dos maiores acidentes aéreos da história do Brasil.

Para responder à pergunta inicial sobre quantos aviões da Azul já caíram, a resposta é simples: nenhum.

O segundo lugar é ocupado pelo voo 123 da Japan Airlines, que se despenhou a 12 de agosto de 1985 no Monte Takamagahara, no Japão, resultando na morte de 520 pessoas. A causa do acidente foi uma falha estrutural devido a má manutenção, perda do sistema hidráulico e descompressão explosiva.

O que sentiram os passageiros do voo 1907? Uma morte sem dor, como se a pessoa estivesse em sono profundo e, de repente, acometida por uma parada cardíaca fulminante. Na opinião de especialistas, esTa é a descrição mais provável para os últimos instantes dos 154 passageiros do vôo 1907 da Gol.

Segurança 0,000017% O avião é o meio de transporte mais seguro e os números comprovam-no. Tão seguro que a probabilidade de morrer num acidente de um avião comercial está apenas nos 0,000017%.

O salário médio de um Piloto de avião no Brasil é de R$ 8.163,59. Os estados onde a profissão de Piloto de avião têm os melhores salários são Distrito Federal, Ceará e São Paulo. As especialidades com os melhores salários são Instrutor de Voo, Piloto de Aeronaves e Piloto de Ensaios em Voo.

No entanto, uma investigação da TIME que analisou 35 anos de dados de acidentes de aeronaves descobriu que os assentos traseiros do meio de uma aeronave tinham a menor taxa de mortalidade: 28%, em comparação com 44% para os assentos do corredor central.

No cenário da tragédia do vôo JJ 3054 da TAM, a equipe do Corpo de Bombeiros trabalha sem parar, desde a noite de anteontem, em turno de 24 horas. A concentração de corpos, restos de fuselagem e estrutura do prédio da TAM Express formam uma massa escura, que exala uma mistura de fumaça e carne queimada.

As causas. A tragédia foi investigada pela Polícia Federal. De acordo com o inquérito, o problema foi causado por erro dos pilotos, que teriam deixado um dos controles na posição de aceleração.

Nesse intervalo, dos 228 corpos, entre passageiros e tripulantes, somente 154 foram encontrados no mar. Mesmo com anos de carreira na FAB, Sílvio revela que, em 2009, não saiu ileso do impacto causado pelo desastre do AF-447.

Um site voltado ao medo de voar, o AirSafe, decidiu criar um índice de acidentes por milhão de voos, ou seja, quantos infortúnios ocorrem a cada milhão de decolagens. O modelo de avião mais seguro, com nenhum acidente fatal é o Airbus A340.

Os jatos da Embraer já envolveram-se em pouco mais de 20 incidentes aéreos, mas sem registrar nenhuma morte.

Latam

Qatar Airways ficou em 1º lugar, seguida por Singapore Airlines e Emirates. Duas brasileiras aparecem entre as 50 melhores: Azul (47º) e Latam (49º). De acordo com a pesquisa, a melhor companhia aérea brasileira no ranking mundial é a Latam, que ainda possui a 49ª posição entre as melhores companhias do mundo.

O pior acidente aéreo de colisão em voo ocorreu em 1996, envolvendo os voos Saudi Arabian 763 e Air Kazakhstan 1907, quando ambos sobrevoavam Haryana, na Índia. O acidente aconteceu devido à altitude em que voava o Ilyushin Il-76 da Air Kazakhstan, abaixo daquela que fora estabelecida.