Qual foi a maior profundidade em que o ser humano já chegou no fundo do mar?

Perguntado por: afigueiredo9 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

11.000 metros

A maior profundidade já alcançada pelo homem foi de 11.000 metros, na Fossa das Marianas (Oceano Pacífico), onde a pressão da água equivale a 1 tonelada por centímetro quadrado. Cientistas da Dinamarca, Alemanha, Reino Unido e Japão encontraram microrganismos habitando o local.

Talvez o mais intrigante desses relevos seja a Fossa das Marianas – um abismo no oeste do Oceano Pacífico que se estende por mais de 2.540 quilômetros e abriga a Depressão Challenger, o ponto mais profundo conhecido na superfície da Terra, que mergulha mais de 11 mil metros debaixo d'água.

O Oceano Pacífico

O Oceano Pacífico é mais perigoso que o Atlântico, além de nele estar localizado o chamado Círculo de Fogo, uma área constantemente afetada por abalos sísmicos e erupções vulcânicas.

A maior profundidade que o ser humano já atingiu no fundo do mar. O ponto mais profundo já alcançado pelo ser humano foi registrado a uma profundidade de 10.927 metros, durante uma missão conduzida por um ex-oficial da Marinha dos Estados Unidos, Victor Vescovo, conforme publicado pelo "The Guardian".

A 4 mil quilômetros de profundidade, a pressão é superior a 400 vezes a pressão na superfície, por exemplo.

Alem disso, existe o fato de que se perde rapidamente a visibilidade abaixo da superfície da água, uma vez que a luz do Sol não consegue penetrar tão fundo. O site OceanGate afirma que a empresa possui três submersíveis — e apenas o Titan é capaz de mergulhar fundo o suficiente para alcançar os destroços do Titanic.

Dependendo do tempo de mergulho e da profundidade, parte do nitrogênio presente no sangue do mergulhador passa a ficar em estado líquido. Caso o mergulhador suba rápido demais à superfície, esse nitrogênio muda de forma súbita novamente para o gasoso, formando bolhas, o que pode causar embolias.

Challenger Deep

O mergulho mais profundoO TRIESTE. Em 1960, Jacques Piccard e Don Walsh pilotaram o Trieste durante o mergulho até o ponto mais profundo da Terra, o Challenger Deep, situado a 10.916 metros de profundidade.

Eles descobriram, por exemplo, que existem milhares de vulcões inativos, montes e até uma cordilheira nas profundezas do oceano. A maior profundidade já alcançada pelo homem foi de 11.000 metros, na Fossa das Marianas (Oceano Pacífico), onde a pressão da água equivale a 1 tonelada por centímetro quadrado.

E quais os pontos mais profundos de cada oceano? Esses são os lugares mais "abismais" já descobertos em cada um dos cinco oceanos da Terra: Pacífico: ponto Challenger Deep, na Fossa das Marianas, com 10.984 metros.

200 metros

O litoral brasileiro é extenso e pouco recortado. A plataforma continental - terreno da crosta terrestre que avança para o mar - tem profundidade média de 200 metros e largura média de 90 km.

O principal motivo para aviões não transportarem passageiros sobre o Oceano Pacífico envolve o fator segurança. Vale lembrar que as distâncias entre as ilhas desse oceano são enormes.

Conheça 5 animais marinhos perigosos

  • Tubarão-branco e a força da sua mordida. Um grande tubarão-branco nada nas águas da costa de Cape Cod, Massachusetts, Estados Unidos. ...
  • O veneno letal do baiacu. ...
  • Crocodilo-de-água-salgada: o maior réptil do planeta. ...
  • O peixe-leão: uma praga do Caribe. ...
  • Polvo-de-anéis-azuis.

Atlântico

Oceanos do Mundo
Seu nome foi cunhado pelo explorador português Fernão de Magalhães no século XVI que o considerou mais calmo que o Atlântico e por isso, “pacífico”.