Qual foi a maior tempestade solar do mundo?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

O evento Carrington (que levou o nome do seu descobridor) é considerado como a tempestade solar de maior magnitude registrada nos últimos 500 anos, e o seu impacto nos primeiros sistemas de comunicações por cabo nos ensinou o quão vulneráveis somos a este tipo de evento.

O tempo que a massa solar leva para chegar à Terra pode variar entre dias e, dependendo da intensidade, até 18 horas.

Mesmo que o campo magnético da Terra evite a morte generalizada por radiação solar, o poder eletromagnético de uma erupção solar pode causar grandes distúrbios nos sistemas de rádio e radar em todo o mundo, na sobrecarga das redes elétricas e conexões de internet, além de outros dispositivos de comunicação e navegação ...

O Furacão Catarina atingiu o país, na região costeira do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no ano de 2004. Segundo meteorologistas, esse foi um caso raro no Brasil. Os ventos atingiram cerca de 180 km/h, afetando cerca de 40 cidades e deixando mais de 500 pessoas feridas e mais de 30 mil desabrigadas.

A NASA descreve que os fenômenos do Evento de Carrington foram causados por uma grande erupção solar, tão intensa que produziu um pico de luz visível e uma imensa ejeção de massa coronal (CME), formada por nuvem de partículas eletricamente carregadas e campos magnéticos expelidos em direção à Terra.

Estima-se que sua vida será de cerca de 10 bilhões de anos e, como se formou há aproximadamente 4,6 bilhões de anos, lhe resta a outra metade.

A grande concentração de prótons e elétrons pode desencadear uma tempestade solar, caracterizada pela liberação, através de uma grande explosão, dessas partículas superaquecidas. Com isso, a radiação solar atinge o campo magnético e a atmosfera terrestre.

A Agência Espacial (Nasa) confirmou, no último domingo (15/1), que uma tempestade solar atingirá a Terra no dia 19 de janeiro. Segundo a agência, os efeitos do fenômeno começarão a ser sentidos já a partir de quarta-feira (18), prevendo ainda uma possível aurora boreal para determinadas localidades de latitudes médias.

A energia do sol é parcialmente absorvida e refletida pela atmosfera pois, se ela chegasse totalmente à superfície do planeta, não existiria vida na Terra.

A tempestade solar de 2012 foi uma ejeção de massa coronal extraordinariamente grande e intensa que ocorreu no dia 23 de julho daquele ano. Ela não atingiu a Terra por uma margem de aproximadamente nove dias.

Todos sabemos que tempestades podem causar inundações e danos à infraestruturas. Mas existe um perigo muito maior do que a chuva ou o vento: as intempéries espaciais. Se o planeta fosse atingido por uma tempestade solar gigantesca, nossa tecnologia seria completamente destruída e o planeta mergulharia na escuridão.

Não existe uma forma de evitar que as tempestades solares nos atinjam, pois trata-se de um fenômeno natural.

Chuvas e tempestades
Se estiver chovendo forte ou trovejando, é importante se manter dentro de casa e procurar um local seguro, que não corra risco de desabamento ou de ser atingido por raios elétricos. Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia.

Durante as tempestades fique em casa. Saia somente se for absolutamente necessário. Não retire nem coloque roupa em estendedores (varais) de arame durante a tempestade. Mantenha-se afastado e não trabalhe em cercas, alambrados, linha telefônicas ou elétricas e estruturas metálicas.