Qual foi a maior profundidade em que o ser humano já chegou na Terra?

Perguntado por: aribeiro3 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

A maior profundidade já alcançada pelo homem foi de 11.000 metros, na Fossa das Marianas (Oceano Pacífico), onde a pressão da água equivale a 1 tonelada por centímetro quadrado. Cientistas da Dinamarca, Alemanha, Reino Unido e Japão encontraram microrganismos habitando o local.

10.984 metros

A maior profundidade já registrada no oceano é a de 10.984 metros, na Fossa das Marianas, localizada no Oceano Pacífico.

Já o recorde de profundidade em mergulho foi obtido em 2019. Na Fossa das Marianas, o submersível tripulado Limiting Factor, comandado pelo explorador ricaço Victor Vescovo, chegou a 10.928 metros.

300 metros

Os cientistas ainda não determinaram, em consenso, um limite prático para a profundidade em que podemos sobreviver debaixo d'água. A maioria dos mergulhadores profissionais não passa de 300 metros de profundidade, ou seja, 30 atm. Isso equivale a sentir o peso de 45 toneladas sobre o corpo.

A 4 mil quilômetros de profundidade, a pressão é superior a 400 vezes a pressão na superfície, por exemplo. A pressão do oceano é implacável e, para um ser humano chegar a uma profundidade dessas, é necessário um traje de mergulho tão complexo quanto o traje de astronautas — ou talvez até mais.

A pressão no fundo do mar é muito alta enquanto que no espaço a condição é contrária: foguetes possuem uma pressão interna muito maior que a externa. Exatamente por isso, especialistas acreditam que é mais seguro viajar para fora da atmosfera terrestre do que para as profundidades do oceano.

À medida que se aproxima do oceano, há encostas continentais formadas por granito e rochas sedimentares formadas pela pressão aplicada ao sedimento. Mais profundamente no oceano, o leito (abaixo da areia e do sedimento) é composto quase que inteiramente por crosta oceânica máfica, principalmente basalto e gabro.

A Terra é envolta de uma enorme massa de água. Essa água divide-se em oceanos, mares, lagos, rios, águas subterrâneas.

10 m

Xenóforos, anfípodos e holothurianos vivem no fundo da Fossa Mariana. Os cientistas estudaram estas criaturas encontradas em imagens de vídeo da expedição James Cameron 2012.

A equipe de Gilberto Barroso, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), fez um detalhado estudo morfométrico – ou seja, determinou as formas e o tamanho – da lagoa Palmas, em Linhares, perto do litoral capixaba, e concluiu que seu ponto mais fundo atinge 50,7 metros (PLoS One, 18 de novembro).

As intensas pressões no fundo do oceano tornam um ambiente extremamente difícil de explorar. Embora você não perceba, a pressão do ar empurrando para baixo em seu corpo ao nível do mar é de cerca de 15 libras por polegada quadrada.

Talvez o mais intrigante desses relevos seja a Fossa das Marianas – um abismo no oeste do Oceano Pacífico que se estende por mais de 2.540 quilômetros e abriga a Depressão Challenger, o ponto mais profundo conhecido na superfície da Terra, que mergulha mais de 11 mil metros debaixo d'água.

23 de janeiro de 1960

Exploração. O ser humano chegou à Fossa das Marianas pela primeira vez em 23 de janeiro de 1960, quando o batiscafo Trieste atingiu a Depressão Challenger, a 10 916 metros de profundidade, levando os mergulhadores Don Walsh e Jacques Piccard.

O mergulho até os destroços, incluindo ida e volta, dura em torno de oito horas: são cerca de duas horas de ida, duas de volta e mais o tempo para observar o navio naufragado. Os restos do Titanic estão a uma profundidade de 3.800 metros.

Dependendo do tempo de mergulho e da profundidade, parte do nitrogênio presente no sangue do mergulhador passa a ficar em estado líquido. Caso o mergulhador suba rápido demais à superfície, esse nitrogênio muda de forma súbita novamente para o gasoso, formando bolhas, o que pode causar embolias.

Como você se sentiu com o conteúdo dessa matéria? Na tarde do dia 16 de junho, no Egito, uma curitibana de 49 anos estava a 70 metros debaixo d'água, sem oxigênio, realizando um sonho de mais de oito anos e batendo o recorde mundial de mergulho em apneia, após ficar 2 minutos e 52 segundos submersa.

100 metros

O neozelandês William Trubridge quebrou o recorde de mergulho livre sem auxílio de equipamentos, chegando a 100 metros de profundidade dentro d'água depois de uma única inalação de ar. O recorde foi atingido em Dean's Blue Hole, uma cratera submersa localizada em uma baía de Long Island, nas Bahamas.

atm = atmosfera física 1 atm = 1,013 bar 1 atm = 1,033 kgf/cm² 1 atm = 14,7 p.s.i.

1 atm

Em geral e condições ideais, a maior pressão na superfície terrestre está localizada no nível do mar. Ali estaria o maior tamanho possível da coluna de ar já que estamos no local de menor altitude. No nível do mar pressão é considerada, em média, de 1 atm.