Qual foi a maior seca do Rio Amazonas?

Perguntado por: lramires . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 14 votos

A maior seca da história do estado foi registrada em 2010. Na época, o nível do Rio Negro em Manaus chegou a apenas 13,63 metros. Para se ter ideia, no período da cheia, este rio chega a atingir os 29 metros, na capital. 1 de 3 Município de Manaquiri, no interior do Amazonas.

Outro ponto que chamou a atenção dos pesquisadores durante o monitoramento da água foi a alta variação entre 2021, um ano de seca na maior parte do bioma, e 2022, quando as chuvas superaram as médias. Enquanto em 2021 a superfície de água na Amazônia ficou 4% abaixo da média, em 2022 estava 6% acima.

O rio Amazonas está presente no Peru, Colômbia e Brasil e sua bacia hidrográfica está também na Bolívia, Equador, Venezuela e Guiana. No seu ponto mais largo, o rio Amazonas atinge na época seca 11 quilômetros de largura, que se transformam em 50 quilômetros durante as chuvas.

É o 2º rio do mundo em caudal (apenas ultrapassado pelo rio Amazonas), e é também o 2º em área da bacia hidrográfica (novamente a seguir ao Amazonas e apenas ligeiramente acima da do rio Mississippi). É também o rio mais profundo do mundo, com 230 metros de profundidade no baixo Congo.

Rio Amazonas

O Amazonas é o maior e mais caudaloso rio do mundo. Ele nasce no Peru e deságua no litoral norte do Brasil, passando também pela Colômbia. Rio Amazonas é o mais extenso do mundo, percorrendo 6992 km desde a cordilheira dos Andes, no Peru, até a região da ilha de Marajó, no norte do estado brasileiro do Pará.

Rios perenes – são aqueles que correm o ano inteiro, ou seja, não apresentam interrupção no fluxo de suas águas sobre nenhum período, seja ele de seca, seja de cheia. Esses rios são alimentados por uma fonte contínua que faz com que o nível de suas águas nunca fique abaixo da superfície terrestre.

Grandes tributários do Amazonas, com cabeceiras nos Andes, são barrentos por causa da enorme quantidade de material em suspensão carreados das altas cadeias de montanhas, que são facilmente erodidas, e transportado rio abaixo até o Oceano Atlântico. Localmente, estes rios são conhecidos como rios de água branca.

Pode ocorrer por motivos naturais ou como consequência de ações humanas. Em uma propriedade rural, por exemplo, é comum o assoreamento de nascentes, rios, córregos, açudes, como resultado da erosão laminar, na qual apenas as partículas mais finas são carregadas pela água da chuva.

A Grande Seca, ou a seca no Nordeste brasileiro de 1877–1879, foi o mais devastador fenômeno de seca da história do Brasil, ocorrido no período imperial brasileiro. A calamidade é responsável pela morte de entre 400.000 e 500.000 pessoas.

No primeiro período de estiagem de 1877, uma sucessão de fatores climáticos culminou na primeira Grande Seca, que não durou apenas 3 meses, mas 2 áridos anos, abrangendo toda a região equatorial do globo. Apesar de todos os recantos mais isolados do Nordeste terem sido afetados, o Ceará foi o que mais pereceu.

O fenômeno frequente da seca está restrito à região semiárida do Nordeste, que compreende uma área de 969.598,4 km2, abrangendo 1.133 municípios dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além do norte de Minas Gerais.

Mistério...
Das profundezas das águas mais turvas e escuras do rio Amazonas, surge a lenda da senhora-das-águas, mãe-do-rio, cobra-grande, a Boiúna! A Boiúna é uma cobra gigantesca que vive no fundo dos rios, lagos e igarapés da Amazônia, num lugar chamado "boiaçuquara" ou "morada da cobra grande".

100 m

Os principais contribuintes do rio Amazonas, com exceções dos rios Trombetas, Madeira e Xingu, apresentam velocidades médias diárias abaixo de 2 ms-1 para o período de cheia, porém, no período de estiagem as velocidades médias diárias de todos são abaixo de 0,5 ms-1.

Amazonas

Amazonas, com. 6.868 km
É considerado o maior rio do planeta, tanto em volume de água como em extensão. O rio Nilo era considerado maior até 2007, quando estudiosos descobriram que, na verdade, a extensão do Amazonas é maior.