Qual foi a maior reforma religiosa que aconteceu?

Perguntado por: omoreira . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

A Reforma Protestante foi a grande transformação religiosa da época moderna, pois rompeu a unidade do Cristianismo no Ocidente. No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero fixou na porta da igreja do Castelo as 95 teses que criticavam certas práticas da Igreja Católica.

Aqui você encontra um rico acervo para preparar suas aulas sobre as Reformas Religiosas que ocorreram na Europa Moderna, isto é, a Reforma Católica, a Reforma Protestante e a Contrarreforma (segunda fase da Reforma Católica).

As reformas religiosas foram movimentos que ocorreram durante o século XVI na Europa. Provocaram a dispersão da população - que antes estava reunida apenas na Igreja Católica - para outras religiões, também cristãs, mas que não se submetiam mais aos dogmas católicos e à autoridade do papa.

Martinho Lutero deu início à Reforma Protestante ao criticar a cobrança de indulgências e teve uma reviravolta em sua vida ao tornar-se herege e casar-se como uma ex-freira. Martinho Lutero começou sua vida como católico e morreu como herege.

Lutero estava insatisfeito com certas condutas da Igreja, sobretudo com as indulgências, que eram comuns na Igreja Católica da época. Nesse contexto, essa prática acontecia por meio dos dízimos feitos pelos fiéis para a Igreja em troca do perdão de seus pecados.

Martinho Lutero

Martinho Lutero. Lutero (1483-1546) era monge agostiniano e doutor em teologia alemã. A partir de suas ideias, surgiu a Igreja Luterana, que até hoje mantêm sua força na Alemanha e em lugares de colônia alemã, até mesmo no Brasil.

O ponto de partida da reforma religiosa foi o ataque de Martinho Lutero, em 1517, à prática da Igreja de vender indulgências. Martinho Lutero era um monge da ordem católica dos agostinianos, nascido em Eisleben, em 1483, na Alemanha.

Reforma protestante iniciou-se por meio de Martinho Lutero, um monge alemão que não concordava com as práticas da Igreja Católica no começo do século XVI. A reforma protestante foi um movimento reformista iniciado quando Martinho Lutero escreveu um documento conhecido como 95 teses.

Entre os principais representantes do protestantismo, estão Martinho Lutero e João Calvino.

A Companhia de Jesus, fundada pelo espanhol Santo Inácio de Loyola, foi uma das mais importantes ordens católicas fundadas no século XVI e segue sendo influente em âmbito internacional até os dias de hoje.

Lutero, o monge católico que abriu portas para surgimento de igrejas evangélicas. Para muitos, ele é só um nome relevante naquelas aulas de história da escola, sobretudo quando são estudados os movimentos socioculturais da Europa no século 16.

A reforma protestante, ainda que na sua essência tenha sido um movimento de reforma religiosa, desencadeou reformas políticas, sociais, e econômicas de dimensão extraordinária na Europa do século XVI. A Reforma Protestante foi ao mesmo tempo reavivamento e revolução.

Martinho Lutero (1483-1546) foi um sacerdote católico alemão, o principal personagem da Reforma Protestante realizada na Europa no século XVI que contestava o poderio da Igreja Católica, o comércio de cargos eclesiásticos, a venda de dispensas, de indulgências e de relíquias sagradas.

Cerca de 100 mil pessoas morreram durante os conflitos. Thomas Müntzer foi uma dessas pessoas, sendo decapitado em Mühlhausen, em 1525.

Na verdade, Lutero era contra as práticas abusivas na venda das indulgências, venda feita por pessoas inescrupulosas como era o caso do frade dominicano Johann Tetzel com quem Martinho Lutero entrou em atrito direto.

resumindo: Lutero criticava a igreja por que ele sabia da verdade e não aceitou o sistema de mentiras dos padres e da igreja Catolica APOSTOLICA ROMANA.

Ele orava até seis horas por dia, jejuava e praticava autorreflexão, mortificação e confissão. Mais tarde, Lutero disse: "Se alguma vez alguém conseguiu entrar no céu por ser um monge, eu quis fazer isso também." Depois de 20 meses no mosteiro, Lutero foi ordenado sacerdote em 1507.

Em 3 de janeiro de 1521, o papa Leão 10 excomungava o teólogo alemão Martinho Lutero. Era o clímax do conflito entre duas visões da religião cristã que acabaria numa das mais importantes cisões do Cristianismo. Em 1514, o padre Martinho Lutero assume, aos 31 anos, a igreja de Wittenberg.

Historiadora revela detalhes da história de Catarina von Bora, ex-freira alemã que se casou com Martinho Lutero e o ajudou a liderar a Reforma Protestante. Os pais da alemã Catarina von Bora a colocaram em um convento quando ela tinha cinco anos de idade.

Em resposta, Lutero queimou publicamente o documento papal. Foi finalmente excomungado por Leão X, a 3 de janeiro de 1521 (através da bula "Decet Romanum Pontificem"). Em junho de 1525, viria a casar com Catarina de Bora, uma ex-freira, com quem teve seis filhos (dando ainda abrigo a onze órfãos).